Comidas para Filhotes de shitzu - Opções de Alimentação - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Comidas para Filhotes de shitzu - Opções de Alimentação

Qual é a alimentação de filhotes de  cachorro shihtzu mais adequada - Quem tem um cachorro shitzu em casa, sabe que eles têm um hábito fortíssimo, guiado pelo olfato, de cercar o dono durante as refeições. Muitos dão a mesma comida que nós, humanos, comemos para agradar o shitzu. Mas é errado e extremamente desaconselhado, especialmente se for um filhote de shitzu, pois existe a correta alimentação shitzu filhotes.

Para shitzu, em geral, já é contraindicado dar qualquer outra comida que não seja a ração de cachorro shitzu, pois a ração supre nutrientes necessários para a alimentação de filhotes de shitzu. Quando se trata de filhotes, o cuidado é sempre maior. Nunca se deve dar alimentação humana para shitzu.

Alimentação de filhotes de shitzu

   
Um cachorro é considerado filhote de acordo com a seu porte em um determinado numero de meses, e rações para filhote de shitzu devem ser dadas até a idade que o cão é considerado adulto, veja mais sobre isso em nosso artigo sobre a idade dos shitzu.

Existe uma alimentação própria para filhotes de shitzu, que substitui o leite materno. Assim como os bebês, os filhotes de shitzu recém nascidos têm o estomago ainda muito pequeno, e um grande risco de apresentar hipoglicemia, que é um baixo nível de glicose no sangue, portanto precisam ser alimentados, no mínimo, seis vezes ao dia, por causa da pouca quantidade que pode ser administrada por vez. Nunca deve-se exagerar a quantidade por mamada pois o shitzu filhote pode regurgitar e aspirar o alimento, causando pneumonia.

Tipos de ração para filhotes de shitzu

  
Assim com as rações para shitzu adultos, a alimentação para filhotes de shitzu também se encontra em uma vasta variedade de tipos e sabores. Tem ração seca, semiúmida e úmida. Tem ração sabor carne, sabor frango e até sabor fígado. O truque é misturar a ração seca com a úmida, para deixar mais atraente para o filhote de shitzu, mas lembrar de no começo da vida não ficar variando muito o tipo de alimentação pois podem causar um desarranja intestinal e diarreia.

Se o shitzu filhote recusar, insista. Não tente agradá-lo dando carne, por exemplo. Mesmo que o filhote queira os restos do que você e sua família comem, não dê, pois vai prejudicá-lo seriamente. O ideal é não deixar o filhote de shitzu perto do local onde a família faz suas refeições, isso vai acostuma-lo a não ficar ao redor pedindo comida.

O filhote de shitzu precisa dos nutrientes específicos que as rações, que são especialmente preparadas para uma saudável alimentação de filhotes, possuem. Depois de um ano de idade, a ração para filhotes de shitzu pode ser dada duas vezes ao dia, apenas. É o suficiente. Deixar a comida disponível sempre não é recomendado, o filhote pode desenvolver obesidade e outros problemas de saúde. Leia também sobre outras dicas de alimentações saudáveis para cachorro shitzu.

Cuidados com alimentação do shitzu

    
Tendo em vista que as rações industrializadas feitas especialmente para filhotes de shitzu contam com todos os nutrientes necessários para que o cachorro shitzu tenha uma vida saudável, é possível escolher entre as muitas opções que o mercado oferece. E não são apenas as marcas dos produtos que variam no mundo pet mas também o tipo de ração, sendo as secas, semiúmidas e úmidas as principais e mais conhecidas pelos donos de cachorro shitzu.

Embora cada um dos tipos de ração tenha suas vantagens, a ração seca ainda é a considerada mais apropriada e saudável, já que não gera alguns problemas simples que podem ocorrer com o consumo das rações úmidas (como resquícios de comida acumulados nos dentes do shitzu, causando cáries e o aparecimento de placas bacterianas).

Muitos shitzu tendem a rejeitar a ração seca em um primeiro momento. No entanto, a solução para este problema não é difícil (e ainda pode ser usada para qualquer tipo de nova comida que entre no cardápio dos shitzu): misturar a nova ração com a antiga. Fazendo isto, além de facilitar a aceitação do seu shitzu a nova ração também se impede que o shitzu tenha diarreias – comuns nos casos em que os shitzu trocam de dieta de maneira muito brusca.

Embora as rações úmidas sejam consideradas por muitos como ‘petiscos’ para shitzu, elas também contam com todos os nutrientes que o shitzu precisa para se manter saudável e pode ser uma ótima opção para facilitar o processo de desmame dos filhotes de shitzu. O ideal é que o shitzu começe a comer as rações úmidas (mais conhecidas como sachês) perto da terceira ou quarta semana da fase de vida do shitzu– podendo ser usada também como no caso descrito acima, que se refere à adaptação do shitzu à uma nova dieta.

Cuidados com alimentação do shitzu filhote - Independentemente da ração escolhida, é importante que os donos de shitzu fiquem atentos ao nível de atividade de seus shitzu; já que é de acordo com o gasto calórico do shitzu durante o dia a dia que a quantidade de sua alimentação deve ser definida. Como esta conta nem sempre é fácil de se fazer, marcar uma visita com um médico veterinário pode ser uma boa pedida para evitar erros.

Além disso, a consulta com um profissional é necessária para definir quando modificar ou trocar a dieta do seu shitzu; já que, as diferentes raças e do portes dos bichos de estimação exigem cuidados variados de acordo com suas fases de crescimento.

Fonte do Texto: Cachorro Gato
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato