Pode deixar o shih tzu ficar sozinho o dia todo? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Pode deixar o shih tzu ficar sozinho o dia todo?

Num passado não tão distante assim, os cachorros da raça shih tzu viviam ao ar livre e acompanhavam seus donos em seus trabalhos diários. Hoje, com a vida corrida que levamos, a maioria dos shih tzu acaba passando um bom tempo em casa e sozinho. Mais será que pode deixar o shih tzu ficar sozinho o dia todo? Vamos descobrir através desse artigo.

Mas será que você realmente pode deixar seu shih tzu o dia todo sem a sua companhia assim numa boa? Eis a questão. Ou melhor, questões, que vamos te explicar direitinho aqui e agora…

Uma questão de raça

  
Na realidade, não há um número de horas considerado correto para deixar seu shih tzu sozinho. O que acontece é que existem cachorro da raça shih tzu mais independentes, que ficam períodos maiores de tempo sozinhas sem nenhum problema, enquanto alguns shih tzu são mais digamos que ‘carentes’.

Então, na hora de escolher um filhotes da raça shih tzu, opte por aquele que se adaptará melhor ao seu estilo de vida e não o que te agrada fisicamente, ok? Afinal, amor não tem cor, tamanho nem raça.

Uma questão de hábito

 
Além disso, outro fator é importante e mais democrático que o anterior: O hábito. Por isso, é essencial acostumar o seu shih tzu para ficar sozinho em casa logo quando filhote com a rotina que terá pelo resto da sua vida.

Ou seja, nada de mimá-lo muito quando pequeno e depois de adulto deixá-lo mais solitário do nada, hein? Ele merece o seu melhor do início ao fim.

Uma questão de energia e de cuidado

 
Ao sair de casa, deixe seu shih tzu na companhia de brinquedos educativos, assim enquanto você fica fora, ele ficará mais tempo ocupado se exercitando ou brincando e menos tempo dormindo ou até destruindo suas coisas. Logo, todo mundo sai ganhando.

Outra dica interessante e fácil é ligar o radio numa estação mais calminha ou nesses programas de entrevistas. Não custa quase nada pra você e vale muito pra ele.

Lembre-se sempre ainda que quando vocês estiverem juntos, seu shih tzu deverá se exercitar, todos precisam gastar energia. É claro que o tipo e tempo de exercício dependem da idade do shih tz e até dos problemas de saúde, por isso procure um veterinário para te auxiliar na escolha correta.

Ah e nem precisamos dizer que água fresca à vontade é item obrigatório, né? Sem você, sim, mas sem água, jamais.
Uma questão de amor

O mais importante de tudo é entender que adotar ou comprar um cachorro da raça shih tzu é uma decisão séria, que deve ser muito bem pensada e analisada por todos os membros da casa.

Shih tzu é um animal sociável, conhecido como nosso melhor e mais fofo amigo, então se for pra não dar atenção e oferecer seu tempo, nem tenha um.

Afinal, estamos falando de uma vida que além de tudo deixa a nossa muito mais feliz. Aliás, quem tem um shih tzu e não desfruta da companhia dele, ah, perde muito mais que ele próprio, hein?

Fonte do Texto: Caes Mania
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato