7 Comportamentos dos shih tzu quando querem nos dizer algo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Comportamentos dos shih tzu quando querem nos dizer algo

Estranhe se o seu shih tzu começar a se comportar de forma diferente do que o de costume. Assim como nós, os shih tzu mudam o seu comportamento quando estão passando por um problema de saúde. Como a comunicação verbal não é a mesma, eles precisam se valer da linguagem gestual para comunicar aos seus cuidadores pelo que estão passando.

Para saber o que pode indicar um problema de saúde, veja quais são os principais comportamentos dos shih tzuque merecem atenção e cuidado!

1 – Chacoalhar a cabeça

 

Quando o shih tzu mexe a cabeça de um lado para o outro de forma insistente não pense que ele está fazendo manha. Ainda mais se estiver choramingando é um típico sinal de que o shih tzu está sofrendo de otite, uma infecção comum de atingir o ouvido dos shih tzu.

Além disso, o shih tzu que estiver com otite pode começar a coçar demais a cabeça. A otite canina afeta o conduto auditivo, assim, o shih tzu produz maior quantidade de cera, a qual ganha coloração diferente do normal. Outros sintomas da doença são cheiro ruim nas orelhas do shih tzu, que se mostram inchadas e vermelhas, e o shih tzu pode querer coçar-se esfregando elas nos móveis de casa.

Se o caso estiver mais grave, ele pode perder a audição e o apetite, além de sair pus dos seus ouvidos.

2 – Ficar menos ativo

 

Se o seu shih tzu sempre está se movimentando, brincando e é bem ativo, estranhe se de repente ele mostra-se mais parado e desanimado. Essa mudança pode ser um sinal de que ele esteja com dor na coluna ou mesmo sofrendo de artrose, doença degenerativa e crônica que desgasta as cartilagens dos ossos, limitando os seus movimentos.

Mesmo que sejam os shih tzu mais velhos os que estão mais propensos a desenvolver o problema, pode atacar shih tzu filhotes também.

Além de ficar mais quieto, outros sintomas da doença são mancar, principalmente, quando o dia está frio, dormir mais do que o de costume e correr com as patas traseiras juntas.

Embora não seja definitivo, cães que estão obesos, que são sedentários e que possuem lesões articulares podem desenvolver a artrose canina com mais facilidade.

3 – Buscar lugares quentes



Outro comportamento dos shih tzu que merece nossa atenção é quando eles ficam sempre em busca de um cantinho quente para se acomodarem, mesmo quando não está muito frio.

Nesse caso, ele pode estar com hipotireoidismo, causado pela redução na produção dos hormônios da tireoide.

A doença faz com que o metabolismo do shih tzu se torne mais lento, assim, a temperatura do seu corpo cai e o frio é mais comum.

Outro sinal de que o seu shih tzu pode estar com esse problema é se ele está passando mais tempo do que o normal embaixo do sol.

4 – Se coçar demais

 

É normal os shih tzu se coçarem, mas se você observar que a coceira é exagerada são bons os motivos que você tem para levá-lo ao veterinário. As causas da coceira são variadas, como a otite canina, mas também pode indicar alergia alimentar, nesse caso, o mais comum é que o shih tzu se coce em diferentes partes do corpo.

Se for alergia alimentar, outros sintomas são os vermelhidões que surgem pelo corpo e o fato do cão lamber-se demais as próprias patas. Feridas, queda do pelo e cheiro ruim são sintomas que podem acompanhar o problema.

A seborreia canina é outra doença que causa muita coceira no cão, sendo que nesse caso o problema está associado à produção de sebo e queratina. Assim, eles podem se coçar demais no rosto, nas patas, nas axilas, no abdômen, no pescoço, no ouvido e nas áreas genitais.

5 – Esfregar a pata no rosto


 

Você pode achar que ele está fazendo charminho, mas esfregar a pata no rosto insistentemente pode ser sinal de que o shih tzu está sentindo dor. Ele pode estar com a chamada doença do olho seco, causada pela falta de lubrificação, ou mesmo com conjuntivite.

Esfregar o rosto também pode indicar dor na gengiva, provocada pelo tártaro em excesso e mesmo por possíveis fraturas nos dentes.

6 – Tossir em excesso

 

Quando o cão tosse pode não parecer nada demais, porém, esteja atento se a tosse muito constante. Nesse caso, ele pode estar com a gripe canina ou bronquite, sendo que no primeiro caso é mais comum em shih tzu que vivem com outros animais e no segundo as causas são genéticas.

7 – Ficar sem comer



Essa possivelmente é a mudança de comportamento que mais chama a atenção de quem tem um shih tzu. No entanto, essa mudança de comportamento pode indicar vários problemas e o melhor é buscar a ajuda de um profissional especializado.

Esteja atento ainda para outros sinais:

  1. Tremedeira
  2. Muito choro
  3. Andar curvado
  4. Respiração ofegante quando parado
  5. Bebe muita água
  6. Parece estar com medo

Os shih tzu podem ter ainda doenças como anemia, verminose, diabete e doença cardiovascular, entre outras. Por isso, não tarde em diagnosticar o problema do seu shih tzu e oferecer a ele o tratamento adequado.

Fique de olho nesses comportamentos e você saberá quando seu shih tzu precisa de ajuda!

 Veja nessa breve apresentação o porque você deve parar de dar ração pro seu shih tzu HOJE mesmo ....

É A Vida Do Seu Shih Tzu Que Está Em Risco!!

Quero salvar a Vida do Meu SHIH TZU



Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato