10 segredos que seu cachorro nunca contaria - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 segredos que seu cachorro nunca contaria

Os Shih Tzu se comunicam de diversas formas, mas nem sempre é o suficiente para entendê-los, não é? Quando se trata de saúde e bem-estar, fica mais ainda complicado reparar quando eles não estão bem. Afinal, eles não falam. Seria fantástico se eles conseguissem nos descrever o que estão sentindo. 

Mas os Shih Tzu que falam só nos contos de fadas, se falassem, também não diriam. Descubra dez segredos que o seu cachorro Shih Tzu não contaria nem em sonhos:


Estou machucado

 

Identificar quando seu Shih Tzu está sentindo dor pode não ser uma tarefa muito fácil.Os Shih Tzu são ótimos atores e escondem quando algo não está bem. Trata-se de algo ancestral e instintivo. Quando está fragilizado, ele fica vulnerável para predadores, que pressentem a fraqueza.

Estou com coceira

 


Em muitas ocasiões, os donos de Shih Tzu só se dão conta que o animal está sofrendo de algum problema dermatológico, quando feridas e falta de pelos ficam visíveis. Antes de chegar a esse estágio, os cachorros dão sinais que estão com coceiras. Se seu cachorro Shih Tzu se morder ou se coçar, preste mais atenção nele. Se passar do limite do bom senso, leve-o ao veterinário.


Você está colocando mais comida do que preciso



Shih Tzu e gatos sempre vão comer o quanto que você colocar, mesmo que seja a mais do que é necessário. Você, por acaso, consegue imaginar o seu Shih Tzu recusando comida? Acredite, cães, gatos, cabras e cavalos são capazes de comer até a morte.

Estou cansado

 

Às vezes, os donos acham que o seu Shih Tzu está amuado, com calor e até simplesmente cansado. É preciso tomar cuidado. Cansaço pode esconder doenças sérias e graves, como diabetes, anemia, osteoporose, doença no coração, câncer, entre outras. Se você desconfiar que seu Shih Tzu está cansado demais, leve-o à uma consulta ao veterinário.

Você está embaçado




Será muito difícil conseguir reparar que o seu Shih Tzu está com problema de visão. Quando acontece uma cegueira súbita, fica mais fácil reparar alguns sinais. Mas quando o pet perde gradativamente a visão, o início, principalmente, é quase imperceptível. O motivo da dificuldade de os donos não repararem que o Shih Tzu está com dificuldade de enxergar é que eles se adaptam muito bem à nova condição.

Estou enjoado



Realmente é muito difícil conseguir descobrir quando o Shih Tzu está enjoado. Geralmente, os donos só reparam que há alguma coisa estranha quando eles vomitam. Se o seu Shih Tzu de estimação estiver salivando ou lambendo os lábios constantemente, pode ser que esteja enjoado.

Estou com calor

  

Assim como você nunca ouvirá o seu Shih Tzu dizer que “você colocou comida demais para ele”, ele também nunca dirá que “está com calor e cansado para brincar ou passear”. Os Shih Tzu irão aguentar a caminhada ou a brincadeira até chegarem à exaustão. Por isso, quando o animal ficar para trás, seja numa caminhada, corrida ou brincadeira, significa que chegou a hora de parar.

Minhas patas estão queimando




Os Shih Tzu vão andar em calçadas quentes por horas, se precisar, sem reclamar. Mas é preciso tomar cuidado: as almofadinhas das patas queimadas doem demais e demoram para cicatrizar.

O que você disse?

 

Perda de audição é uma das coisas complicadas– talvez a mais difícil – de descobrir. É necessário descobrir sozinho com vários testes, ao menor sinal de desconfiança.

É a minha barriga ou são as minhas costas?

  
Outro problema muito difícil de descobrir. Quando os cachorros Shih Tzu têm dores nas costas eles se comportam como estivessem com dor de barriga e vice-versa. Os sintomas de que algo não está bem (ou na barriga, ou nas costas) vão de calafrios e tremores a deixar de pular e correr. No geral,eles não agem normalmente. Outra coisa visível é que um Shih Tzu com dor na barriga ou nas costas age negativamente se apanhados por baixo.


Fonte do texto: Vet street
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato