Cuide da saúde do seu shih tzu seguindo os nossos 5 conselhos! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cuide da saúde do seu shih tzu seguindo os nossos 5 conselhos!

Neste artigo iremos partilhar com você 5 dicas muito úteis, a ter em conta quando falamos da saúde do seu shih tzu. Saiba tudo aqui! Você, que tem como companhia diária o seu shih tzu, sabe bem que manter a sua saúde é uma prioridade para o bem dele e de toda a sua família. E, por vezes, cuidar da sua limpeza e higiene, não é o suficiente.

Saiba que as pulgas podem picar o seu shih tzu cerca de 400 vezes por dia e, um passeio na praça, pode ser o suficiente para trazer uma infestação de pulgas com ele. Por isso, tome algumas medidas para manter seu shih tzu livre de doenças. Nós damos algumas dicas importantes.

Dê banho no shih tzu frequentemente!



A limpeza e asseio do seu shih tzu dependem dos banhos que você lhe dá. Além disso, o banho é uma altura conveniente para perceber se o shih tzu tem pulgas ou não. Geralmente, estes predadores entranham-se nos pelos do shih tzu, tornando complexa a tarefa de encontrá-los. Contudo, enquanto banha o seu shih tzu ou no momento de escovar, esteja atento aos sinais. Pontos pretos semelhantes a areia negra, perdidos entre o pelo, são provavelmente os dejetos das pulgas.

Limpe os lugares que seu shih tzu frequenta



Se usar produtos banais de limpeza, não consegue remover as pulgas. Saiba que apenas 5% delas se concentram no shih tzu, os 95% estarão no ambiente envolvente. Por isso, vai ter mesmo de comprar produtos próprios para acabar com elas.

Você pode usar esses produtos no chão, tapetes, sofás, rodapés e na cama do seu shih tzu. Além disso, pode também usar produtos próprios para o aspirador, para que possa, ao aspirar, eliminar as várias fases da pulga, evitando a sua propagação.

Para seu conhecimento, a reprodução das pulgas acontece rapidamente e você só percebe a existência delas já adultas.

Leve o seu shih tzu no veterinário sempre que possível



Só o veterinário pode verificar o estado de saúde exato do seu shih tzu. Ele pode fazer diagnósticos profundos e verificar se está ou não tudo bem com o shih tzu.

Se reparar que ele se está coçando demais, avise o médico dele, pois ele pode ter uma alergia à picada das pulgas, que convém tratar logo. Não adie a consulta, pois ele pode ficar anêmico ou com feridas de se coçar.

Recomenda-se o uso de anti pulgas



Para prevenir os vários tipos de pragas e vermes, o seu shih tzu deve estar protegido com a ajuda da ação de um anti pulgas. Coloque as doses do produto consoante o peso do shih tzu. Este ponto é muito importante, pois o shih tzu pode ingerir insetos contaminados. Atenção que certos vermes são perigosos também para os humanos.

Não passeie com seu shih tzu em sítios com pragas



Na hora do passeio, é mesmo importante que o seu shih tzu tenha sido protegido com anti pulgas. Além disso, evite levá-lo para jardins onde estejam outros cães infestados por pulgas. Elas pulam bastante e facilmente passam de um animal para outro. Evite sítios úmidos, quentes e com grama para passear seu shih tzu.

Fonte do Texto: Dicas Online
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato