5 razões pelas quais seu shih tzu não está fazendo xixi no lugar correto - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

5 razões pelas quais seu shih tzu não está fazendo xixi no lugar correto

Shih tzu não quer fazer xixi no lugar certo? Medo, excitação, problemas de saúde e falta de treinamento são algumas das causas que podem fazer o seu shih tzu estar urinando no lugar errado

Uma das maiores reclamações dos tutores é quando seus cães não fazem xixi no lugar correto. Porém, é preciso ter bastante paciência, pois esse é um trabalho que, com calma, é possível ensinar para a grande maioria dos cães.

Infelizmente, alguns tutores desistem muito cedo de seus shih tzu e com poucas tentativas de ensinar o local correto para o xixi, já abandonam seu shih tzu. Lembre-se que esse é um processo que pode demorar um pouco.

Shih tzu não quer fazer xixi no lugar certo


É importante entender também que existem vários motivos que podem fazer o seu shih tzu fazer xixi no local errado.

1 – Excitação

Alguns shih tzu não conseguem segurar o xixi quando estão muito excitados e felizes. Isso pode acontecer quando o tutor do shih tzu chega em casa após passar o dia fora, quando chega alguma visita ou até quando algo que ele quer muito está se aproximando, como um brinquedo, um petisco ou um passeio.

Nesses casos, muitas vezes o cão pode continuar urinando enquanto pula de felicidade aos seus pés.

2 – Submissão ou medo

O xixi fora de hora ou de lugar pode ser também sinal de comportamento submisso do shih tzu e pode acontecer quando os shih tzu estão assustados, sobrecarregados ou oprimidos. O shih tzu de qualquer idade que tenham sido repreendidos de forma mais dura ou colocados em uma situação incômoda ou assustadora estão sujeitos a esse xixi fora de hora.

3 – Marcação de território

Fazer xixi em determinados locais é uma forma que os shih tzu têm de marcar o seu território. Perna de cadeira e sofá, quina de móveis são os lugares preferidos. Isso pode ser mais facilmente resolvido quando existe apenas um shih tzu na casa.

Quando são mais shih tzu é preciso mais paciência, pois sempre que sente o cheiro do xixi de outro animal, um cachorro vai querer colocar o seu por cima, reafirmando seu território.

4 – Problemas no treinamento

O treinamento do seu shih tzu deve ser feito de forma correta. Somente brigar com o animal quando ele fizer no lugar errado não vai adiantar, o shih tzu precisa saber o local certo em que ele deve fazer o seu xixi.

5 – Problemas de saúde

Se o seu shih tzu já sabe onde fazer xixi e, de repente, começa a fazer nos locais errados, é essencial levar o animal ao médico veterinário, pois isso pode estar acontecendo por conta de algum problema de saúde.

Infecções urinárias, pedras e cristais da bexiga, cistite, doença renal e diabetes são alguns dos problemas de saúde que podem fazer com que seu shih tzu não consiga segurar o xixi e passe a urinar fora do local correto.
Fonte: Healthy Pets
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato