5 Opções de tosas para shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 Opções de tosas para shih tzu

O shih tzu é uma raça de cachorro pequeno originária do Tibete e da China cujo nome significa "cachorro leão". É caracterizada pelo seu pelo abundante e pela sua expressão facial agradável, o que confere uma aparência bonita e terna ao animal.

A personalidade divertida deste cachorro faz dele o pet ideal para famílias com crianças, pois elas encontram muitas horas de diversão ao seu lado. Apesar do seu tamanho, o shih tzu desenvolve um corpo robusto e rechonchudo, podendo pesar quase 8 quilos.

Parte dos cuidados a ter com um shih tzu é a conservação do seu pelo, tanto para garantir que ele tem uma aparência bonita como para evitar a formação de nós, muito frequente na raça. Por esses motivos, o PeritoAnimal sugeriui 5 tipos de tosas para shih tzu para que você possa escolher a sua favorita!

1. Tosa de Bebê para shih tzu



Antes de completar um ano de idade, ocorre uma mudança no pelo do shih tzu típica em todos os cachorros. Durante esta etapa, o problema com os nós piora e, por esse motivo, é recomendado que o cachorro tenha o pelo curto, simulando o aspeto de filhote, mesmo na idade adulta.

Você pode tosar o shih tzu em casa caso tenha experiência em todas, ou deixar a tarefa para um profissional para que o resultado seja melhor. Geralmente, o pelo do corpo e das patas é cortado bem curto e o pelo da cauda, da cabeça, das orelhas e do bigode é aparado, garantindo que estas zonas não ficam completamente sem pelo. Com esse penteado, o seu cachorro vai ficar bonito e, em simultâneo, livre de nós.

>>>Como da banho no shih tzu

2. Tosa longa para shih tzu



O maior problema do pelo do shih tzu são os terríveis nós que se foram quando o tutor não tem o cuidado necessário, sobretudo se você quer que o cachorro tenha pelo longo. O ideal é que você umedeça o pelo com um condicionador adequado para cães e desfaça os nós com os dedos para reparar sem puxar demasiado a pelagem. Se isto não funcionar, use um pente de dentes largos chamado de ancinho.

Depois de desfazer os nós, use uma escova de cerdas suaves para dar forma a todo o manto, escovando até a zona abaixo das orelhas e da causa e garantindo uma aparência bonita em todo o resto do corpo.

>>>Como fazer hidratação no pelo do shih tzu

3. Tosa de leão para shih tzu



Alguns tutores preferem dar ao seu shih tzu um penteado que combine com o nome da raça, embora o cachorro ganhe uma aparência ainda mais adorável ao invés de imponente. Estamos falando da tosa de leão, também chamada de tosa "de pelúcia" por algumas pessoas.

Este penteado também pode ser feito em casa ou por um profissional: todo o pelo que cobre o corpo, as patas e a cauda é tosado. Apenas se deixa o pelo comprido em torno da cabeça, que deve ser escovado de forma a ficar mais volumoso, que nem uma juba de leão. É garantido que você o seu shih tzu se vão divertir com esta mudança de visual. Seja criativo e dê uma aparência bonita ao seu pet, brincando com o seu pelo!

>>>Shih tzu com queda de pelo

4. Tosa japonesa para shih tzu



Embora existam diferentes estilos dentro da tosa japonesa, todos têm em comum o pelo das orelhas longo e patas muito peludas que podem ter um formato arredondado ou bem triangular. É uma tosa muito especial que, sem qualquer dúvida, necessita de ser feita por um especialista em estilismo canino.

>>>Receita caseira para hidratar o pelo do shih tzu

5. Tosas com coques, rabos ou tranças para shih tzu



Por último, você pode optar por uma tosa de pelo médio ou semi-longo que inclui um elástico para fazer coques, rabos de cavalo e tranças. Este é um dos tipos de tosa para shih-tzu mais populares, mesmo em competições profissionais: um pequeno coque na cabeça.

Quer você corte o pelo do corpo ou deixe consideravelmente longo (contudo, sem ser um obstáculo à mobilidade do cachorro), o coque confere uma aparência encantadora e chama mais a atenção para o rosto do shih tzu, cujo formato é frequentemente comparado com um crisântemo.

Para fazer este penteado, pegue o pelo da coroa do cachorro e escove suavemente para cima, removendo os nós e dando volume ao mesmo tempo. Prenda a mecha com um elástico para o cabelo, de preferência de látex. Arrume as laterais da cabeça e pronto, o seu shih tzu tem um novo coque perfeito!
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato