De acordo com o pessoal do site Indefinitely Wild, a resposta é bastante simples: basicamente, os cachorros uivam porque os lobos uivam., os cães domésticos são descendentes desses belos animais, e uma característica de seu comportamento é utilizar os uivos para se comunicar com membros da alcateia que se encontram mais distantes do grupo.

Ao longo da evolução dos lobos, esse instinto foi transmitido geneticamente aos cães, e é por isso que o hábito de uivar está mais presente em raças relativamente mais próximas aos lobos, como é o caso de malamutes-do-alasca, huskies e gronlandshunds. Contudo, enquanto os lobos usam os uivos como forma de comunicação, os cães fazem isso por motivos diferentes — mas iguais. Calma, já vamos explicar!
Veja também... 
Porque cachorros arranham sua cama antes de dormir?
 Permitir que o cachorro durma na sua cama traz benefícios para você também
Razões pra deixar o cachorro dormir na sua cama

Instinto herdado


Como você sabe, os cães se consideram como um integrante da família — humana — com a qual convivem e, assim como os lobos, eles uivam para “chamar” membros de sua matilha de volta para casa após longos períodos de separação. Considerando que eles ainda guardam resquícios do costume de conviver em grupos como os lobos, os cachorros também usam esse tipo de comunicação para fortalecer a conexão entre os integrantes.

É por essa razão que muitos reagem ao ouvir o barulho de sirenes, outros uivos ou músicas – não que eles pensem que a ambulância passando pela rua seja um amiguinho perdido! Na verdade, se trata de uma resposta desencadeada por instinto. Outro motivo pelo qual os cães uivam está associado a pedidos de ajuda.
Se o bichinho que você tem em casa — ou um com o qual você tem bastante contato — uiva, então é provável que você consiga diferenciar o que eles transmitem, como medo, dor ou outras emoções. Assim, voltando aos lobos (que usam os uivos para se comunicar a grandes distâncias), alguns cachorros usam desse artifício para chamar atenção de seus companheiros humanos.

Mais possibilidades


Ainda segundo o pessoal do Indefinitely Wild , os cães também uivam para demarcar território — assim como quando fazem xixi pelos cantos —, avisando para a cachorrada da vizinhança quem é que manda naquele pedaço. Mais uma explicação, também associada ao comportamento dos lobos, é que algumas raças de cães de caça uivam para indicar que encontraram um animal, já que esse som é mais efetivo para ser ouvido à distância do que latidos.
Como o próprio Indefinitely Wild deixou claro depois de tanto divagar sobre esse curioso comportamento dos cães, na falta de estudos científicos específicos sobre esse tema, todas as justificativas acima devem ser consideradas como teorias e razões parciais, e não como explicações definitivas. Entretanto, as possibilidades apresentadas parecem fazer sentido, você não acha?