5 comportamentos dos shih tzu quando estão tentando se acalmar - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 comportamentos dos shih tzu quando estão tentando se acalmar

A linguagem corporal dos SHIH TZU nos ajuda a entender quando estão estressados, ansiosos ou assustados. Assim como os humanos, os shih tzu também desenvolvem algumas técnicas para se manterem calmos diante de situações de estresse.

Apesar dos shih tzu não falarem, podemos entender o que eles estão sentindo se soubermos analisar a linguagem corporal.

Turid Rugaas, um renomado adestrador norueguês, afirma que existem mais de 30 maneiras dos cães evitarem situações em que se sentem ameaçados e se manterem calmos.

Veja os 5 comportamentos mais comuns dos shih tzu quando estão tentando se acalmar diante de algo que os deixam estressados, ansiosos ou assustados:




  1. Evita contato visual – Quando um shih tzu vira a cabeça e evita o contato visual de qualquer maneira, significa que ele não está confortável naquela situação ou se sente ameaçado pela pessoa ou por outro animal. É muito comum que as pessoas confundam esse comportamento com “sentimento de culpa”, mas na verdade, o shih tzu está desconfortável com seu tom de voz ou com a sua linguagem corporal.
  2. Lambe o próprio lábio – Os shih tzu costumam fazer isso quando estão ansiosos ou muito empolgados.
  3. Congela ou anda bem devagar – Quando um shih tzu estranha a presença de alguém (pessoa ou outro cão), pode ser que ele fique sem saber como reagir e acaba congelando (ficando parado) ou ande bem devagar até saber se é realmente uma ameaça. Se você estiver se aproximando de um shih tzu e ele se comportar dessa maneira, é melhor diminuir o passo e evitar o contato visual. Dessa maneira, ele vai perceber que você não é perigoso para ele.
  4. Boceja – Quando um shih tzu boceja mesmo estando sem sono, é porque está em uma situação estressante.
  5. Se aproximar de outro cão de maneira cautelosa – É comum que os shih tzu se aproximem devagar uns dos outros, para saber como será a reação do possível novo colega. E, para mostrar que não é preciso se preocupar com ele, porque não se trata de uma ameaça.
 
A famosa "cara de culpa" geralmente é um sinal de que o shih tzu não está confortável com a situação.

Referência: Bark Post
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato