5 coisas “bonitinhas” que seu shih tzu faz, mas que podem significar um pedido de ajuda! - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 coisas “bonitinhas” que seu shih tzu faz, mas que podem significar um pedido de ajuda!

Algumas atitudes do seu shih tzu servem como alerta para um problema. Conforme já explicamos em outro texto, quando ele encosta a cabeça na parede, pode indicar um sério problema neurológico. A forma como ele dorme, pode dar dicas de como ele se sente no lugar onde está.

Agora trazemos 5 comportamentos que parecem bonitinhos – e é – mas podem significar problemas de saúde e um pedido de ajuda!

Arrastar o traseiro no chão



Os shih tzu têm glândulas na região do ânus, que servem tanto para lubrificação como para exalar o cheiro que é responsável pela comunicação com outros cães. Às vezes essas glândulas inflamam, e o shih tzu arrasta o bumbum no chão como uma tentativa de resolver o desconforto. Mas pode significar verminoses, como tênis, que podem causar essa coceira na região do ânus do shih tzu, fique de olho nas fezes, caso veja algo branco, consulte o veterinário.

A constipação também causa bastante desconforto e ele pode tanto arrastar o bumbum no chão como ficar sentando, sem querer se levantar.

Esfregar o focinho no chão



Normalmente depois do banho os shih tzu gostam de fazer isso e é normal. No entanto fique de olho nesse comportamento recorrente. Os veterinários dizem que pode ser sinal de coceira ou dor de ouvido. A otite canina pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos shih tzu. Ela é denominada otite externa, otite média ou otite interna, variando de acordo com o local prejudicado pelo problema.

Em todas as causas ele, geralmente, esfregará a cabeça nas coisas. Ele pode estar sentindo muita dor, então procure um veterinário o quanto antes.

Coçar a orelha com as patas traseiras



É um comportamento muito comum do shih tzu. Ele pode fazer isso de vez enquanto para aliviar algum pelo no ouvido, por exemplo. Mas, ele não deve fazer isso o tempo todo. Geralmente, a coceira compulsiva na orelha é causada por infecções de parasitas, contaminação na orelha (de leveduras ou bactérias) ou ainda por um corpo estranho no ouvido (como um pedaço de grama).

Agachar-se (posição de oração)



Se um shih tzu assume a posição de oração com o peito no chão e a cauda no ar, provavelmente está qurendo brincar ou com uma forte dor abdominal. Quando um shih tzu tem dor no abdômen, geralmente é uma situação que inspira cuidados imediatos. Umas das causas mais graves da dor abdominal nos shih tzu é a pancreatite. Alguns shih tzu podem ter pancreatite quando comem alimentos muito gordurosos e pode ser perigoso para a sua vida.

Normalmente shih tzu têm esta doença que causa a falta de apetite e vômito. Enquanto seu shih tzu faz o seu melhor para se recuperar, você deve levá-lo ao veterinário.

Perseguir a própria cauda



Algo está errado. Se você observar que o seu shih tzu realmente tenta muito ir atrás da própria cauda, mordê-la e até mesmo mastigá-la, você pode pensar em marcar uma visita ao veterinário. Às vezes os shih tzu vão perseguir suas caudas porque eles estão sendo incomodados por vermes ou pulgas ou passando por algum outro tipo de problema veterinário. Pode ser, inclusive, problema neurológico. Shih tzu ansiosos ou deprimidos também podem perseguir o rabo.

Fontes: Mundo Animal / Dicas Peludas / Perfeito
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato