O shih tzu é um cachorro inteligente? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O shih tzu é um cachorro inteligente?

Inteligência da raça Shih Tzu - Que o Shih Tzu  tem de beleza, perde em inteligência. Recomendado para quem quer treinar seu Shih Tzu ou simplesmente saber se o shih tzu é inteligente e sua posição no ranking de inteligência dos cães. Se os cachorros sem raça definida (SRD) fossem classificados, certamente estariam entre os primeiros da fila.

O shih tzu é um cachorro inteligente - Os Shih Tzus estão entre os últimos da lista de inteligência canina elaborada pelo psicólogo Stanley Coren. Ocupam a 70ª posição de um total de 79.OS shih tzu são considerados teimosos, pois por vezes fingem não obedecer à ordem do dono. Por um ponto o Shih Tzu desceu para a última divisão, encabeçando a lista do grupo de cachorros com inteligência de trabalho e obediência mais baixa!

Como foi realizado o estudo da inteligencia canina?


Coren elaborou um questionário, respondido por 208 juízes norte-americanos e canadenses, dos quais 199 (96%) foram respondidos de forma completa. Eles avaliaram um total de 133 raças e Coren chegou a um ranking de inteligência canina com 79 posições. O estudo foi publicado no livro “A Inteligência dos Cães”, em 1994.

Posição do shih tzu no ranking de inteligência

  
Shih tzu é muito bagunceiro - Embora o Shih Tzu esteja enquadrado no último grupo, das posições 70 a 79, minha experiência com o shih tzu leva a crer que ele está mais alinhado à descrição do grupo das posições 55 a 69.

Shih tzu é uma raça inteligente se for treinados várias vezes, com extra dose de persistência, o shih tzu ira agir como se tivessem esquecido completamente o que se espera deles. Sessões ocasionais de reforço serão necessárias para manter a performance do shih tzu em num nível aceitável. Se os donos trabalharem apenas o ‘normal’ para manter seus shih tzu adestrados, os shih tzu irão responder prontamente no primeiro comando em apenas 30% dos casos. E, mesmo assim, eles obedecerão melhor se o dono estiver muito perto deles fisicamente. Os shih tzu parecem estar sempre distraídos e obedecer apenas quando eles assim desejam.

O ranking de inteligência canina do Dr. Coren deve ser entendido mais como um ranking de adestrabilidade do que como um ranking de inteligência propriamente dito. Raças presentes nas últimas colocações do ranking não respondem bem a treinamentos e não gostam de treinos de repetição, não por serem mais ‘burras’, mas, aparentemente, por terem menos paciência e se distraírem facilmente com o ambiente. Em geral, cães de caça costumam se distrair facilmente pois o menor movimento no ambiente pode chamar sua atenção como uma possível presa. Apesar de tudo, o ranking continua sendo a melhor referência para futuros donos se informarem.

Inteligência do shih tzu


A inteligência de que fala Coren - um psicólogo de gente, mas que é apaixonado por cães - refere-se à rapidez com que um cão responde a comandos humanos. Essa inteligência é a “de obediência” ou “funcional”, que faz com que um shih tzu torne-se mais adaptado às necessidades das pessoas em termos de obedecer a fazer as necessidades no lugar certo, por exemplo.

Outro tipo de inteligência descrita por Coren é a "de aprendizagem” ou “adaptativa”, que está relacionada à capacidade de resolver problemas (encontrar comida para saciar a fome, por exemplo). Dessa forma, o ranking de inteligência canina mais conhecido do mundo adota o critério da Inteligência de Obediência e, embora controverso, tem sua utilidade:

A publicação mais famosa de Coren: A Inteligência dos shih tzu. Traduzida em 18 idiomas, seu conteúdo já foi manchete em vários jornais do mundo todo.

Meu Shih Tzu ainda tem jeito?


Claro! Por não figurarem entre os mais obedientes, os Shih Tzus exigem do dono uma dose extra de dedicação, paciência e persistência, além de ser necessário usar mais repetições durante o treinamento. Por mais que o Shih Tzu fosse um cão inteligente, ainda assim o dono precisaria entrar em cena:
Alguns pensam que, por serem tão espertos, os shih tzu vão entender tudo sozinhos, que eles ‘já nascem treinados’. Obviamente isto não acontece e em muitos casos é um fator de decepção do dono despreparado.

Se quiser treinar seu Shih Tzu, o trabalho deve começar "ontem". Quem sabe não desmentimos essa classificação? Algo que pode ajudar bastante no adestramento independentemente da raça shih tzu Dar recompensas pelos acertos (reforço positivo) na forma de petiscos como os bifinhos vendidos em Pet Shop.

Fontes do Texto: Dog’s Times/Seu Cachorro/Stanley Coren/AuAuAurelio
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato