DESCUBRA SE SEU SHIH TZU ESTA COM CIÚMES. - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

DESCUBRA SE SEU SHIH TZU ESTA COM CIÚMES.

Para saber se o shih tzu está com ciúmes, um primeiro passo importante é analisar a situação da casa e descobrir se há alguma novo fator que pode estar causando essa sensação no seu shih tzu. Em vários casos, a entrada de uma nova pessoa ou animal na casa provoca esse sentimento no shih tzu. 

De acordo com o especialista Dr. Stanley Coren, os shih tzu são animais sociais e o ciúmes é um sentimento que aparece em nossas interações sociais.  

Além disso, os shih tzu possuem o mesmo hormônio associado ao ciúmes e à inveja do que os humanos, chamado de ocitocina.

Estudos revelam que shih tzu sentem ciúmes e inveja quando se sentem injustiçados

   

Um estudo conduzido pela Universidade de Vienna mostra que os shih tzu podem ficar com ciúmes quando sentem que não estão recebendo a recompensa justa ou quando eles sentem que outra pessoa ou animal está recebendo mais do que eles.  Por exemplo, pedir para dois cachorros darem a pata mas só recompensar um pelo ato, faz com que o cachorro se sinta injustiçado por não receber a mesma recompensa pelo mesmo ato.  Como resposta, o cachorro que não recebeu a recompensa pára de dar a pata.
 
O psicólogo da Universidade de Portsmouth, Dr. Paul Morris, ressalta que um cachorro sente ciúmes quando o dono traz um parceiro novo para a casa.  Tão profundo é esse sentimento, aliás, que o cachorro pode sentar entre as duas pessoas e pode até se recusar dividir a atenção do dono com a nova pessoa. Diversos donos também atestam perceber que seus cães sentem ciúmes do novo bebê ou de uma criança que entrou na casa.


Bio Florais: O bebê chegouAlguns shih tzu se sentem ameaçados pela chegada de um bebê.  Para essa fase na sua vida, considere o floral O BEBÊ CHEGOU, que induz os sentimentos de segurança e de proteção, e estimulam coragem no cachorro.


Dr. Stanley Coren confirma que várias cadelas sentem ciúmes dos seus filhotes, que recebem atenção dos donos, que antes era somente delas.  Em alguns casos, o comportamento da mãe pode até ser agressivo em relação aos filhotes por conta desse sentimento.

Sinais que o seu shih tzu está com ciúmes

 

Os shih tzu podem exibir alguns sinais físicos que mostram que eles estão com ciúmes.  Dentre eles estão:


  • Latidos excessivos quando o dono mexe com o outro animal ou pessoa.  Quando você se aproxima da pessoa ou animal que o seu shih tzu tem ciúmes ele começa a latir?  Várias vezes, quando um shih tzu está com ciúmes, ele late para alertar e também para receber alguma atenção do dono.  Dependendo da sua reação, você pode incentivar o seu shih tzu a latir sempre que estiver com ciúmes.


    • Xixi pela casa toda.  Alguns shih tzu fazem xixi para marcar o seu território ou até para chamar a atenção do dono quando estão com ciúmes.

    • Cachorro está com ciúmes do novo cachorro da casa. Destruir a casa, se esconder ou não sair do seu lado.  
    •  Quando o shih tzu está com ciúmes, ele pode mudar o seu comportamento para chamar sua atenção. Dentre eles estão destruir os objetos da casa, comer mais, parar de comer, não sair do seu lado, ou passar o dia escondido para chamar a sua atenção. 

    • Agressividade.  O estágio mais intenso de ciúmes é quando o cão apresenta sinais de agressividade, como morder ou dar patadas em uma pessoa ou animal.


    • Outras mudanças em comportamento.  Cada shih tzu é diferente e, portanto, pode apresentar diferentes mudanças no seu comportamento quando está com ciúmes.  Chorar e lamber as patas, por exemplo, também podem ser sinais de ciúmes e de ansiedade. O importante é notar as mudanças no comportamento do seu animal e relatá-las para um especialista em comportamento canino.


    Bio Florais: Carência e síndrome do abandonoSe o seu shih tzu estiver exibindo alguns dos comportamentos acima, considere o floral CARÊNCIA E SÍNDROME DE ABANDONO.   Esse composto busca tratar o apego, a possessividade e é indicado para animais que parecem mostrar rancor, urinando em lugares impróprios, destruindo coisas, e mais.



    Como tratar um shih tzu que está com ciúmes

     
    Nos casos mais extremos, é possível que um cachorro que está com ciúmes sofra também de problemas de saúde.  Isso pode ocorrer, por exemplo, quando o shih tzu pára de comer ou lambe excessivamente suas patas. Quando esse for o caso, busque não só o acompanhamento de um adestrador mas também o de um veterinário.

    Fonte do Texto: Princess Doesn’t Like the Young Pup Getting Into Her Space por Steve Baker / CC BY-ND 2.0 
    Nomes de SHIH TZU

    A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


    As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

    Políticas de Privacidade | Entre em Contato