Dicas para proteger seu shih tzu do barulho dos fogos de artifício - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Dicas para proteger seu shih tzu do barulho dos fogos de artifício

Nessa época de comemorações e festas de final de ano, é comum as pessoas soltarem muitos fogos de artifício nas ruas. Os nossos ouvidos não sofrem tanto com isso, ao contrário da audição dos shih tzu, que é bem mais sensível que a nossa. Eles geralmente sentem medo excessivo desse tipo de barulho, alguns estragam móveis na hora do nervosismo, outros se escondem, e em raros casos, o shih tzu pode até morrer.

O fato é que 80% dos proprietários de um shih tzu com medo do barulho dos fogos, mas há algumas formas de amenizar esse problema. E é por isso que listamos 10 Dicas para proteger seu shih tzu do barulho dos fogos de artifício.

1. Prepare o seu shih tzu para lidar com o ruído

 
Prepare o seu shih tzu para lidar com o ruído
Os shih tzu precisam se acostumar com sons que não sejam tão comuns a eles, e isso tem que ser feito o quanto antes. A dessensibilização de ruídos ajuda a prevenir uma fobia de ruídos altos. Use um CD com sons que o shih tzu não esteja acostumado a ouvir, bem antes da temporada de fogos de artifício.

2. Deixe o seu shih tzu “se esconder”

  
Provavelmente, na hora dos fogos, seu shih tzu vai querer um lugarzinho mais seguro para ficar, pois estará assustado. Prepare um cantinho para ele, coloque ração, água e uma caminha para ele deitar. Deve ser um lugar que você possa fechar para evitar que o shih tzu saia correndo pela casa, se ferindo e destruindo os móveis.

3. Ligue a televisão ou o ventilador

  
Às vezes, o som da televisão ou do ventilador pode ajudar a amenizar o barulho dos fogos que estão soltando na rua. Assim, o shih tzu não se assustará tanto.

4. Mantenha as janelas fechadas

     
Mantenha as janelas e cortinas fechadas para que o som dos fogos de artifício não fique tão alto, e depois que o barulho desagradável acabar você poderá abrir novamente.

5. Mantenha a calma

  
Animais são influenciados pelo comportamento dos seus donos. Mantenha a tranquilidade na hora do barulho, assim você passará confiança para o seu shih tzu.

6. Fique perto do seu shih tzu

   
Fique de olho no shih tzu e mantenha-se por perto dele, se possível. Você pode distrair e acalmar o seu shih tzu, evitando que ele fique com tanto medo.

7. Evite deixar seu shih tzu sozinho   

 
O ideal é não deixar seu shih tzu sozinho em casa em dias que provavelmente soltarão fogos nas proximidades de sua residência. A companhia dos donos geram mais confiança para os shih tzu, principalmente quando eles estão com medo de alguma coisa.

8. Coloque algodão no ouvido do shih tzu

    
Você pode colocar um algodãozinho no ouvido do shih tzu para que o barulho dos fogos não o incomode tanto, e tirar o algodão assim que os fogos terminarem.

9. Olhe o portão da sua casa


Sempre confira se o portão da sua casa está fechado, pois na hora do barulho, muitos cachorros ficam nervosos e acabam fugindo.

10. Consulte um veterinário

     
Se o seu shih tzu fica com medo exagerado de fogos e até passar mal, o veterinário pode indicar um tranquilizante para que o seu shih tzu mantenha a calma nesses momentos.

Fontes do Texto: Portal do Dog/ Positively/ Wikihow
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato