8 coisas que você precisa saber antes de comprar um SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 coisas que você precisa saber antes de comprar um SHIH TZU

 Se você for analisar a postagem "Certo x Errado" da raça você pode achar que o seu shih tzu não é um shih tzu.EX:

Acho que o meu shih tzu não é um shih tzu porque ali na postagem diz que ele precisa ter tanto de altura e tanto de peso ... pronto a pessoa já fica paranóia, não é assim gente...existem muitos detalhes ali mas você deve analisar aquilo como um parâmetro...

O que é preciso saber antes de comprar um shih tzu


O  ideal MESMO é pegar o filhote de shih tzu com mais de 90 dias ( mesmo sabendo que a maioria dos canis querem entregar logo para não ter que dar mais de uma vacina por causa do $$) ou outro motivo qualquer...OK e SE você não levar , outra pessoa vai...e o criador SABE que precisa dar pelo menos 2 doses antes de entregar.

As vacinas são 3 doses : a 1ª com 30 ou 45 dias e a 2ª conta 21 dias após a 1ª e a 3ª conta mais 21 após a 2ª , simples assim. E depois anualmente.O vermífugo é dado desde bebê mesmo, todo mês até os 6 meses e depois de 3 em 3 meses.

Sobre os dentinhos : Devem cair todos até os 6, 7 meses de idade, e sim alguns podem ficar tortos, encavalados ou nao caírem todos os de leite ( nesse caso tem como removê-los ). E se ficarem um pouco pra frente ou aparecer com a boca fechada, não tem problema, ele não deixa de ser puro por causa disso. E sim, eles tem a madíbula inferior mais pra fora que a superior ( prognatas ) e se for ao contrário, isso pode se arrumar sozinho com o tempo ou não... ( retrognatas ).

+ Porque os shih tzu tem os dentes tortos
Os olhos: podem ser claros ( verdes ) no caso do shihtzu fígado e chocolate ( aquele com o nariz e trufa marrom ). Demais cores, os olhos são pretos.

+ Tudo o que você precisa saber sobre os olhos do shih Tzu

O Nariz : Eles tem o focinho achatado, uns mais outros menos... Não é pq ele não tem a fuça suuuuper achatada que não é shihtzu OK? Claro que se tiver um focinho igual um lhasa apso , é um lhasa apso e não um shihtzu. Tudo vai da proporção.

O peso: Eles são pesados sim, tem ossos grandes e musculatura desenvolvida então não se assuste se seu filhote de 60 dias pesa 2kg. E claro que tem shihtzus que pesam  pouco mas isso vai depender da estrutura dele, pode ser um shihtzu que veio de pais pequenos ( leves ) ou avós, pq isso é genético, não sendo micro é claro ( que são shihtzus que nasceram de irmãos ( o que é errado ) cruzamento consaguíneo, esses são muito pequenos e até meio "esquisitinhos" e geralmente são doentes.

O temperamento: Eles são calmos, não latem muito e dormem boa parte do tempo, MAS filhote NÃO. Eles não latem, mas choram e quanto mais cedo você levar pra casa pior, pq eles choram... não enquanto você estiver em casa, mas quando você sair. ( a maioria ). E roem também... chinelos, sapatos,fios, pé da cadeira , o teu pé, carregam meias pela casa, qualquer coisa que eles possam pegar e sair correndo...hahaha Lá pelos 4 meses ele já não chora mais ( mas continua a roer até uns 6 meses ).

Alimentação : Filhotes eu costumava deixar a vontade, principalmente se você sair de casa por muito tempo. Deixe sempre água e comida. Se for ficar em casa , você pode controlar. Ele pode comer frutas : banana, mamão, maça, melão...essas que eu indico. E petiscos com moderação.

Sobre a Castração : Eu indico castrar sim, principalmente as fêmeas por causa do câncer de mama que é bem comum , o ideal é castrar até os 6 meses ( antes do 1º cio ). Os machos indico por causa da marcação de território que pode acontecer. Mas se ele vive sozinho é bem dificil marcar ( não tem motivo ).

Onde comprar o filhote de shih tzu: Se você comprar de um criador, ele obrigatoriamente deve te entregar o pedigree ou no mínimo o protocolo do mesmo. Criador tem que ser sócio do kennel club da cidade que reside. Se comprar de particular, o pedigree vai depender da pessoa , o shih tzu pode não ter pedigree e mesmo assim pode ser puro. A pessoa pode ter comprado o shih tzu de um criador sabendo que tinha pedigree mas não fez questão, ou esqueceu de pedir e comprou sem,e o shih tzu é puro ( pode acontecer ).

Ou pet shop é a que eu NÃO indico porque lá eles compram por um valor muito baixo ( geralmente de um criador de fundo de quintal ) por ex: 400,00 e te vende por 2.000,00 e ainda te promete o pedigree pra justificar o preço, e você não recebe o pedigree porque o criador que vendeu pra pet é criador de fundo de quintal e não existe pedigree, porque criador assim não é sócio de kennel nenhum, cria só pra sobreviver e não pra aprimorar a raça, FATO. E vender filhotes em pets hop não tá com nada, os filhotes ficam ali o dia todo, dormem ali, trancados em uma caixa de vidro, boicotem isso por favor. E exijam um contrato de compra e venda ( uma garantia a mais ).

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato