Shih Tzu deprimidos são capazes de cometer suicídio - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu deprimidos são capazes de cometer suicídio

Se não tratado da depressão, o shih tzu pode cometer suicídio, mas de uma maneira inconsciente. Por exemplo, deixando de se alimentar e ficando desnutrido. A depressão é um dos principais problemas psicológicos que afetam os seres humanos.

De acordo com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), o indivíduo que é portador deste distúrbio “sente angústia, ansiedade, desânimo, falta de energia e, sobretudo, uma tristeza profunda. Às vezes tédio e apatia sem fim”.

Contudo, esta doença não é específica dos humanos, pois também pode afetar os animais irracionais, inclusive os shih tzu.

E, se não tratados podem cometer suicídio, mas de uma maneira inconsciente. Em outras palavras, pode-se dizer que os shih tzu acabam tomando atitudes que o levam à morte devido ao estado de depressão.

Mas afinal, porque os shih tzu sentem depressão?

  

Passar por situações traumáticas pode deixar o shih tzu deprimido. Assim como no caso dos seres humanos, o shih tzu pode entrar em uma profunda depressão caso perca o tutor, seja de forma momentânea em uma viagem por exemplo ou de uma maneira permanente, no caso da morte do responsável mais próximo do shih tzu.

Abandono também pode ser uma causa para depressão. É difícil imaginar como fica a cabeça do peludo, que antes contava com o apoio de uma família, tinha abrigo, comida de qualidade, água limpa e, principalmente, amor. Mas, de repente perde tudo isso.

A saudade do dono a quem ele ama, a melancolia de um passado feliz e a tristeza pelo desprezo podem ser motivos reais e consistentes para levar o shih tzu à um estado de depressão.

Outras razões para a depressão em shih tzu são situações de maus tratos, tédio, estresse contínuo, cadelas que perderam suas crias, cães que perderam outros irmãos caninos ou companheiros etc.

Sintomas deste problema


Quando ocorrem situações como as já citadas anteriormente, os shih tzu podem apresentar uma tristeza profunda.

A falta de apetite e este é a pior consequência da depressão, tendo em vista que sem se alimentar corretamente o shih tzu fica desnutrido e por isso exposto às bactérias, vírus, parasitas e outros micro-organismos causadores de patologias graves e, muitas vezes, fatais.

Desta forma, os shih tzu acabam morrendo por problemas desencadeados por eles mesmos, por isso que há um suicídio, mesmo que de forma inconsciente.

Também são sinais de depressão em shih tzu o ato de lamber compulsivamente, causando ferimentos como dermatites ou granuloma; desinteresse pelas coisas que antes eram divertidas, como brincar; e muita sonolência, situação que faz o shih tzu preferir dormir do que realizar atividades físicas, como correr, buscar uma bolinha etc.

Dicas para salvar o shih tzu da depressão


Seja você um tutor ou uma pessoa que presenciou um shih tzu de rua nestas situações, tente ajudá-lo a se recuperar, pois desta maneira você estará salvando uma vida. Portanto, segue algumas dicas de como auxiliar um shih tzu depressivo:

  •     Converse com o shih tzu, pois desta maneira você demonstra para ele que tem alguém que se preocupa com o bem-estar dele e que estará ao seu lado nos momentos difíceis;
  •     Saia para passear com o shih tzu, mesmo que ele não demonstre interesse. A rotina junto ao tutor vai ajudá-lo a tornar-se feliz novamente;
  •     Busque ajuda nas músicas relaxantes e em volumes baixos, alguns shih tzu podem se adaptar bem a este tipo de terapia;
  •     Demonstre interesse pelo shih tzu, estimule brincadeiras e se esforce para que ele se alimente;
  •     Outra dica imprescindível é buscar ajuda de veterinários, isso porque um profissional vai saber quais os procedimentos necessários para evitar desnutrição e o contágio de doenças no shih tzu.

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato