Como Saber se a minha shih tzu esta gravida - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como Saber se a minha shih tzu esta gravida

Às vezes é difícil saber se uma cachorra shih tzu está gravida ou não. A gestação só fica óbvia nas últimas semanas (ao todo, são nove) de gestação. E Como Saber se a minha shih tzu esta gravida, nesta fase que a barriga denuncia a presença de vários filhotes de shih tzu prestes a nascer. O ideal é levar a cadela shih tzu ao veterinário, mas dá para identificar certos sintomas físicos e mudanças no comportamento dela. Esses sinais variam de acordo com o estágio da gravidez do shih tzu – a fase inicial, intermediária e avançada.

Observando mudanças físicas na cadela shih tzu

   
Fique atento para mudanças na cor dos mamilos. Um dos primeiros indicadores é quando os mamilos ficam mais rosados, inchados e protuberantes (“como que “saltando”) do que o de costume. Essa transformação geralmente ocorre de 2 a 3 semanas após a concepção.

Repare em alterações no corpo da cadela

   
Ele pode continuar praticamente o mesmo até a segunda metade da gravidez do shih tzu. Entre cerca de 4-5 semanas, a cintura começa a engrossar e a barriga, a crescer visivelmente.

Evite aumentar a quantidade de ração antes do tempo

  
Esse cuidado só é necessário nas últimas 3 semanas. O que costuma acontecer com certa frequência é que os donos passam a dar mais comida assim que começam a suspeitar que a cadela shih tzu está gravida. Como resultado, ela acumula gordura no abdômen e passa a impressão de ter vários filhotes de shih tzu no ventre, mesmo sem estar grávida.

Continue reparando em mudanças no corpo do shih tzu.


Na reta final (da sexta à nona semana), a barriga fica bem redonda e distendida. As glândulas mamárias começam a se desenvolver e tornar-se mais visivelmente inchadas, pois estão se preparando para produzir leite.

Procure sentir o movimento dos embriões

     
Nas últimas 3 semanas, pode-se sentir as laterais da barriga se movendo devido aos shih tzu filhotes se contorcendo no útero dela. Basta colocar a palma da mão rente ao lado da barriga para perceber os filhotes de shih tzu se mexendo.

Mas não fique decepcionado caso não consiga sentir nada. Pode ser que os bebês estejam muito bem protegidos pela placenta, bem entranhados na barriga. Por isso, é impossível sentir o contorno ou as formas deles (quando muito, pode-se conferir os movimentos).

Mudanças comportamentais da cadela shih tzu


Não espere alterações drásticas. Cada cadela shih tzu reage de forma diferente à gravidez. Algumas ficam cansadas e mais reservadas logo no começo (se bem que esses sinais também aparecem quando o animal fica doente), enquanto outras não mudam praticamente nada até a sexta semana. Nas últimas 3 semanas, ela pode enfrentar dificuldades para se movimentar devido ao tamanho do ventre e passar a sentir mais sono.

Prepare-se para variações no apetite da cadela shih tzu


Quando a reta final se aproximar e os filhotes de shih tzu passarem a ocupar mais espaço na barriga, ela não vai mais conseguir acomodar grandes refeições no estômago. Como resultado, ela vai começar a comer um pouco de cada vez e com mais frequência.

Observe se ela não está começando a montar o ninho

   
Quando o dia do parto estiver prestes a chegar, ela vai sentir a necessidade de juntar pedaços de pano e levá-los a um local isolado. Esse instinto atende ao desejo de prover um ambiente quentinho e seguro para acolher a nova cria. Se esse for o caso da sua cadela shih tzu, é porque a gestação já se encontra nas últimas 3 ou 2 semanas antes de ela dar à luz.

Diagnóstico profissional


Consulte um veterinário. Se você suspeita que ela está prenha, vale a pena ir a uma clínica veterinária ou um pet shop para que esse profissional tire de vez a sua dúvida. Existem vários métodos que confirmam a gravidez de forma definitiva se feitos no período correto.

Peça para ele fazer um exame físico

    
Nele, examinam-se sinais corporais, principalmente na barriga. Ele vai apalpar a lateral do ventre para tentar sentir os filhotes. O problema é que às vezes pode-se confundir um cachorrinho com as fezes no intestino. O contrário também acontece. O período ideal para fazer o exame de toque é entre 28 a 35 dias após a concepção. Antes disso, não há diferenças suficientes para se confirmar a gestação. E, passado esse tempo, os bichinhos podem ser confundidos com alimentos ou fezes, por exemplo.

Peça para que ele confira os batimentos cardíacos dos rebentos


A partir da sexta semana, pode-se ouvir o coração deles com um estetoscópio rente à barriga dela. O problema é que este método é muito mais difícil em cães do que em seres humanos, devido ao fato de que a barriga da cadela é arredondada, diferentemente dos ventres planos das mulheres. Outro fator que atrapalha esse exame é o barulho que o pelo dos cachorrinhos faz no útero.

Solicite um exame de sangue


Ele é relativamente mais confiável do que os métodos acima, pois detecta a presença de um hormônio chamado relaxina, o qual se faz presente durante a gravidez. Para evitar um resultado negativo falso, procure realizar o exame somente depois de 28 dias de gravidez  do shih tzu(ou seja, a partir da quinta semana). Pode haver resultados negativos em falso, mas se o resultado for positivo, é certeza de que a cadela está gravida, independentemente da data em que o exame foi feito.

Outra opção é o ultrassom

       
Dependendo da experiência e qualificação do profissional de radiografia, ele consegue detectar a gravidez quando os embriões têm apenas 16 dias de vida. Se o shih tzu for dócil o bastante, o procedimento pode ser feito sem o uso de sedativos. Se a cadela shih tzu for muito peluda, o operador da máquina terá que cortar os pelos da barriga a fim de que a sonda fique bem rente ao ventre.

Uma alternativa é o raio x. Ele perdeu espaço para o ultrassom, mas é muito útil para saber quantos filhotes de shih tzu estão presentes no útero no final da gestação. Ao saber o número da cria, pode-se salvar vidas, pois dá para conferir se todos os filhotes de shih tzu nasceram com segurança. O resultado do raio x pode denunciar um filhote que ainda está no útero, mesmo quando o trabalho de parto já parou. Neste caso, o ideal é ter a supervisão de um veterinário por perto.

Identificando os primeiros sinais

   
No começo, é preciso ter paciência. Cadelas shih tzu grávidas sofrem com enjoos matinais, assim como as pessoas. Porém, os enjoos só surgirão 21 dias após o acasalamento. Normalmente, os sintomas duram 1-2 semanas. No dia 21, observe as gengivas da cadela shih tzu. Se ela acasalou, as gengivas ficarão brancas. A mudança de cor se deve ao feto, que está se ligando ao útero, atraindo o sangue do corpo dela. Portanto, as gengivas da cadelinha shih tzu ficarão brancas por um ou dois dias. Não há nada com que se preocupar. Chame o veterinário se as gengivas permanecerem brancas por mais tempo.

Fique de olho em mudanças na índole do shih tzu


Há quem comece a suspeitar de uma gravidez quando a cadela shih tzu fica mais quieta do que de costume. Não há provas científicas para tanto, mas o fato é que, nessa fase, as mudanças nos níveis hormonais afetam cada fêmea de forma diferente. Por exemplo, enquanto algumas ficam mais reservadas, outras tornam-se mais carinhosas e carentes. Há ainda as que começam a isolar-se de tal forma que chegam a rejeitar companhia.

Observe atentamente para verificar se não há sintomas de doenças.


Apesar de mudanças no comportamento e na índole possam ser atribuídas a uma gravidez, não se pode descartar a possibilidade de algum problema de saúde. É importante monitorá-la de perto para conferir se não há sinais de disfunções, tais como perda de apetite, vômitos, diarreia, tosse, espirros ou corrimento vaginal.

Se ela acasalou e, algum tempo depois (dias ou semanas posteriores ao cruzamento), começou a rejeitar a comida, é mais provável que isso seja algum problema de saúde que deve ser verificado pelo veterinário do que uma gestação. Outros sinais de alerta incluem corrimento vaginal (o qual NÃO é normal quando elas estão prenhas) ou vômitos frequentes.

Dicas - Procure ter cuidado com a barriga da cadela, mesmo que ela não esteja prenha. Assim você evita machucá-la ou prejudicar possíveis filhotes de shih tzu.

Fonte do Texto: Wikihow
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato