3 motivo para você NÃO tosar o seu SHIH TZU no calor - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 motivo para você NÃO tosar o seu SHIH TZU no calor

Tosar os shih tzu ajuda a controlar o calor? Seu SHIH TZU tem calor? Ofereça muita água fresca, molhe-o, refresque o piso, mas NÃO O TOSE!

Sim, você leu certo! Exceto para os casos extremos, de pelo embolado, contaminado e sujo, você não deve tosá-los ou irá causar mais problemas ao SHIH TZU!

Motivo para você NÃO tosar o seu SHIH TZU NO CALOR



  • 1- O mecanismo de compensação térmica dos SHIH TZU é completamente diferente do nosso: quando está quente, nossa pele transpira. O suor liberado sobre a pele evapora, roubando calor do corpo e abaixando, assim, a nossa temperatura. Mas os SHIH TZU não transpiram pela pele! Eles fazem a regulação da temperatura do corpo pela boca: ficam ofegantes, expulsando o ar quente e diminuindo assim a sua temperatura interna. (um controle de temperatura bem menos eficiente que o nosso)

  • 2- Embora muitas pessoas não saibam, o pelo protege o SHIH TZU do frio e do calor, com um grau de isolamento térmico, que aumenta com a sua espessura. Por isso, tosar o pelo pode atrapalhar mais que ajudar.

  • 3- Além disso, a pele do SHIH TZU não possui a grossa camada de queratina que a nossa pele possui. A queratina é uma proteína protetora, que torna a pele resistente ao atrito. Os HIH TZU têm o pelo para proteger-lhes a pele do atrito!

É perfeitamente compreensível que alguns tutores de SHIH TZU, em meio ao calor, pensem que seus SHIH TZU estejam sofrendo por causa de excesso de pelos.

"Sinto um calor incrível, se eu tivesse que andar com um casaco de pele, acho que morreria." Morreríamos mesmo, afinal, dissipamos o calor pela pele. Mas, quando compreendemos a fisiologia da dissipação do calor, nos SHIH TZU, concluímos que tosar não ajuda - e que pode piorar o problema!

Fonte
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato