Cachorro que não atende pelo nome - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro que não atende pelo nome

É comum ver cães adquirem o comportamento de não atender pelo nome inclusive indo para o lado oposto, isso ocorre principalmente os cães que convivem dentro de casa. Podemos achar que eles possam não gostar do próprio nome, o que não é verdade, este é um comportamento nós mesmo que construimos e agora vamos entender um pouco e tentar corrigir.

Cada vez mais as pessoas estão considerando seus animais de estimação como parte da família, eles possuem lugar cativo dentro de casa, itens da lista do supermercado e gastos mensais com sua higiene e estética. São praticamente um filho, boa parte das pessoas já os tratam assim. Junto com essa “promoção a ente famílias”, vem também uns problemas de convívio, nós convidamos nossos peludinhos a entrarem em casa mas não nos preparamos para isso. É isso mesmo que você ouviu, nós não nos preparamos para isso. Comumente achamos que os cães possuem o entendimento de uma criança, mas eles não possuem. Os cães não possuem o discernimento de uma criança, pelo menos não completamente, eles possuem um jeito de pensar diferente dos humanos, uma lógica própria.

Observe o seu comportamento quando seu cão estiver fazendo algo que você não goste ou que precisa ser corrigido. Assim como fazemos com as crianças, chamamos pelo nome e depois damos um bronca, mais ou menos assim: “Bob, Não! Feio Bob!” ou “Floquinho Larga, Larga Floquinho”. O que devemos observar que essa forma de advertência é bem eficaz para uma criança de 2 anos, pois a chamará pelo nome e indica que ela está fazendo algo errado. Mas nossos amigos não entendem dessa forma, eles não conseguem diferenciar o que é chamar a atenção e o que é bronca, então eles acabam achando que o próprio nome é uma bronca. O erro é simples e fácil de corrigir, quando você quiser punir ou chamar a atenção para algo errado, nunca use o nome dele no meio da advertência, pois ele irá associar o nome á uma bronca e consequentemente ele vai ter receio ou medo do próprio nome.

E agora o que fazer para ele voltar a abanar o rabinho quando eu falar seu nome?
Não é tão complicado, precisamos fazer um trabalho de desassociação. Primeiro você deve se acostumar ao jeito certo de advertir, não use mais o nome dele, com o tempo, só o jeito de falar será o suficiente para entender que a advertência é para ele. Os exemplos acima ficarão assim: “Não! Feio!” e “Larga!”, não precisa mais do que isso e se ele não obedecer na primeira vez se aproxime e repita.

Depois precisamos fazê-lo querer bem o seu nome, e para isso nada melhor do que a conquistá-lo pelo estômago. Pegue um petisco que ele goste muito, numa distancia curta chame-o pelo nome uma vez. Se ele se aproximar, dê o petisco e faça festinha, dizendo “muito bem!”. Se ele não atender mostre o petisco e chame o nome dele, mas só de o petisco se ele ouvir o chamado pelo nome, senão, se afaste e chame-o de novo. Não insista por muito tempo, alguns minutinhos por dia ou mais de uma vez por dia é melhor. Com o tempo diga o seu nome e só faça festinha sem dar petisco, às vezes, para não se viciar no petisco.
Depois abandone o petisco e só faça festinha. Dessa forma ele voltará a gostar do nome. Você também pode usar uma guia longa para auxiliar, quando ele não vir, pode puxá-o para perto e dar o petisco.

Mais uma coisa, alguns cães que possuem o nome curto e terminando em “ão”, ex.:Negão, fortão, Campeão; podem confundir o fim do nome com a advertência “Não”, se for o seu caso tente dar um apelidinho para ele.
As nossas dicas são básicas, mas são bem eficientes, se você fizer diariamente esse treino logo verá os resultados, mas se as coisas não melhorarem você deve procurar um adestrador profissional, que fará um diagnóstico de outras possíveis causas. É muito gostoso chamar nosso peludo e ele vir correndo balançando o rabinho de felicidade.

Espero que esta dica ajude a todos.

Fonte: Pet & Amigos
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato