Aprenda a tosar o seu Shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Aprenda a tosar o seu Shih tzu


Para muitas raças de cães de companhia, a tosa é muito importante. Ela mantém o cachorro saudável, limpo e sem risco de acidentes. Dependendo do clima do lugar aonde o shih tzu vive também, é possível que ele precise ser tosado mais vezes ou de forma diferente. 


Por isso a maioria dos donos deixa a tosa a cargo de uma pet shop ou veterinário especializado. Infelizmente, não são todos os donos de cachorro que podem levar seus animais a essas tosas profissionais. 
Shih Tzu mini porque não comprar?
Com a frequência obrigatória de levar o cachorro para a tosa de dois em dois meses, pode ser pesado no orçamento dos donos. Os mais cuidadosos e com jeito para os cuidados básicos com os cães podem preferir aprender a fazer a tosa eles mesmos.

Aprenda a tosar o se shih tzu


Para esses que querem aprender a fazer a tosa no seu cachorro, iremos dar algumas dicas nesse texto, mas sugerimos investir em um curso de tosa de cães. Pode parecer contraproducente, já que o objetivo é economizar, mas deve-se lembrar que a tosa é uma questão um pouco mais delicada, e que você irá lidar com lâminas e tesouras. Nos cursos você entende melhor da anatomia do cachorro e do jeito que sua pelagem funciona. Tosar um cachorro sem fazer um curso pode levar até mesmo a problemas de pele e machucados, além de falhas estéticas.

Um curso para donos pode ser mais barato, e muitas vezes é mais econômico investir em um curso de banho e tosa do que ficar anos levando o shih tzu para a tosa de dois em dois meses. Sem contar que o curso depois pode virar uma fonte de renda, afinal, o mundo está cheio de donos de cachorros por aí.


Qual a hora certa para tosar o shih tzu?


Muita gente sofre para responder essa pergunta, ou porque não sabem a hora certa ou porque querem adiar isso por um bom tempo. Eu confesso que era do time das que tinham pavor da tesoura ou da máquina se aproximar da minha bola peluda. Mas preciso dizer que a tosa deve ser feita SIM! Seja ela para manter uma pelagem mais curtinha, conhecida com a tosa bebe (exemplo a do Mylow), ou simplesmente para dar uma aparada. No mundo estético pet, existem muitas opções de tosa, que serão abordada mais a frente.


Eu diria que tudo vai depender do que você quer para sua bola de pelo. Se for um aspecto de filhote, logo que fizer uns 5 ou 6 meses, (e tiver terminado do ciclo de vacinas) pode fazer a tosa bebe, fica lindo! Se for do time, como eu, que cultiva o pelo longo, eu diria que a partir dos 7 meses pode começar a fazer uma tosa periódica e na tesoura, para que possa ir aparando aos poucos e eliminando a pelagem de filhote. Eu demorei um pouco mais para entender isso, e por experiência te diria para não adiar tanto e ir acertando esse pelo conforme o crescimento dele.  A primeira tosa da Melissa foi dia 26 de outubro, e ela estava com 1 ano e 3 meses (sim demorei para fazer essa primeira tosa), mas eu curti muito o resultado e acho que aliado a outras ações em breve o pelo dela estará grande novamente e sem a pelagem de filhote.

Dicas para Tosa do Seu Shih tzu


  
Primeiro, prepare bem o pelo do seu shih tzu . Você deve dar banho primeiro, pentear e principalmente, desembaraçar os pelos do seu shih tzu antes de começar a tosa-lo. Assim, a máquina e a tesoura irão cortar com mais facilidade o pelo. Outra preparação importante é o humor e o emocional do seu cachorro. As máquinas de tosa assustam, e ele provavelmente já está um pouco tenso porque não gosta muito de banho e por causa do barulho do secador. Faça bastante carinho nele, dê segurança ao seu bichinho, se não pode dar tudo errado.

Na hora de começar a cortar o pelo, observar algumas regras: Sempre corte na direção de crescimento da pelagem do animal; não use máquina no rosto do cachorro, use uma tesoura curva e vá com cuidado; prefira usar uma tesoura menor para os pelos da pata a não ser que você tenha um bom treino com a máquina e a lâmina para patas, essa área é uma das mais difíceis para passar a máquina e pode resultar em acidentes.

Nunca esqueça da tosa higiênica do seu shih tzu, ou seja, tosar o ânus e os genitais do seu cão. Essa parte é ainda mais delicada, e quando o shih tzu é macho, muitas vezes quer dizer tosar a barriga inteira mais curta para que o pelo não fique pingando xixi pela casa depois que o cãozinho fizer a necessidade. A tosa higiênica deve ser feita com a máquina na lâmina certa e com muito cuidado para não machucar.






Fonte do Texto: Portal Pets - Shih Tzu Café
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato