Ser a Mãe ou a Dona do seu Shih tzu: Faz alguma diferença? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Ser a Mãe ou a Dona do seu Shih tzu: Faz alguma diferença?

Mãe de Shih Tzu- Donas de shih tzu muitas vezes ficam em dúvida se devem se expressar como “donas” ou verdadeiras “mães” dos seus shih tzu. Algumas se sentem mães, mas ficam constrangidas de externar este sentimento a outras pessoas.

Acredito que a grande maioria dos indivíduos tem a consciência que não deve deixar o seu shih tzu largado por aí, tratá-lo como escravo, mantê-lo constantemente preso ou deixá-lo passar fome. Ainda bem que tratar mal estes fiéis amigos é mais uma exceção do que uma regra.

Existe um grupo significativo que trata o seu shih tzu como um membro da família, como um verdadeiro “filho”:



  • Eles podem andar e ficar por toda a casa (respeitando alguns cômodos ou móveis – como aquele sofá reservado para as visitas); têm o seu próprio espaço com casinha e cama confortável; roupa lavada; comida e água na hora certa; um armário para guardar comida, brinquedos e roupinhas; visitas periódicas ao veterinário; banho e tosa para se manterem lindos.
  • Pessoas assim levam, com prazer, o seu shih tzu para fazer um passeio diário e nem pensam em sair para dar uma volta na praça sem levar junto o seu amigo.
  • Na hora de conversar com seu shih tzu, estas “mamães” usam o mesmo linguajar que costumam usar com os filhos, referindo-se a ele como “mãezinha”, “meu bebê”, “meu neném”, “filhinho da mamãe”.
  • Os shih tzu tratado assim dorme dentro de casa e, muitas vezes, no quarto da sua “mamãe”.
  • Se você se encaixa neste grupo, porque não se considerar e se expressar como uma verdadeira “mãe”.

Outro grupo que também ama os seus shih tzu prefere tratá-los com mais restrições. Pessoas deste grupo se comportam como “donos” e amigos:



  • Restringem o acesso do shih tzu a vários cômodos da casa, como quartos e sala de visitas.
  • O shih tzu dorme em sua casinha fora de casa ou na área de serviços do apartamento.
  • Cuidam da saúde e do bem estar do seu shih tzu com uma boa alimentação e visitas esporádicas ao veterinário – quando percebem algum problema de saúde ou na hora de vacinar.
  • Dividem o passeio diário com outros membros da família – quando moram em apartamento – neste caso o fazem principalmente como uma obrigação para que os shih tzu façam suas necessidades fisiológicas fora de casa e pratiquem algum exercício físico. Quando moram em casa, nem se preocupam com o passeio, já que o shih tzu tem o quintal para se exercitar.
  • Banhos são dados em casa, exceto no caso de algumas raças de pelo que exige maiores cuidados.

Algumas cidades dos Estados Unidos e de outros países mais desenvolvidos já até dispõem de legislação específica sobre este assunto. Pela lei, as pessoas são os “Guardiões” dos animais. O proprietário é o Estado, e não o indivíduo, e ele tem o poder de dizer quem vai cuidar do shih tzu, como ele será cuidado, onde ele irá residir, quais os tratamentos médicos que vai ou não vai sofrer e como deverá ser alimentado. 

Se o indivíduo não cuidar bem do seu shih tzu ele poderá ser resgatado pelo Estado e transferido para a guarda de outra pessoa ou para alguma organização especializada em cuidar de animais. Mesmo nestes casos, nada impede que as pessoas se sintam como “mães” dos seus cães.

Como você se interessou por este assunto, vale a pena você ler esta postagem publicada: Para o shih tzu você é como pai ou mãe, diz pesquisa, diz estudo.

Fonte do Texto: Fareja Pet
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato