POR QUE OS CACHORROS LAMBEM AS PESSOAS?

A maioria das pessoas pensa que um cachorro lambe pra demonstrar afeto, carinho e amor pelo seu dono. E as pessoas estão certas! Na maioria das vezes, é exatamente isso que acontece. Na matilha, o cão ou o lobo lambe os animais que gosta.

Quando os cães foram domesticados, eles trouxeram esse tipo de instinto de sua vida selvagem e transferiram esse comportamento aos seus companheiros humanos – nós! Vamos descobrir porque os cachorros gostam de lamber os seus donos. Confira!

Afinal porque os cachorros gostam de lamber tanto

   

Além de afeto, a lambida pode ser sinal também de referência/submissão. O especialista em comportamento animal Alexandre Rossi afirma que “lambidas perto do queixo ou da boca estão relacionadas com submissão” e completa: “o filhote lambe o queixo da mãe para que ela regurgite comida depois de caçar”. O cachorro adulto faz o mesmo com seu dono. Esse gesto é um sinal de que ele vê você como líder, chefe, “mãe” ou “pai”.

A língua dos cães serve pra várias coisas. Você já ouviu falar que os cães transpiram pela língua. Ela é responsável por refrescar os cães quando eles estão com calor e/ou cansados.

A lambida também auxilia na captação de sinais de outros animais, como o ato de lamber xixi na rua. Seu cachorro não é sujo, ele só está conferindo que esteve naquela região.

Fonte do Texto: Tudo sobre Cachorro