Shih tzu com espirro reverso - O QUE FAZER? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu com espirro reverso - O QUE FAZER?

SEU SHIH TZU TEM ESPIRRO REVERSO? Em torno de 60% dos shih tzu apresentam o sintoma do espirro reverso. Meu shih tzu já teve algumas vezes este tal de espirro reverso! O shih tzu fica paralisado, parecendo que esta engasgado ou morrendo sem conseguir respirar!

É um pouco desesperador. Se o seu você não sabe o que é, venha conhecer um pouco mais sobre o espirro reverso nos shih tzu.

O espirro reverso pode durar segundos ou minutos. É mais comum os shih tzu filhotes apresentarem o sintoma, e não pode ser caracterizado como doença.

Por que o espirro reverso acontece com os shih tzu?

 

A causa mais comum do espirro reverso nos shih tzu é a irritação do palato mole e da garganta. Esta irritação pode acontecer devido a alergia, poeira, ácaros, perfumes, produtos químicos domésticos, alimentos inadequados, excitação e até mesmo quando o shih tzu puxa muito a coleira apertando seu próprio pescoço. O ideal para passeios são as coleiras que pegam no nosso dorso!

Conheça os sinais do espirro reverso?

 

Quando o shih tzu está tendo um episódio de espirro reverso:

  •    O shih tzu Fica parado
  •    O shih tzu Estica o pescoço
  •    O shih tzu Cotovelos afastados
  •    O shih tzu Olhos arregalados
  •    O shih tzu Movimentos rápidos inspiratórios com a boca fechada
  •    O shih tzu Sons vindo das passagens nasais
  •    O shih tzu Tosse

O que fazer na hora que um  shih tzu estiver com espirro reverso?


Comece a massagear suavemente a garganta do seu shih tzu.
Outra ação que pode ajudar é fechar brevemente o focinho do shih tzu até que a sua boca dele abra e consiga engula ar.

Veja o vídeo abaixo!


É necessário tratar o espirro reverso?


A maioria dos shih tzu que tem este espirro ao contrário pode levar perfeitamente uma vida normal. Geralmente estes episódios são inofensivos e, geralmente, não é necessário tratamento médico.

Mas se você enfrenta crises frequentes e os episódios são graves, é melhor levar o seu shih tzu ao veterinário, pois a causa pode ser outra, como as abaixo:

  •     Infecções virais
  •     Pólipos
  •     Palato mole alongado
  •     Ácaros nasais
  •     Colapso da traqueia (este é o mais importante)

Saiba a diferença entre espirro reverso e colapso da traqueia:


O colapso de traqueia pode ser confundido com o espirro reverso ou vice e versa, mas já requer uma atenção maior pois nesse caso sim o shih tzu pode parar de respirar por sufocação e morrer.

No colapso da traqueia os sintomas incluem tosse (tosse de ganso como é conhecida devido ao seu som), mímica de vômito e falta de ar.

A tosse é comumente pior durante o dia quando o shih tzu está mais ativo e menos intensa a noite quando o animal está em repouso (diferente da tosse dos canis quando ela piora durante a noite). A tosse pode iniciar-se devido a excitação, pressão traqueal (coleira) ou por comer ou beber.

Se o episódio criar sons quando excitado ou depois de comer ou beber, ou ainda abrir os membros anteriores e estender o pescoço e arfar com um rítmico Snork! Snork! Snork!, como se estivesse morrendo ou agonizando, tenha certeza que está diante do ESPIRRO REVERSO.

Se a respiração através da boca emitir um ruído estridente ou se há tosse reflexiva após tocar sutilmente seu pescoço, podemos estar diante de um COLAPSO DE TRAQUÉIA.

Em caso de dúvida, procure o veterinário para a palavra final. O diagnóstico definitivo do colapso de traqueia só pode ser obtido por meio de radiografias, fluoroscopia, ultra-sonografia e traqueobronscopia.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato