COMO SEU SHIH TZU ENXERGA?

Como os cães da raça shih tzu enxerga - Os cachorros da raça shih tzu não conseguem ver todas as cores, mas não enxergam em preto-branco. Os shih tzu enxergam o mundo de maneira bem diferente da nossa. De certo modo, é como se eles estivessem vivendo em um mundo paralelo. Assim como percebem coisas que não temos capacidade de notar, nós notamos coisas que eles não podem perceber.

Quando se fala de visão canina, logo vem a pergunta: a espécie enxerga em cores ou em preto e branco? Esse assunto será abordado a seguir, mas trata-se apenas de uma das características da visão. Dizer que sabemos como o cão enxerga não se reduz a conhecer essa resposta!

Os shih tzu enxergam colorido?

      
Sim, mas por muito tempo até mesmo os cientistas acreditavam que não. Hoje se sabe que os shih tzu enxergam em cores, mas não distinguem todas as cores que os humanos vêem.

A principal diferença é que os shih tzu não conseguem distinguir o verde do vermelho. Para nós e para outros animais, como pássaros e macacos, que comemos frutas, a diferença entre essas cores é gritante porque é muito vantajoso diferenciar rapidamente as frutas vermelhas das folhagens verdes, por exemplo.

Os shih tzu enxergam em uma escala de cores de amarelos e azuis


Uma distinção que os shih tzu conseguem fazer bem é entre o azul e o verde. Bolinhas de cor azul são mais fáceis de o cão buscar em gramados do que as vermelhas, que se destacam menos, e por isso podem ser usadas para estimular o olfato.

Descubra como os shih tzu enxergam


Faça o teste: Segure o cão sobre um gramado bem verde e jogue uma bolinha azul e uma vermelha. Solte-o somente quando as bolinhas estiverem a pelo menos uns 10 metros de distância. Provavelmente, o shih tzu optará por seguir a bola azul, muito mais visível para ele. É verdade que os cães da raça shi tzu enxergam no escuro? Depende. Na escuridão total, não. Mas os shih tzu enxergam muito melhor do que nós no escuro, apesar de não conseguirem distinguir bem as cores.

Pode-se dizer, portanto, que no escuro os shih tzu enxergam em preto e branco. A visão noturna é importantíssima para os animais que caçam no escuro, por dependerem basicamente da luz da lua e das estrelas. É o caso das matilhas selvagens e das alcatéias, cujos uivos, usados também para reunir o grupo para caçar, podem ser mais ouvidos à noite, especialmente nas noites claras. Os shih tzu precisam de 1/4 da luz que os humanos precisam para enxergarem a noite.

Teste com uma câmera


Faça o teste: Com uma câmera de vídeo que filma no escuro (infravermelho) observe como o seu shih tzu  se locomove num quarto totalmente escuro. Coloque uma caixa ou cadeira fora de lugar e observe se ele desvia antes ou depois de tocá-la com a cabeça ou bigode. Depois, estimule o shih tzu a andar – jogue uma bolinha que ele adore ou chame-o na sua direção – e aumente a luminosidade aos poucos (use luzes com intensidade ajustável ou permita que a luz da rua entre).

Haverá um momento em que, apesar de você ainda não enxergar os objetos, o shih tzujá desviará deles com facilidade. Isso mostra que ele enxerga com muito menos luz do que nós.
Os cães conseguem ver de costas?

Graças a uma amplitude de visão bem maior que a nossa, os shih tzu enxergam o que está atrás deles. Como têm olhos mais laterais que os nossos, conseguem ver uma área maior, tanto para localizar presas como eventuais predadores. A maior amplitude visual varia, já que a posição dos olhos muda conforme a raça. Pastores Alemães, por exemplo, têm amplitude visual muito superior à dos Pugs.

Faça o teste: Olhe para a frente e traga suas mãos com as palmas abertas a partir de trás da cabeça até enxergá-las. Você só as verá quando estiverem um pouco à frente das orelhas. Isso mostra que a amplitude visual humana é de aproximadamente 180 graus. Experimente fazer isso com o seu cão. Aproveite quando ele estiver olhando fixamente para um local.

 Mova um objeto de trás para a frente até que ele o perceba e vire a cabeça, querendo-o. Repare como o objeto é percebido, mesmo estando ainda atrás do shi tzu. Fique atento: como o olfato e a audição dos cães são fantásticos, tente evitar que o objeto seja percebido pelo cheiro ou pelo barulho.

Detecção de movimento


Os shih tzu conseguem detectar muito mais facilmente algo em movimento do que parado, qualidade útil nas perseguições durante a caça. É como se o objeto em deslocamento saltasse de um fundo parado.

Faça o teste: Amarre numa cordinha um objeto que o cão adore. Prenda o shih tzu num ponto fixo e distraia-o. Coloque o objeto a uma distância tal que fique difícil de ele ver facilmente. Solte o shh tzu e, quando ele estiver “perdido”, procurando o objeto, puxe a cordinha para o objeto se mover. Observe como é localizado facilmente quando entra em movimento. Só não dá para sugerir uma distância padrão, porque o alcance da visão dos cães varia bastante e muitos deles são míopes.

Os shih tzu não enxergam bem as profundidades. Como eles tem as pupilas muito grandes, quando eles vêem as coisas com certa distância, eles só enxergam com foco o que está no centro da imagem. Todo o resto é borrado. De qualquer forma, os cães conseguem perceber um objeto em movimento com até 600 metros de distância!

Fonte do Texto: Revista Cães Cia