10 Situações que mais irrita o seu SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

10 Situações que mais irrita o seu SHIH TZU

Abraçar, provocar, passear com pressa e até mesmo interromper o sono, são algumas das situações que irritam o seu SHIH TZU.

Por mais fofos e queridos que sejam os SHIH TZU, eles também podem passar por situações de estresse. E o pior, estes episódios podem ser provocados pelo próprio tutor, mesmo que sem intenção.

Existe uma lista enorme de circunstâncias que podem deixar o seu SHIH TZU chateados e que muitas vezes nem percebemos. O Clube para Cachorros cita algumas situações que mais irritam o SHIH TZU.

1. Abraços



Enquanto os primatas gostam de abraçar, os canídeos, em sua maioria, não gostam desse contato. Isto ocorre porque, entre os cães, o ato de abraçar é visto como um ato de dominância. É claro que existem exceções, em que os SHIH TZU são muito mais apegados aos donos e adoram o contato. Contudo, é indicado não exagerar nesta atitude com o SHIH TZU para não deixá-lo irritado.

Abraçar, provocar, passear com pressa e até mesmo interromper o sono, são algumas das situações que irritam o SHIH TZU

2. Provocações



As crianças são as campeãs em provocações, uma vez que elas puxam a orelha do SHIH TZU, o rabo, tentam subir em cima etc. Todas estas atitudes irritam o SHIH TZU, deixando-o estressado, com medo e até mesmo agressivo.

Portanto, para manter o SHIH TZU bem, a criança protegida e a paz dentro do lar, ensine os pequenos como se relacionarem com os pets.

3. Contato visual permanente



Olho no olho, para um SHIH TZU, significa desafio. Por esta razão, tente evitar ao máximo o contato visual com o SHIH TZU de forma frequente. Além de cuidado com esta situação, é preciso ter muito mais atenção com animais que já estejam nervosos, evitando olhar fixamente para eles.

Porém, isto não quer dizer que você não pode olhar nos olhos do seu SHIH TZU, só que você precisa ter cuidado para não desafiá-lo.

4. Regras inconsistentes



Regras inconsistentes são feitas de forma inconscientemente pelo tutor. Por exemplo, as vezes o animal pode pular em cima quando estiver animado, mas as vezes não pode para não sujar a roupa do dono. Estas exceções não são compreendidas pelo SHIH TZU e podem deixá-lo confuso sobre como agradar o dono.

Sendo assim, ao criar regras pense em todas as possíveis situações que podem ocorrer. Ou o pet pode pular sempre ou não pode pular nunca, por exemplo.

5. Obrigar o SHIH TZU a fazer certas coisas



Assim como os seres humanos, os SHIH TZU também não gostam de certas pessoas ou de outros cães. Forçar um encontro desses é deixar seu SHIH TZU extremamente estressado ou irritado.

Para evitar estes desconfortos no seu SHIH TZU, não promova encontros com estes outros seres.

6. Passear com pressa



O passeio é um dos momentos mais esperados pelo SHIH TZU, pois só assim ele poderá explorar o faro, gastar energias e até mesmo fazer novos amigos. Mas, quando o passeio é feito com pressa por parte do tutor, ele acaba ficando uma situação chata para o SHIH TZU.

A dica é separar 30 minutos ou uma hora por dia para desfrutar da companhia do SHIH TZU em uma divertida caminhada.

7. Ambientes lotados



Outra coisa que costuma provocar irritação no SHIH TZU é levá-lo para lugares que estejam muito tumultuados, não só de pessoas mas de outros cães. Por exemplo, um parque especial para cachorros pode ser legal quando se tem poucos animais soltos.

Já quando há muitos cães soltos, um animal pode ficar estressado, com medo e até mesmo sofrer com eventuais brigas.

8. Estresse



Os SHIH TZU conseguem perceber os sentimentos dos donos. Eles sabem quando o tutor está alegre, triste, irritado e até mesmo quando o estresse fala mas alto.

Este último sentimento pode causar irritabilidade no SHIH TZU, uma vez que quando o humano está estressado ele pode soltar gritos e ser grosso com o SHIH TZU que não entende o porquê daquela situação.

9. Coleiras apertadas



Ninguém gosta de roupas ou sapatos que apertam e incomodam durante o dia. Da mesma forma os SHIH TZU se irritam facilmente com coleiras que apertem o pescoço, peito ou barriga. Este incomodo pode resultar em um desconforto grande entre tutor e cachorro.

Por esta razão, busque oferecer conforto ao SHIH TZU, inclusive e principalmente na hora do passeio.

10. Sono interrompido



Quem gosta de ter o sono interrompido? Provavelmente ninguém, nem mesmo os SHIH TZU. Por isso que esta é uma das coisas que irritam o SHIH TZU.

É ainda mais intensa quando ocorre durante o sono de cães mais idosos ou dos que estejam perdendo a audição, isto porque eles acabam acordando sem saber ao certo o que está acontecendo, tomando um susto.

 Clube para Cachorros
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato