5 remédios que você nunca deve dar ao seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 remédios que você nunca deve dar ao seu shih tzu

A automedicação é algo corriqueiro para os cães da raça shih tzu. Quem nunca tomou um remédio sem consultar um médico que atire a primeira pedra. Ir na farmácia e comprar remédios para inúmeros sintomas faz parte da nossa rotina.

Do alto da sua prateleira você deve evitar ao máximo de dar alguns remédios para o shih tzu, abaixo vou citar 5 remédios que você nunca deve dar ao seu shih tzu.



É claro que ingerir medicamentos por conta própria para problemas banais como uma dor de cabeça, por exemplo, não chega a ser muito grave. Isso acontece porque nós, apesar de pouca, temos um conhecimento intrínseco sobre qual medicamento tomar para aliviar determinado sintoma.

Cuidados com automedicação para o shih tzu

    

O problema maior acontece quando passamos a achar que o organismo de um shih tzu reage da mesma forma do que o nosso.

Em alguns casos, certos medicamentos funcionam tanto para os seres humanos quanto para os shih tzu. No entanto, existem alguns remédios que você nunca deve dar ao seu shih tzu, não importa o porquê. Ou seja, só porque um medicamento é seguro para os seres humanos não significa que ele é seguro para os shih tzu. Já era de se esperar não é mesmo? Nós somos espécimes totalmente diferentes.

Remédios proibidos para shih tzu - Aspirina

  

Cães da raça shih tzu não podem tomar Aspirina - Esse medicamento age diretamente nas plaquetas (que ajudam o sangue a coagular). Ou seja, se o seu shih tzu tem algum ferimento ou laceração a aspirina tornaria mais difícil de parar o sangramento. Especialmente perigosa se combinada com esteroides e/ou anti-inflamatórios. Os sintomas variam de problemas gastrointestinais, neurológicos, distúrbios hemorrágicos, insuficiência renal e dificuldades respiratórias;

Antidepressivos

     

Cães da raça shih tzu não podem tomar Antidepressivos - Tão comum como sofrer de estresse, shih tzu também podem ter problemas de depressão, mas não é por isso que você pode utilizar os seus antidepressivos no tratamento dele.

Esses medicamentos são extremamente fortes e apresentam diversos tipos de efeitos colaterais em humanos, então você pode imaginar como isso poderia afetar o seu shih tzu? Por isso, muito cuidado.

Paracetamol

   

Cães da raça shih tzu não podem tomar Paracetamol - O problema nesse caso é a dosagem. Apesar de ser menos sensível do que os gatos (nunca dê paracetamol ao seu gato) a miligramagem dada aos humanos é o bastante para envenenar o seu shih tzu.

Ibuprofeno

  

Cães da raça shih tzu não podem tomar Ibuprofeno - Muito usado para combater inflamações, no mesmo caso do paracetamol, para os shih tzu o Ibuprofeno pode facilmente acender a níveis tóxicos. Apesar de parecer uma “dose segura” essa droga pode naturalmente levar a hemorragias, úlceras de estômago e insuficiência renal. Os sintomas incluem falta de apetite, vômitos, fezes pretas, sangue no vomito, dor abdominal, fraqueza e letargia.

Benzodiazepínicos

   

Cães da raça shih tzu não podem tomar Benzodiazepínicos - Muito usado por quem tem problemas com estresse, como ataques de ansiedade e insônia, os benzodiazepínicos não servem para tratar esses mesmos problemas nos shih tzu. Muito pelo contrário. Esse remédio pode causar nervosismo nos shih tzu, além de atacar o fígado.

Shih tzu sofrem de problemas decorrentes de estresse devem ter atenção especial, principalmente em detectar o que está causando esse problema, que muitas vezes podem ser coisas simples, como sentir falta de passear, de brincar ou sentir falta de alguém que não está mais por perto.

Além desses medicamentos há outros. De qualquer forma, antes de medicar o seu shih tzu , consulte sempre um médico veterinário.



Fonte de Texto: Tudo Sobre Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato