O que causa agressividade canina e como lidar com isso? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O que causa agressividade canina e como lidar com isso?

A agressividade canina pode ser provocada por diversos fatores: desde medo, passando pelo ambiente em que o cão vive, até chegar à genética dos pais. O mais importante, nessas situações, é entender o que tanto afeta o seu cãozinho e, a partir desse ponto, buscar uma solução eficaz, que melhore não só o comportamento do animal, mas também facilite a convivência dele com a família.
Existem vários tipos de agressividade. Você sabia disso? O primeiro passo é entendê-los. Confira!
Agressividade por medo
É um dos tipos mais comuns e também um dos mais perigosos, pois pode causar acidentes graves. A maioria dos cães que apresenta agressividade por medo sofreu algum trauma ou foi repreendido com o uso de força/ameaças. Ao se sentir ameaçado, é natural que o cão tente se defender.
Cachorros que sofreram traumas podem se sentir ameaçados quando alguém tenta acariciá-los ou pegá-los no colo, por exemplo, pois associam a aproximação de alguém e o toque com dor e o momento em que sofreram a agressão.
Portanto, cães que atacam por medo devem ser adestrados de modo a ganharem confiança e a entenderem que eles não correm perigo o tempo todo. Por isso, não há necessidade de se comportar de maneira que coloque em risco a integridade física das pessoas.

 
Agressividade por dominância
Essa forma de agressividade geralmente aparece quando o cão não reconhece o dono como o líder. Alguns exemplos disso é quando o cão rosna ou ameaça mordê-lo quando você pede para que ele saia de cima de sua cama ou sofá, ou quando você tenta tirar algum objeto da boca dele, por exemplo. Por isso, é importante que você imponha regras e limites, de maneira saudável sempre.
Agressividade por posse
A agressividade por posse ocorre quando o cãozinho associa a chegada de pessoas com perda, ou seja, ele vai defender a sua comida ou os seus brinquedos para evitar que alguém possa tirá-los dele.
Agressividade por território
Já a agressividade territorial acontece quando um cão deseja proteger ou guardar um determinado local.
Orientações gerais
É importante frisar que nenhum animal fica agressivo da noite para o dia. Se esse for o caso, leve-o ao veterinário imediatamente, pois seu cão pode estar sofrendo de problemas físicos ou neurológicos.
Em todos os casos, o melhor a se fazer é evitar que o cão chegue em um ponto crítico, procurando remediar a situação antes que algo grave possa acontecer. É necessário buscar ajuda profissional para poder identificar a raiz do problema, e resolvê-lo da maneira correta e saudável para todos os envolvidos.


                                                             Fonte: http://caocidadao.com.br
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato