Dicas caseiras para shih tzu com diarreia

Uma dieta suave, com peito de frango desfiado e sem temperos, e banana amassada podem ajudar os shih tzu a se recuperarem de uma diarrei. Assim como nos humanos, a diarreia em shih tzu pode ter diversas causas diferentes, pode ser por conta de alguma porcaria que o shih tzu comeu, mudança repentina da dieta, alergias alimentares e pode ser sintomas de outras doenças, como estresse, doenças virais ou bacterianas e até doenças crônicas.

A diarreia é um problema de saúde que costuma se resolver por si só, porém causa bastante incômodo e pode deixar o shih tzu desidratado, mole e fraco. Nos casos mais graves ou quando a diarreia dura por muito tempo, o ideal é procurar um médico veterinário para que ele veja qual a causa e o melhor tratamento para o problema.

Em casos mais leves de diarreia, alguns tratamentos caseiros podem ajudar o seu shih tzu a melhorar de forma mais rápida.

1 – Jejum


   

Às vezes, tudo o que um shih tzu precisa é de um tempo para que o seu trato gastrointestinal se cure sozinho e volte a funcionar normalmente. O jejum por 12 a 24 horas permite que o sistema elimine qualquer “sujeira”, coisa ruim ou estragada que tenha causado o problema e volte a funcionar de forma normal e saudável. Porém, não se esqueça de manter seu shih tzu hidratado durante esse período sem comida. Ofereça sempre muita água e soro, ou algum outro líquido que um veterinário venha a indicar, mas tome cuidado para que eles não bebam demais, pois pode causar vômitos.

A diarreia é um problema de saúde que costuma se resolver sem a necessidade de medicamentos.


2 – Dieta suave

 

Quando o shih tzu estiver voltando a comer, o ideal é oferecer para ele alimentos mais leves e suaves, sem temperos e de fácil digestão. Peito de frango sem pele cozido somente na água e sem tempero é uma boa dica. Ofereça para o shih tzu bem desfiado ou triturado, para não correr o risco de que ele engula pedaços muito grandes. O frango pode ser acompanhado de arroz branco (também sem tempero) ou de uma banana madura bem amassadinha.

Primeiro vá oferecendo pequenas porções para o shih tzu a cada duas a três horas e vá aumentando a quantidade de comida pelas próximas 24 horas. Depois desse período, comece a reintroduzir lentamente o alimento canino que o shih tzu costuma comer normalmente. Vá misturando o alimento na dieta leve aos poucos até que ele esteja comendo só a comida para shih tzu de sempre.

Em caso de diarreia causada por alergia alimentar o médico veterinário vai indicar a melhor forma e melhor comida para o shih tzu passar a comer.

Independente do caso, o ideal é sempre conversar com o médico veterinário para que ele possa indicar o melhor tratamento para o seu shih tzu.

3 – Alimentação holística

   

Por ajudar a facilitar a digestão e a desintoxicação, a alimentação holística é bastante indicada nesses casos. Sementes de chia e banana-da-terra ou banana-nanica também são indicadas, pois acredita-se que esses alimentos podem oferecer benefícios naturais de cicatrização do sistema gastrointestinal. As sementes de chia possuem fibra e a banana possuem propriedades antimicrobianas.

IMPORTANTE – Independente da causa da diarreia no seu shih tzu, sempre procure um médico veterinário e fique de olho nos sintomas que o shih tzu pode vir a apresentar.

Fonte: I Heart Dogs