5 atitudes suas que podem deixar seu shih tzu infeliz - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 atitudes suas que podem deixar seu shih tzu infeliz

Todo mundo que ama animais quer fazer o seu shih tzu mais feliz. Estamos sempre tentando melhorar a vida deles, dando amor e carinho sempre que podemos. Existem alguns hábitos das pessoas que fazem com que o shih tzu fique muito infeliz.

A vida deles é tão curta, temos que deixá-los felizes o máximo que pudermos. Separamos uma lista com 5 atitudes suas que podem estar deixando seu shih tzu infeliz. Vamos lá:

Não sair pra passear com o seu shih tzu



Esse é um dos problemas mais comuns quando temos um shih tzu em casa. No início vem a empolgação, ficamos ansiosos para sair com o shih tzu depois das vacinas. Mas aí vem a rotina, e o passeio com o shih tzu começa a ser deixado de lado. Quase nada deixa um cachorro tão feliz quanto passear.

Por que privar isso da vida dele? Pegue seu shih tzu, coloque a coleira e ande com ele de 15 a 30 minutos. Você vai ver que ele vai se tornar um shih tzu mais calmo, equilibrado, feliz e satisfeito. Passear com o shih tzu é fundamental pra vida dele. Veja aqui a importância do passeio.

Tirar a comida do shih tzu enquanto ele come


É até comum algumas pessoas pegarem o pote de ração enquanto o shih tzu está comendo, ou pegar um brinquedo enquanto ele está roendo. Isso é porque as pessoas querem mostrar pro shih tzu quem manda e que o cão deve respeitá-las. Normalmente, quando um shih tzu fica possessivo com comida ou brinquedos, é porque o dono não soube agir como líder em diversos aspectos e não soube estabelecer barreiras.

+Veja aqui  que o shih tzu pode comer alem da ração.

Ou seja, você vai causar o oposto do que você queria no seu shih tzu. Deixe seu shih tzu comer em paz. Para que ele não fique agressivo enquanto come ou enquanto tem algum brinquedo, acostume desde filhote a estar perto dele. Faça carinho nele enquanto ele come, mexa na ração. Apenas NÃO TIRE a ração ou o brinquedo dele.

Castigá-lo dentro de uma gaiola / caixa de transporte



Vamos lá. Caixas de transporte são excelentes ferramentas de treinamento, mas, a ideia do treinamento na caixa é tornar a caixa um lugar divertido e seguro para o shih tzu relaxar, embora muitos usem para punir o shih tzu quando ele faz algo errado. Isso apenas leva o shih tzu a odiar a caixa de transporte e quando você precisar usar a caixa pra alguma coisa (viagens de carro, viagens de avião, veterinário etc), isso será completamente estressante para o shih tzu.

Não adianta castigos em que ele deveria “pensar” como uma criança faria, porque Shih tzu é cachorro e não ser humano.

Gritar com o shih tzu por qualquer coisa



Imagina que você entra em um novo emprego e o único treinamento que seu chefe te dá é gritando quando você erra. Você ia odiar ir pro trabalho. E você não saberia o que deveria saber, saberia apenas que quando você faz algo, alguém berra no seu ouvido. Se você tem um shih tzu que nunca foi ensinado, e você grita com ele o tempo todo, ele ficará estressado, medroso, ansioso e assustado. Ele sabe que você está bravo mas não entende o porquê, porque ninguém ensinou pra ele o certo.

Gritar com seu shih tzu por qualquer coisa não ajuda-o em nada, apenas serve pra deixá-lo estressado.

+Veja aqui algumas dicas pra ter um shih tzu educado.

Deixar o shih tzu sozinho em casa por muito tempo



Esse é um dos assuntos que mais recebemos por e-mail. Muitas pessoas sonham em ter um shih tzu, mas elas trabalham o dia todo e o shih tzu teria que ficar sozinho. Aí perguntam pra gente: qual raça fica bem por 12 horas sozinha em casa? Resposta: NENHUMA. Os shih tzu são animais sociais e de matilha, que foram feitos para terem companhia constante, seja dos humanos ou de outros cães.

+Veja aqui algumas dicas pra deixar o shih tzu sozinho em casa.

Referência: The I Love Dogs Site
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato