Quantas horas por dia os cães dormem? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantas horas por dia os cães dormem?

A quantidade de horas depende de cada cachorro: Uma coisa é certa: toda vez que olhamos, os cães parecem estar adormecendo em um canto ou rocando em outro. Contando todas as cochiladas, os cães adultos  pode dormir em média 14 horas por dia, com algumas raças chegando a até 18 horas por dia. A quantidade de sono por dia dependerá de cada cão, e poderá variar de acordo com a raça, personalidade, idade, ambiente e condição física. Vamos aprender um pouco sobre o sono do shih tzu!

A quantidade de sono ideal do shih tzu  

Assim como nós, os shih tzu passam por cada uma das fases do sono, desde o adormecimento até a fase REM e necessitam de algumas horas mínimas de descanso, que vai depender da idade e do tamanho do shih tzu. Há os cães que adoram dormir, outros que dormem pouco etc. No geral, um shih tzu  filhote vai dormir mais, entre 12 e 16 horas por dia. Essas horas são repartidas durante o dia e, caso o seu cachorro durma menos, talvez seja por não gastar toda a energia acumulada que possui, pela falta de passeios e brincadeiras.
 

Quantas horas o cachorro deve dormir ao dia?


Já os shih tzu adultos saudáveis, que se alimentam e se exercitam corretamente, precisam dormir entre 12 e 16 horas por dia (10 horas à noite e o restante durante o dia, divididas em pequenas sestas). Com o passar do tempo e o crescimento do cão, aumentam os desgastes físicos, mentais e a necessidade de mais descanso, dormindo mais horas ao dia.


A importância do sono do shih tzu

   
É importante prestar atenção ao sono do seu pet para identificar possíveis doenças, patologias graves ou a necessidade de mais atenção. Geralmente, um animalzinho saudável, feliz e tranquilo dormirá a quantidade de horas de que precisa sem problema algum.

O dono deve observar se há mudança de comportamento do cão: se até ontem ele era dorminhoco e agora está muito agitado, ou o inverso, é recomendável prestar atenção para ver se está acontecendo algo diferente com o animal. Se o cãozinho dorme menos do que precisa, pode estar em um estado de estresse, ansiedade e hiperatividade. Neste caso, dedique tempo para realizar massagens e passeios com o animal. Caso o shih tzu durma mais que o necessário, pode ser sintoma de depressão, aborrecimento, febre ou doenças como a cinomose ou parvovirose. Nestes casos, leve o cachorro ao veterinário para o correto diagnóstico do excesso de sono.

Lembre-se também da importância de uma caminha limpa e cômoda para que o seu pet possa dormir com conforto, segurança e proteção. Nos dias mais frios, reserve um lugar mais quentinho para a sua cama, onde haja menos circulação de ar; vista-o com uma roupinha e dê a ele um cobertor velho.  



Fonte do Texto: Clube para cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato