Os perigos dos ossos de couro para o cão

Uma coisa é fato: esse tipo de osso/brinquedo é um dos mais vendidos nas petshops do Brasil todo. Simplesmente porque além de baratos, os cachorros AMAM. São capazes de ficar horas mastigando esse osso, até virar uma gelatina. Diversão garantida. Mas, é MUITO PERIGOSO!

Se você ama seu cachorro, não dê esse tipo de osso pra ele. Vamos explicar o porquê.

1. Quando engolido em pedaços muito grandes, eles não são digeridos pelo organismo do cachorro.
2. Podem conter química como Formaldeído e Arsênico
3. Podem estar contaminados com Salmonela
4. Podem causar diarreia, gastrite e vômitos
5. Podem causas engasgos e obstrução intestinal
 
osso de couro perigosoO maior perigo do osso de couro

  Além de fazer mal pro organismo, os ossos de couro provocam a MORTE através de sufocamento. Acontece que quando os cães mascam esse osso, eles viram uma gelatina e o cão engole isso inteiro. Muitos cães morrem sufocados com esse osso preso na garganta.

Outro perigo muito grande é que, mesmo conseguindo engolir, essas partes gelatinosas ficam presas no intestino e só saem se for feita uma cirurgia pra remover.

Apenas no grupo Buldogue Francês – São Paulo no Facebook, 3 cães morreram em 2014 engasgados com osso de couro.

No dia 30 de agosto de 2015, a Carla Lima postou em seu Facebook o acidente que aconteceu com seu cachorro por ter engolido um pedaço de um osso de couro. Infelizmente o cãozinho de Carla não resistiu e faleceu por conta desse petisco. Veja a história dela, postada em seu Facebook e autorizado por ela para publicarmos aqui em nosso site:

Ontem minha mãe comprou esses ossinhos (acho que são feitos de couro comestível para pets) e deu para nosso tão amado filhinho de 4 patas Tito… Quem tem cachorro sabe como eles ficam felizes em ganhar mimos! Mal sabíamos que tal “coisa” seria sua sentença de morte… Pois é, o Tito engasgou com um pedaço enorme que se soltou dessa coisa e veio a falecer… Em menos de 15 minutos!!! Não deu tempo de nada!!! Fizemos o que foi possível para tentar desengasgá-lo até chegar na veterinária! Qdo chegamos ela, com uma pinça, tirou o pedaço enorme!!! Mas já era tarde… Tentou reanimá-lo mas em vão…

Amigos, quem me conhece pode imaginar a dor que estou sentindo pois, por minha opção não quis ter filhos, tenho os de 4 patas.

Pelo amor de Deus!!!! Não comprem tal objeto. Sei que o neném não volta mais, mas pensem, e se uma criança pega um negócio destes? Deixo aqui o meu apelo e minha tristeza pela perda irreparável… A sociedade precisa saber do perigo dessa coisa!!!! 

Tito infelizmente faleceu ao engasgar com um osso de couro.

Tito Carla Lima


Fonte: Tudo Sobre Cachorros