Quais são as necessidades básicas dos shih tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais são as necessidades básicas dos shih tzu?

Necessidades básicas dos shih tzu - Olá, gente! Tudo bem?Lembra que no artigo sobre “Shih tzu aprendem somente enquanto são filhotes?” eu comentei sobre a importância de suprir as necessidades básicas do shih tzu? Então, hoje, vamos ver quais são essas necessidades e como elas influenciam na vida de seu peludo.Quais são as necessidades básicas dos shih tzu?

Você já parou pra pensar do que seu shih tzu precisa para ser feliz e saudável? Se eu fizesse um questionário aqui, a maioria das pessoas me responderia que shih tzu precisa de comida, amor, carinho e alguns brinquedos. E eu diria que sim, seu shih tzu precisa de tudo isso mais como tudo na vida tem um “mas”, ele precisa de algumas outras coisas também. Quais são elas?

1) Alimentação ideal para os shih tzu

  
Alimentação do shih tzu - Oferecer uma alimentação de ótima qualidade para o shih tzu é de extrema importância. Opte por rações super premium ou alimentação caseira balanceada (apenas com orientação de um médico veterinário experiente no assunto).  Uma alimentação de qualidade vai contribuir para uma boa saúde física, mental e também para a longevidade de seu shih tzu.

Outro ponto que devemos ter cuidado é com a quantidade de alimento que oferecemos para o shih tzu. É bastante comum que as pessoas achem bonitinho e fofinho aquele shih tzu rechonchudo que anda rebolando pela casa. Ou então algumas pessoas até falam que esse shih tzu gordinho esteja “forte”: “nossa, olha como meu shih tzu está forte!” Do mesmo jeito que a obesidade ou sobrepeso humano não são saudáveis, a obesidade e o sobrepeso canino também não são! Portanto, siga as instruções presentes no verso da embalagem sobre a quantidade de ração a ser oferecida para seu shih tzu. Caso seu cão esteja obeso ou com sobrepeso, procure orientação de um médico veterinário.

2) Atividade física para os shih tzu 

  
Shih tzu precisam de exercícios - Todo shih tzu precisa de atividade física, independentemente da raça. Em geral, as raças de trabalho necessitam de mais gasto energético do que as raças de companhia, mas não é porque o shih tzu é de uma raça considerada “de colo” que ele não precisa de atividade física. Lembre-se de que antes de ele ser uma “raça de colo”, ele é um cão.

Os shih tzu são animais ativos e precisam se exercitar e gastar energia. Nos apaixonamos por essa raça de cachorro, deixamos eles em casa (algumas vezes até dentro de apartamentos) e esquecemos que eles foram “desenvolvidos” durante centenas de anos para terem um alto grau de energia para conseguirem desempenhar bem o seu papel (pastorear, caçar, proteger).

Essa energia não gasta, vai se acumulando cada vez mais até o shih tzu achar um jeito de dissipá-la. As maneiras mais comuns dessa energia ser dissipada é roer ou destruir algo, latir, mostrar comportamentos compulsivos e as vezes até agressividade. Por isso, proporcione uma rotina de atividades físicas a seu shih tzu. Faça passeios regulares, duas vezes ao dia, todos os dias e promova atividades esportivas caninas frequentes como o agility, canicross, frisbee e barreldog.

3) Atividade mental dos shih tzu   

   
Normalmente essa é a atividade menos conhecida pelas pessoas. O shih tzu precisa ser estimulado e desafiado mentalmente durante seu dia a dia para se manter ocupado e também para gastar energia. Imagine quando você tem um trabalho super cansativo para fazer na frente do computador durante 1 hora e fica cansado sem ao menos se levantar da cadeira. Com a atividade mental os shih tzu também podem gastar energia.

Existem alguns meios de estimulá-los mentalmente, como por exemplo um passeio em local desconhecido, treinos para ensinar novos truques, brincadeiras de achar determinado objeto e o enriquecimento ambiental, que podemos usar alguns brinquedos interativos para transformarmos o momento de alimentação em algo divertido e estimulante, como aconteceria na natureza, por exemplo.

4) Atividade social para o shih tzu

     
Comportamento dos shih tzu - Os shih tzu são animais gregários, ou seja, eles naturalmente vivem em grupos e precisam de interação social com os membros de sua própria espécie. Um shih tzu que não possui atividade social pode não desenvolver uma boa comunicação com outros cães por falta dessa interação. A falta de atividade social pode ser muito prejudicial não só para o shih tzu, mas para qualquer espécie que precise conviver em sociedade, inclusive nós, humanos.

Você consegue imaginar uma criança que chega no final da adolescência sem conhecer outros amigos e frequentar locais públicos? Um shih tzu que passa por essa privação social pode sofrer distúrbios emocionais e psicológicos graves, demonstrando timidez, medo excessivo ou agressividade com outros cães.

Promova uma atividade social diária a seu shih tzu. Leve-o para passear e tente inseri-lo ao máximo na sua rotina. Leve seu shih tzu a padaria, cabeleireiro, restaurantes ou onde mais você for e ele puder ir junto. Assim, vocês terão a companhia um do outro, ele vai ter uma atividade e todos sairão ganhando.

Espero que tenham gostado,

Um abraço e até a próxima!

Fonte do Texto: Pet Love
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato