Devo fazer roupinha de frio para o meu shihtzu? Saiba aqui - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Devo fazer roupinha de frio para o meu shihtzu? Saiba aqui

De acordo com a veterinária Monica Almeida, do Centro de Controle Zoonose (CCZ) de São Paulo, agasalhar os shihtzu é um sinal de cuidado. Quem não suspira apaixonado com um shihtzu de roupinha? Apesar de deixar o shihtzu com mais charme, as roupas produzidas especialmente para os cães dividem opiniões entre tutores.

Enquanto alguns acreditam que essas peças não são indicadas para os shihtzu, outras pessoas apostam nestes itens para aquecer os shihtzu, especialmente na época mais fria do ano. Mas, o que dizem os especialistas sobre essa utilização?

Devo fazer roupinha de frio para o meu shihtzu? shih tzu sentem frio

 

De acordo com a veterinária Monica Almeida, do Centro de Controle Zoonose (CCZ) de São Paulo, sim os shihtzu sentem frio sim! agasalhar os shihtzu é um sinal de cuidado. “No inverno elas [roupinhas] deixam de ser luxo e passam a ser necessidade. 

O agasalho ajuda a manter a temperatura do shihtzu que é de 39 graus”, explica a especialista em entrevista ao site oficial da protetora Luisa Mell. Sendo assim, o uso de vestimentas em shihtzu pode ser colocado em prática, mas de forma consciente.

Função e características das roupas para shihtzu

Todos os shihtzu podem usar roupinha, principalmente, durante o período do inverno, quando as temperaturas baixam e a sensação de frio aumenta. “Engana-se quem pensa que shihtzu de pelagem longa não precisam usar roupas. 

Os shiht-zu, são raças pequenas e por isso estão mais suscetíveis a doenças como gripe e pneumonia”, garante a veterinária Ronivaiana Almeida, também em entrevista à Luisa Mell.

Mas, mais do que esquentar, as roupinhas utilizadas em shihtzu precisam ser confortáveis. De acordo com as veterinárias, não é indicado optar por vestimentas que possuam zíper ou sejam de tecidos que provoque coceira no shihtzu.

Atenção ainda para o tamanho das peças, que devem ser ideais para os shihtzu facilitando o caminhar dos animais. Além disso tudo, é importante comprar roupinhas com aberturas na parte traseira, permitindo que o shihtzu faça as necessidades sem se sujar.

Cuidados com os shihtzu no inverno

• Os banhos devem ser dados em dias mais quentes e com água morna
• Após o banho, os pelos devem ser secados com secador
• Evitar tosar o shihtzu, exceto se for uma tosa especial para facilitar o uso de roupas
• O shihtzu não deve dormir ao relento. Se o animal ainda não tem casinha, no inverno é fundamental comprar uma
• Roupas para shihtzu não são apenas luxo. Mesmo shihtzu com pelagem longa, mas que não são adaptados a temperaturas mais baixas, devem usá-las
• Verificar se o cartão de vacinação está em dia. No inverno, os shihtzu estão mais sujeitos a doenças como a gripe e a cinomose
• Passear com o shihtzu nos horários mais quentes do dia
• Aumentar a alimentação do shihtzu em 20 a 30%

Como fazer roupa para o shihtzu?

Nas lojas de pet shop existem diversas opções de roupinhas para shihtzu, desde as mais enfeitadas até as simples. Contudo, há uma forma de economizar dinheiro e mesmo assim aquecer o shihtzu com uma roupinha, isto é, fazendo a própria em casa.


Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato