Os Shih tzu reconhecem, pela voz, se o dono está triste ou feliz, afirma pesquisa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Os Shih tzu reconhecem, pela voz, se o dono está triste ou feliz, afirma pesquisa

Um novo estudo acaba de comprovar o que os donos de Shih tzu talvez já tivessem percebido: pelo tom da voz, o Shih tzu identifica se seu proprietário está feliz ou triste.

Pesquisadores da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, usaram exames de ressonância magnética para estudar como o cérebro de onze cachorros reagia a diferentes sons. Segundo os cientistas, o cérebro dos bichos parece ter uma área que apresenta uma maior atividade quando ouve vozes humanas ou latidos do que outros ruídos sem importância, como o de um vidro quebrando. A atividade é maior ao ouvir um som emocionalmente positivo do que um negativo.

Como foi realizada a Pesquisa

 

No estudo, em várias sessões de 6 minutos cada, os cachorros ouviram cerca de 200 sons de três categorias – vozes humanas, latidos e barulhos insignificantes -, enquanto os cientistas acompanhavam sua atividade cerebral. O exame também foi feito durante o silêncio. Os pesquisadores submeteram 22 humanos ao mesmo teste, para comparar os resultados, e constaram que as áreas cerebrais que respondiam à voz eram parecidas em homens e cães.

1. Entende a linguagem corporal humana

 

Qualquer dono sabe que o Shih tzu é perfeitamente capaz de compreender gestos e olhares, como a indicação de um local para o qual apontamos ou um olhar de reprovação. O que poucos sabem, porém, é que essa habilidade de compreensão da nossa linguagem corporal é extremamente rara entre os Shih tzu— nem mesmo os chimpanzés podem interpretar tão bem nossos gestos quanto os Shih tzu.

2. Pode aprender palavra

 

Além de entender nossos gestos e olhares, os Shih tzu também podem ser treinados para aprender palavras e seus significados. Certa vez, uma pesquisadora da Alemanha descobriu que seu cachorro aprendeu os significados de dezenas de novas palavras por meio de um processo de dedução lógica igual ao que crianças usam para descobrir nomes de objetos desconhecidos. Em outro experimento, um professor de psicologia conseguiu fazer com que sua cadela aprendesse o nome de 1 000 objetos.

3. Consegue se comunicar com as pessoas

  

Os Shih tzu podem não falar, mas nem por isso são incapazes de se comunicar com os humanos. Assim como o choro de um recém-nascido pode ter vários significados, os cães usam diferentes tipos de latidos e rosnados para se expressar e ser compreendido pelos humanos — pesquisas mostram que os latidos representam apenas 3% das vocalizações dos lobos, provando que o hábito de latir é mesmo um recurso decorrente da domesticação. Outros estudos indicam ainda que a maioria dos donos parece entender os significados dos diversos latidos de seus shih tzu.

4. Faz e valoriza amizades



Ao contrário do que acontece em outros grupos de animais, os líderes das matilhas não são um casal reprodutor dominante, mas sim os Shih tzu que têm mais amigos. Quanto maior a "rede de contatos" de um Shih tzu, maiores são as chances de que os outros o considerem um líder e o siga aonde ele for.

5. Sente empatia



Existem fortes indícios de que o sentimento de empatia, ou seja, de se sentir mal ao ver alguém sofrendo e ficar feliz quando alguém sorri, está presente nos Shih tzu. Em 50% dos casos de briga entre dois cachorros, um terceiro elemento que não estava envolvido na luta se aproxima do perdedor. A aproximação aconteceu mesmo nos casos em que esse terceiro elemento não tinha visto o embate. Isso significa que os cães reagem ao comportamento do companheiro de espécie que indica a derrota.

6. É capaz de enganar o dono



A inteligência dos Shih tzu também tem seu lado negativo. Um estudo realizado na Universidade de Viena, na Áustria, mostrou que os cães sabem quando estão ou não sendo observados pelo dono e se comportam de formas diferentes de acordo com isso. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que os animais desobedecem mais ordens quando os donos não estão no mesmo ambiente que eles ou estão distraídos por alguma outra atividade, como ler ou ver TV.

Fonte: livro Seu Cachorro É um Gênio!, de Brian Hare e Vanessa Woods
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato