Caixa de transporte para shih tzu - O que você precisa saber - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Caixa de transporte para shih tzu - O que você precisa saber

Caixa de transporte para shih tzu - Saiba escolher a caixa de transporte para shih tzu mais adequada Caixa de transporte é muito comum para gatos, principalmente para transportá-lo em viagens longas ou para levá-lo ao veterinário sem acidentes no percurso. Mas também há caixa de transporte para shih tzu e em alguns casos ela é até mesmo obrigatória.

Alguns pensam que o uso da caixa de transporte para shih tzu é algo ruim, que aprisiona o cão em um espaço pequeno e o assusta, mas a verdade é bem o extremo oposto, o shih tzu quando se habitua a utilizar a caixa de transporte, passa a se sentir seguro ao estar nela e vai ter menos medo de passear de carro, por exemplo.

Pense na caixa de transporte com um acessório fundamental para garantir a proteção e segurança do seu shih tzu. Se o shih tzu estiver em uma caixa, por mais leve que seja qualquer batida de carro, o shih tzu terá chances mínimas de se machucar, ao contrário do que aconteceria se estivesse solto no banco, pois é impossível prendê-lo ao cinto de segurança.

Caixa de transporte de shih tzu para viagens de avião


Caixa de transporte para shih tzu - O que você precisa saber
No caso de viagens de avião, as companhias obrigam o dono a usar a caixa para transporte de shih tzu. Algumas companhias permitem, como exceção, que o shih tzu faça a viagem na cabine, junto ao donos, mas mesmo nestes casos, a empresa exige o uso da caixinha.

Na maioria das companhias aéreas, o shih tzu vai dentro da caixa de transporte, que fica no compartimento de bagagem. Se o shih tzu já estiver acostumado a utilizá-la, desde filhote, a viagem será muito mais tranquila. Imagine o incômodo se o seu shih tzu ficar com medo de estar preso na caixa e começar a latir, provavelmente isso fará outros animais latirem também e vai gerar um caos. E, além disso, é importante: não deixar seu shih tzu passar por uma situação de estresse, nem medo.

Uma dica boa é manter o brinquedo de morder favorito do seu shih tzu dentro da caixa para transporte canino, assim ele terá com o que se ocupar ao longo da viagem. O tédio pode levá-lo a tentar roer as grades da caixa para sair e com isso pode acabar se machucando. 

O que é necessário numa boa caixa de transporte para o shih tzu?


Os fatores aos quais você deve estar atento ao comprar uma caixa de transporte são: medidas, material e acessórios. É importante que a caixa seja feita de um bom material, que tenha espaço suficiente para o shih tzu ficar confortável e que tenha acessórios para água, comida e um revestimento apropriado para que ele possa fazer suas necessidades.

No caso de viagens de avião, já vimos que os shih tzu podem ir na cabine ou no compartimento de cargas. A caixa de transporte para shih tzu é diferente nas duas situações.

Se o shih tzu for viajar na cabine, o recomendado é que a caixa de transporte seja de um material flexível e que tenha o fundo revestido com material impermeável, caso o shih tzu faça xixi. Também precisa ser bem ventilada.

Se o shih tzu for viajar no compartimento de cargas, o ideal é que a caixa de transporte para shih tzu seja feita de plástico, mas de ótima qualidade, precisa ser rígido, pois o shih tzu sozinho pode tentar sair e se o plástico for maleável, pode dobrar a caixa e causar um incidente. O fundo deve ser revestido com material impermeável também. Você pode até colocar uma caixinha num canto, caso ele esteja acostumado a fazer as suas necessidades em um local específico.

Caixa de transporte perfeita para shih tzu


No que se refere às medidas, o cálculo deve ser feito para garantir que o shih ztu fique confortável dentro da caixa. O comprimento é o equivalente ao comprimento do shih tzu , de cauda ao focinho, somado a mais uns centímetros, esses centímetros são equivalentes aos da altura das patas do shih tzu. Nesse caso, se o cão mede 80cm e suas patas são de altura de 15cm, a caixa deverá ter 95cm de comprimento.

A largura da caixa para transporte de shih tzu deve ser de tamanho duplicado a largura das costas do shih tzu. Precisaria caber dois shih tzu, um ao lado do outro, se for este o espaço, está confortável. E a altura, por fim, deve ser 2cm mais alta que a altura do cão. Mede-se a altura da cabeça às patas frontais.

Em resumo as orientações para se certificar que a caixa seja adequada é de que, dentro dela, o shih tzu possa ficar em pé sem ter que abaixar a cabeça, que consiga dar uma volta em torno de si mesmo no espaço de largura e que ele consiga deitar-se sem tocar o focinho nas grades. Essas regras também se aplicam na hora de pensar na casinha ideal para seu companheiro de quatro patas.

A caixa não deve ter rodinhas, é perigoso. A portinha deve ter tranca e ser feita de grades. Para não ocupar espaço interno, o que tiraria o conforto do qual foi calculado para o shih tzu, o comedouro e o bebedouro devem ser presos à grade, existe estes produtos especiais à venda no mercado. E por último, a caixa para transporte de shih tzu deve ser bem ventilada.

A caixa de transportes em passeios e viagens do shih tzu


Certificando-se de que a caixa de transportes para shih tzu escolhida se encaixe nas especificações descritas acima  é preciso lembrar que, mesmo em viagens pequenas (feitas no carro da família ou de ônibus) os shih tzu precisam desta proteção, tanto para evitar acidentes quanto para que a sua viagem seja feita de acordo com a lei.

No Brasil, viajar com shih tzu soltos dentro do carro é uma infração grave e que pode lhe render uma multa, além de causar problemas que podem prejudicar tanto o shih tzu quando os seus donos. Um dos hábitos adorados por boa parte dos shih tzu que viajam soltos em carros, por exemplo, é o de aproveitar o trajeto com a cabeça para fora do carro; e isso pode trazer complicações para o pet – principalmente na região dos ouvidos, que ficam expostos durante o passeio e podem desenvolver problemas como o da otite canina.

Junto com isso, ter um shih tzu solto dentro de um automóvel pode ser descrito como um convite aos acidentes, já que os shih ztu podem se tornar um tanto impresivíveis quando confinados em locais diferentes por algum tempo e, para quem está dirigindo, os movimentos bruscos ou brincadeiras inocentes de um shih tzu podem causar o desvio da atenção e, consequentemente, ocorrências indesejadas.

Assim como no caso das companhias de aviões, as empresas responsáveis pelas viagens de ônibus também podem contar com regras específicas para o embarque e a viagem de animais e; por isso, ao planejar um passeio com o seu shih tzu, é importante que todos os detalhes sejam devidamente checados com a companhia de viagem, evitando surpresas ou, até mesmo, o cancelamento do passeio por não estar de acordo com as regras estabelecidas pela empresa.

Conforme citado anteriormente, é importante que o shih tzu fique confortável dentro da caixa de transportes, e para que isso ocorra, acostumar o shih tzu com aquele espaço é essencial – sendo que, quanto mais novo for o shih tzu ao usar a caixa, mais rápida serpa a sua adaptação.    

Para que o seu shih tzu possa viajar sem maiores problemas, além da caixa de transportes para shih tzu (que garante a segurança do animal e evita acidentes de percurso) é uma boa pedida ter água e alguns petiscos que o pet goste – garantindo a hidratação e alimentação do cão durante o trajeto.

Além disso, fazer pausas a cada duas horas (nos casos em que for possível) é outra boa dica, já que os animais tendem a se desgastar muito em trajetos um pouco mais longos, e dar algum tempo para que descansem e possam ‘esticar as pernas’ é sempre válido.

Fonte do Texto: Cachorro Gato
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato