5 Sintomas de que seu shih tzu está com vermes - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Sintomas de que seu shih tzu está com vermes

Por mais bem cuidados que o seu shih tzu sejam, eles estão expostos a diversos tipos de parasitas, especialmente os vermes, que podem afetar não somente o shih tzu, como também os tutores e, principalmente, as crianças.

Confira os principais sintomas das verminoses, de acordo com a veterinária Bárbara Benitez, da Equilíbrio:

1 – Shih Tzu com Perda de peso!

  

“Os vermes se alimentam das proteínas e/ou sangue oriundo dos tecidos do shih tzu, isso faz com que o animal filtre menos nutrientes do que realmente precisa. Além disso, os vermes provocam lesões que comprometem a digestão e dificultam a absorção dos alimentos.”

2 – Shih Tzu com Mudança na pelagem


“ A pelagem fosca e/ou desajeitada pode indicar a presença de um parasita. A desidratação, bem como a má absorção de nutrientes, pode ocasionar uma infecção parasitária e refletir no pelo do shih tzu.”

3 – Notou que o abdômen do shih tzu está maior?


“Não confunda o aumento abdominal como sinais de que o shih tzu está ganhando peso e/ou engordando. Um abdômen com vermes tende a ficar inchado e ocasionar o aumento de volume na barriga. Um teste rápido que pode ser feito é apalpar o abdômen e notar se o shih tzu sente desconforto quando você toca.”

4 – Avalie a gengiva do shih tzu!


“A gengiva deve estar sempre rosada, pois isso indica que o shih tzu está saudável. Se tiver pálida e/ou branca, pode sinalizar uma anemia, ou então qualquer outro sintoma que pode ser provocado por um parasita.”

5 – Cuidado com a diarreia e as fezes do shih tzu!


“A diarreia tende a ser um dos sinais de que a barriga do shih tzu está com vermes, por isso, verifique a situação das fezes do shih tzu. Quando escuras ou esverdeadas, pode ser um sinal de que estão com sangue, o que pode indicar uma necatoríase – doença parasitária ocasionada por vermes que fixam nas paredes do intestino delgado e causa o sangramento.

Muitas vezes, podem ser observados ovos de parasitas nas fezes, por isso observe e veja se há algum indício.”

Procure por indícios: “Veja se o shih tzu está roçando o bumbum no chão, isso pode ser um indício de que o shih tzu sente coceira na região do ânus. O prurido é causado por ovos de parasitas que podem estar saindo do reto e grudando no pelo do shih tzu. Observe, ainda, a cama e os lugares onde o shih tzu costuma ficar. Os ovos podem ser vistos nestes espaços.

Lembre-se: use sempre uma luva e pedaços de madeira ao mexer nas fezes procurar pistas.”

O MAIS IMPORTANTE: "Ao identificar algum desses sinais, o tutor deve levar o shih tzu rapidamente ao médico veterinário, pois, quando não tratado a tempo, o pet pode piorar e desenvolver problemas mais sérios de saúde”, conclui a veterinária.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato