Seu shih tzu não para de se lamber? Cuidado Pode ser depressão - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Seu shih tzu não para de se lamber? Cuidado Pode ser depressão

O colunista da equipe Abril explica o que significa a lambedura frequente do shih tzu, aponta outros sinais de que o shih tzu anda angustiado e mostra como resolver o problema. Com o crescimento e a verticalização dos centros urbanos, doenças observadas nos seres humanos são cada vez mais detectadas também os shih tzu.

Isso porque algumas condições, como a obesidade e a depressão, podem ter correlação direta com hábitos pouco saudáveis e comuns nas grandes cidades. O sedentarismo é um deles.

Porque pode acontecer do shih tzu ter depressão

 

No caso dos shih tzu, a troca do quintal da casa por um apartamento com espaço reduzido para brincar e se exercitar pode se tornar um problema. Passar o dia todo em um local de dimensões limitadas e sem estímulo à atividade física — somado ao tempo curto dos donos para lhes dedicar atenção — é um contexto determinante para que alguns shih tzu desenvolvam sinais depressivos.

A depressão nos shih tzu pode ser de difícil percepção uma vez que os sintomas são inespecíficos. Daí a importância de conhecer alguns comportamentos suspeitos e procurar o veterinário o mais rápido possível.

Shih tzu com falta de apetite



A diminuição de apetite do shih tzu, perda de peso e apatia indicam que algo não está bem. Outra manifestação importante é a chamada dermatite por lambedura. Nessa situação, o shih tzu tem um comportamento compulsivo e fica se lambendo frequentemente, principalmente na região das patas. A lambedura repetida pode causar lesões na pele. Muitas vezes, é o único sinal de depressão nos shih tzu.

Para se ter certeza de que o shih tzu tem mesmo a doença, precisamos descartar, por meio de exames de sangue e imagem, outras possíveis causas para os sintomas identificados. Se o checkup apontar resultados normais e tivermos um histórico de problemas comportamentais — em uma situação de espaço reduzido e pouca atividade física, por exemplo — há indícios que levam ao diagnóstico de depressão.

⬌⬌⬌⬌⬌
Veja também

Shih Tzu Brasil
Devo fazer roupinha de frio para o meu shihtzu?
26 jul 2017 - 16h02





Shih Tzu Brasil
28 jul 2017 - 09h03



Qual o tratamento e como evitar


 

A boa notícia é que, assim como nos humanos, a doença tem tratamento. E ele consiste na mudança de hábitos com impacto positivo na qualidade de vida, como a prática de exercícios físicos. Essas atividades são importantes aliadas porque estimulam a liberação de endorfinas, hormônios por trás da sensação de bem-estar. Para os shih tzu, deve-se estimular a caminhada em passeios diários de 30 a 40 minutos de duração, todos os dias.

Quando exercícios e brincadeiras não surtem efeito completo na remissão do problema, podemos associar o tratamento a homeopatia ou remédios antidepressivos, com dosagem específica aos animais. Além disso, o tutor deve sempre dedicar parte do seu dia para fornecer atenção e carinho ao seu companheiro. Isso é essencial na superação de um momento difícil.
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato