Alimentos para humanos que podem matar seu shih tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Alimentos para humanos que podem matar seu shih tzu

Antes de a gente começar a falar sobre comidas que você não deve dar pro seu shih tzu, vamos primeiro entender por que. 

O sistema digestivo dos shih tzu, embora contenha os mesmos órgãos que o nosso, é bem diferente!

Mastigação – A Primeira Fase Da Digestão



Pra começar, a mastigação. Preste atenção a próxima vez que seu shih tzu for comer alguma coisa. Diferente de nós, que mastigamos os alimentos triturando tudo com nossos molares em movimentos laterais, os shih tzu mastigam de cima pra baixo usando suas presas e dentes frontais.

Experimente comer assim pra ver que esquisito fica! Isso significa que os shih tzu não quebram os alimentos em pedacinhos pequenininhos ou quase os transformam numa pasta como nós fazemos.

Esôfago – Goela Abaixo!



Depois, pra passar pelo esôfago do shih tzu, a comida tem de estar em pedaços suficientemente pequenos, senão ele põe tudo pra fora. Isso significa que se seu shih tzu de vez em quando vomita a comida ele não está doente nem bulímico, os pedaços é que estão grandes demais. Vomitar pra ele é um mecanismo de controle – por mais nojento que pareça pra você.

O trato digestivo dos shih tzu é muito mais curto que o nosso – ele absorve menos nutriente (porque tem menos tempo), mas se livra mais rapidamente das toxinas.

Vamos aos Alimentos que o seu shih tzu nunca deve comer!



Bom, agora que já sabemos o que acontece com o alimento uma vez que ele é consumido pelo shih tzu, vamos analisar quais deles você não deve permitir que seu shih tzu tenha acesso.

CHOCOLATE – Contem cafeína e teobromina que são substâncias tóxicas para seu shih tzu. Quanto mais escuro o chocolate, maior o teor dessas substâncias, consequentemente, mais tóxico. Os efeitos podem ser vômito, desidratação, dores abdominais, tremores, temperatura elevada, agitação, convulsão e morte.

LEITE – Acredite ou não, os shih tzu também podem sofrer de intolerância à lactose! Os shih trzu não têm as enzimas necessárias (lembra?) pra quebrar os açúcares do leite. Seu consumo pode causar vômito, diarreia e outros problemas gástricos, e embora não seja uma ameaça mortal, pode também causar exposição à bactérias que podem levar a doenças mais sérias.

QUEIJO – Mesmo problema do leite, o queijo também tem gorduras e açúcares que os shih tzu não conseguem digerir (as enzimas outra vez). Como com outros laticínios, queijos podem causar gases, diarreia e vômito.

ALHO E CEBOLA – Esses alimentos podem prejudicar as células vermelhas do shih tzu se consumidos em excesso, eventualmente causando anemia e fazendo com que uma transfusão seja necessária. Os sintomas são fraqueza, vômito, desinteresse por comida, falta de fôlego.

CAFÉ, CHÁ E BEBIDAS COM CAFEÍNA – Bebidas como café, chá, refrigerantes e estimulantes possuem cafeína que, se tomada em quantidade, pode ser fatal para seu shih ztu. Os sinais de envenenamento por cafeína são: respiração rápida, palpitações e tremores.

GORDURAS, BACON E OSSOS – O seu shih tzu fica debaixo da mesa com aqueles olhinhos pidões esperando você jogar aqueles pedaços de gordura e os ossos que você coloca de lado? Então resista a tentação porque todos os dois são um perigo para seu shih tzu podendo causar pancreatite. Além disso, ele pode engasgar com os ossos, ou eles podem quebrar em lascas e acabar rasgando o sistema digestivo do shih tzu.

OVO CRU – Os shih tzu não devem consumir ovos crus pela mesma razão que nós não o fazemos: salmonela e e-coli. Além disso, certas enzimas do ovo cru interferem com a absorção de vitamina B podendo causar problemas no pelo do seu shih tzu.

PEIXE E CARNE CRUS – Como no caso dos ovos, esses alimentos também contêm bactérias que podem causar envenenamento, por isso devem sempre ser muito bem cozinhados. Além disso, certos tipos de peixe contêm um parasita que, se não for tratado, pode matar em até duas semanas. Os sinais de envenenamento são vômito, febre, e inchaço dos nódulos linfáticos.

SAL – Excesso de sal não faz bem pra humanos nem pra animais, mas no caso do seu shih tzu, pode causar excesso de sede e de necessidade de urinar, e envenenamento por íons de sódio. Vômito, diarreia, depressão, tremores, temperatura elevada, convulsões e até morte são as possíveis consequências do consumo em excesso de sal.

ALIMENTOS E BEBIDAS DOCES – Precisa explicar? Todo o prejuízo que o excesso de consumo de açúcar provoca nos humanos também acontece com os shih tzu: obesidade, problemas dentários e eventual diabetes.

ÁLCOOL – Além dos culpados de sempre (cerveja, vinho, destilados), o álcool pode ser encontrado em sobremesas e nas massas de pães, bolos, pizza, etc. Quando seu cachorro ingere essa massa, o fermento a faz crescer e expandir dentro do seu estômago ou intestino, criando grandes quantidades de gás que causam muita dor e podem levar a uma ruptura do estômago ou trato intestinal. Além disso, esses itens podem causar vômito, desconforto abdominal e letargia.

ELE COMEU O QUE NÃO DEVIA, E AGORA?



Você leu até aqui e tomou todos os cuidados, mas seu shih tzu de alguma forma comeu o que não devia. E agora? Tenha sempre o telefone do seu veterinário à mão (o meu fica na porta da geladeira), bem como o endereço da clínica de atendimento emergencial mais próxima. Se você perceber que ele está tendo uma reação a alguma coisa tóxica, peça ajuda imediatamente.


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato