Cuidados fundamentais com seu shih tzu no fim de ano - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cuidados fundamentais com seu shih tzu no fim de ano

Ter um filhote de shih tzu é muito bom, né? Mas você parou para pensar nos cuidados com seu shih tzu no fim de ano? Pois é, a maioria das pessoas só vai se tocar para isso quando os fogos começam ou mesmo no dia seguinte, quando seu shih tzu passa muito mal de tanta comida proibida que ele não deveria ter comido ou mesmo quando você simplesmente não encontra mais o seu shih tzu. Neste artigo eu vou te ajudar a se antecipar e evitar os 5 principais problemas que você pode ter no final de ano.

Alimentação do shih tzu filhote

      
Cuidados fundamentais com seu shih tzu no fim de ano

1 – Alimentação do shih tzu durante o fim de ano - O que não pode eu sei que é praticamente impossível que o seu shih tzu não coma nenhuma comida da ceia de natal ou do churrasco ou festa do fim de ano. Isso porque sempre cai alguma coisa no chão e antes mesmo de você se abaixar para pegar, o seu shih tzu já foi lá e comeu! Agora, esse tipo de coisa realmente é mais difícil de controlar, pois acidentes acontecem, mas tem um deles que é bem mais fácil de conseguir combater. O problema da “mão furada”!

A mão furada é um dos maiores problemas nestas festas de fim de ano. Sempre temos visitas em casa e sempre vai ter aquela pessoa que vai olhar para o seu shih tzu e ele com aquela carinha de pidão-esfomeado-pobre-coitado-fofo e não vai resistir. Ele vai acabar dando alguma das coisas que está no seu prato de comida para ele. E alguns deles ainda vão dizer que “caiu da mão”.

No primeiro momento, pode parecer bobagem, afinal de contas, é só um presuntinho, uma uva passa, um pedaço de panetone de chocolate, uma gordurinha da carne (que eles adoram!), e por ai vai.
Acontece que normalmente o shih tzu está acostumado a comer apenas um determinado tipo de alimentação, que na maioria dos casos é a ração. Até mesmo nos casos de Alimentação Natural para shih tzu, estes ingredientes são preparados exclusivamente para eles, sem temperos e gorduras.
Então imagine o seu shih tzu se empanturrando de comidas gordurosas, doces, embutidos… o MÍNIMO que o seu shih tzu vai ter é uma diarreia aguda! Agora isso é MUITO SÉRIO!!!

Porque além da diarreia, dependendo do que ele coma e da quantidade, pode desenvolver uma pancreatite aguda, uma gastrite e evoluir para um quadro de gastroenterite hemorrágica associado à vômitos e LEVAR O SHIH TZU AO ÓBITO!

Portanto, o que você deve fazer para evitar isso?


  • Simplesmente comece por você e não ofereça nenhuma dessas comidas de natal e fim de ano para o seu shih tzu.
  • Depois peça para que nenhum dos seus convidados alimente o seu shih tzu com nada!
  • E se cair alguma comida no chão, tente ser mais rápido do que o seu shih tzu e remova sem que ele coma.
  • Cuidado com os lixos! Alguns shih tzu não resistem e vão lá revirar os lixos! Então deixe em um local onde eles não tenha acesso. PRONTO! Esse perigo já está resolvido agora.

Como proteger o shih tzu contra os barulhos


2 – Como lidar com os fogos de artifício - Esse é um dos problemas que normalmente as pessoas só se lembram quando começa o primeiro estouro! A não ser que você já tenha tido uma experiência anterior ruim, você só vai se lembrar disso na hora que acontece. Esse vídeo dando dicas de como lidar com essa situação, para que você não tenha maiores problemas com o seu shih tzu.


Algumas técnicas podem ser utilizadas para amenizar os traumas com barulhos de fogos, como por exemplo: Existem vários vídeos de fogos de artifício no youtube. Você pode simplesmente colocar este vídeo para tocar bem baixinho, de forma que o seu shih tzu escute, mas nem chegue a se incomodar. Se ele continuar tranquilo, na dele, faça festa neste momento, recompensando esse estado relaxado que ele se encontra.

Aumente um pouco o volume e veja o comportamento dele. Sempre que ele se mantiver relaxado, recompense. Pode ser com carinho ou mesmo com um petisco (pedaço bem pequeno).
Vá aumentando o volume sempre aos poucos e se você notar que ele começou a ficar assustado, diminua o som até aquele ponto que ele estava tranquilo e espere ele se acalmar. Quando voltar a ficar calmo, recompense.

Não é um trabalho rápido e exige paciência. O ideal é que você faça isso algumas vezes por dia e cada vez tente chegar num volume mais alto. De forma que ele se acostume com isso. Quando chegar o dia dos fogos, siga também as orientações do meu vídeo e ele deverá ficar bem mais tranquilo.

Meu shih tzu fugiu e agora


3 – Se o shih tzu fugir nas festas de fim de ano - Primeiro de tudo, mesmo que você não ache que o seu shih tzu possa fugir, ele deve estar com algum tipo de identificação. De preferência que ele possua um microchip de identificação e que na sua coleira, tenha uma plaquinha com o telefone do responsável e o nome do shih tzu.

O ideal é que tenha os dois, mas se não conseguir colocar o microchip (que só pode ser colocado por médico veterinário), que tenha pelo menos uma forma de identificação com contato na coleira. Desta forma, se o seu shih tzu fugir e alguém o achar, essa pessoa possa entrar em contato com você.
Se o seu shih tzu já costuma fugir de vez em quando, você já deveria ter colocado essas identificações nele e ter aprendido como ele faz, para evitar isso.

Se ele fica muito desesperado com fogos, procure o médico veterinário e veja se é possível que ele tome um calmante durante os fogos, para que ele fique mais tranquilo.

NUNCA MEDIQUE SEU SHIH TZU SEM ORIENTAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO!
Mas se no seu caso o problema é o entra e sai de pessoas da sua casa e com isso seu shih tzu possa sair e ninguém perceber que ele ficou do lado de fora, o ideal é deixá-lo num espaço onde ele não tenha acesso à saída. Ele não precisa ficar preso, basta que ele não tenha acesso à porta. Você pode simplesmente pedir para alguém ficar com ele quando chegar uma nova visita ou mesmo neste momento, deixá-lo trancado num quarto e depois volte a soltá-lo.

Hotel para cachorros


4 – Onde posso deixar o meu shih tzu nas férias - Se você vai viajar no final de ano e não vai poder levar o seu shih tzu contigo, você tem algumas opções. Deixar o seu shih tzu com alguma pessoa que ele já conheça e que goste de cachorro. Deve ser alguém de confiança, afinal de contas, é o seu melhor amigo que vai ficar com ele. Deixe tudo explicado para esta pessoa.

Como por exemplo, quantas vezes ele come por dia, qual a quantidade, se ele faz as necessidade na rua ou em casa num tapete higiênico, qual o brinquedo que ele mais gosta, o que ele não deve comer, se está tomando alguma medicação. Outra opção é deixar o seu shih tzu hospedado em um hotel para cachorro! Isso mesmo, já existem hotéis especializados para cães!

Agora, é bem importante que você conheça o hotel onde você pretende deixá-lo com antecedência. Leve seu shih tz junto para que ele conheça o lugar antes também. Você pode saber mais sobre hotéis para cães no meu outro artigo clicando AQUI.
Se você mora em casa e tem um terreno grande com um canil protegido da chuva e do calor, você pode pedir para um familiar ou mesmo um vizinho seu amigo, para que dê comida e troque a água, sempre de manhã e a noite. E é claro, brinque um pouco com ele também.


Medico veterinário para shih tzu


5 – E se eu precisar de um médico veterinário neste período - Aqui é um ponto bastante importante também. E praticamente mais de 90% das pessoas ignoram esse fato.

A MAIORIA DAS CLÍNICAS VETERINÁRIAS ESTÁ FECHADA NO NATAL E NA VIRADA DE ANO!!!

E se acontecer alguma coisa com o seu shih tzu, o que você vai fazer?

  1. Tentar falar com o seu médico veterinário (que provavelmente estará com a família numa comemoração ou mesmo viajando)?
  2. Sair correndo de porta em porta de clínica até conseguir encontrar uma aberta?
  3. Ligar para todos os seus amigos para saber se eles conhecem alguma clínica que esteja aberta?
  4. Se antecipar a isso e já se informar, tanto com o seu médico veterinário, se ele vai estar de plantão ou mesmo se ele indica alguma clínica que ele conheça e que possua atendimento 24hrs e que vá funcionar no Natal e na virada de ano?

Espero que você tenha escolhido a letra D!Todas essas são preocupações que os tutores de cães devem ter, para que não tenham nenhuma surpresa desagradável neste fim de ano.Nós da equipe Do Shih Tzu Brasill  desejamos um feliz Natal e um ano novo com muitas realizações para você e sua família!

Fonte do Texto: Dicas Boas para Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato