12 perguntas mais comuns sobre cadela no cio

Tudo o que você precisa saber sobre uma cadela no cio, compreenda como funciona o cio de sua cachorra! O cio de sua cadela é um momento complicado que desencadeia diversos comportamentos atípicos em nossos bichinhos.

Se você é o feliz proprietário de uma fêmea de cachorro e não teve a oportunidade de castrá-la antes dos 6 meses de idade, é provável que você esteja prestes a enfrentar a fase de cio. É natural que a partir do sexto mês de vida, o corpo dela já esteja preparado para entrar no cio.

12 Perguntas Mais Comuns Sobre Cadela no Cio


1. O que é cio ?Falando de forma simples, o cio de uma cadela é mais ou menos o equivalente canino a menstruação em mulheres. Quando sua cadela entra no cio ela fica apta a acasalar, e por isso ela exala cheiros que atraem os machos.

Portanto o cio pode ser definido como o início do ciclo sexual da cadela, é o momento em que sua fêmea torna-se receptiva aos machos e diferente dos humanos, isso ocorre apenas entre uma ou duas vezes ao ano de forma geral.

2. Quando as cadelas entram no primeiro cio?

Fêmeas entram no cio a partir de 6 meses de idade, embora para algumas cadelas o primeiro cio possa vir apenas com um ano de idade. Geralmente cadelas de raças pequenas entram no cio por volta dos 6 meses, pois ficam maduras mais cedo.

O tamanho de sua cachorra está intimamente relacionado com a maturidade física da fêmea e portanto a maturidade sexual de uma cachorra de pequeno porte será muito mais precoce do que a maturidade sexual de uma cachorra de porte grande ou gigante.

Se a sua cadela já tiver completado um ano e não for castrada, e ainda não passou pelo primeiro cio, é importante levá-la ao veterinário para que ele possa verificar se existem quaisquer problemas com a saúde dela.

3. De quanto em quanto tempo as cadelas entram no cio?

Isso vai variar de cadela para cadela, mas, geralmente as cadelas entram no cio entre uma e duas vezes ao ano. Pode existir uma variação de 6 a 8 meses mais ou menos, embora existam variações individuais significativas entre cadelas e entre raças diferentes. Portanto estipulamos 6 ou 8 meses como uma média.

Existem cadelas que não aparentam estar no cio, mas estão no cio, é o chamado cio silencioso ou popularmente conhecido como cio seco, geralmente apenas fêmeas mais velhas apresentam este tipo de cio, neste caso a cadela não apresenta os sintomas típicos do cio, como por exemplo sangramento, mas mesmo assim ela fica fértil.

Se sua fêmea não entrar no cio pela primeira vez até um ano e dois meses de vida, é possível que ela apresente um cio deste tipo, neste caso é importante consultar um veterinário, pois apenas uma citologia vaginal poderá identificar se ela está ou não em um período fértil.

4. Quanto tempo dura o cio da cadela?

Apesar de variar um pouco de cachorra para cachorra, as cadelas entram no cio mais ou menos a cada seis meses. Geralmente, esse período de cio dura três semanas (aproximadamente 21 dias), embora a duração de cada ciclo também possa variar um pouco. Pode ser considerável normal em alguns casos, cadelas que permanecem entre duas e quatro semanas no cio, embora ciclos tão irregulares de cio sejam menos comuns.

Se a sua cadela continuar sangrando por mais de três semanas, isso pode ser um sinal de que algo não está certo, neste caso consulte o seu veterinário, pois pode haver um problema subjacente que precisa ser tratado. Veja neste artigo tudo sobre o tempo de duração do cio de uma cadela Quanto tempo dura o cio da cadela?

5. Como faço para saber se minha cadela está no cio ?

Observe a “bundinha” da cachorra, normalmente a vulva fica visivelmente maior e mais escura do que o habitual, a vulva não fica apenas aparentemente inchada mas também aparenta estar proeminente e muitas cadelas ainda caminham com a cauda levantada, ou arqueada para o lado, principalmente se estiver próxima de algum macho.

Sua cadela também ficará sangrando pela vulva logo no início do cio, e a maioria delas lambe bastante, no intuito de ficar limpinha. Embora muitas vezes o sangramento não seja em grande quantidade, especialmente para fêmeas de raças pequenas.

6. A partir de que dia do cio a cadela pode cruzar?

Sua cadela só pode conceber uma gravidez (e, geralmente, só aceitará que um cão macho acasale com ela) enquanto ela estiver no cio. Como já comentei anteriormente o cio está dividido em fases:

As fases do ciclo reprodutivo de uma cadela diretamente ligadas ao cio são o Proestro que é quando inicia a secreção, mas a cadela ainda não aceita os machos e o Estro que é a fase em que a sua fêmea já aceita os machos e tem duração média de 6 a 7 dias, é neste momento em que ocorre a ovulação, é a fase da maturação oocitária, onde pode haver fertilização, podendo variar um pouco de fêmea para fêmea. Este período tem início a partir do nono ou décimo dia a partir do início do cio.

7. Posso cruzar minha cachorra no primeiro cio?

Teoricamente, sua cadela já será perfeitamente capaz de conceber uma gravidez durante seu primeiro cio, por isso é muito importante mantê-la protegida e segura. Uma fêmea jovem ainda está em desenvolvimento e uma gravidez nesta época pode acarretar em problemas futuros para a vida de uma jovem mãezinha.

Se você se preocupa com o bem estar físico de sua cachorra, é muito importante que você cuide dela para que nenhum macho consiga acasalar. Apesar de tecnicamente ela estar apta para se tornar mãe, não é nem um pouco recomendado reproduzir uma cadela com menos de um ano e meio de idade, pois o seu sistema reprodutivo não está desenvolvido em sua plenitude.

8. Como faço para manter cães machos longe da minha cachorra quando ela está no cio?

Este é um grande desafio! Cães machos, principalmente os mais jovens, podem vir de muito longe, motivados pelo “perfume” que sua cadela exala quando está no cio, mesmo se você não passear com ela na rua, restringindo sua cadelinha a passeios no jardim e mantendo ela no interior de sua casa na maior parte do tempo.

Se existirem cães que vivem soltos, próximos a sua casa, tenha certeza que você estará propenso a testemunhar uma reunião canina no portão de sua casa.

Mantenha o foco em sua cachorra o tempo todo, ande sempre com ela na coleira e procure limitar suas caminhadas em áreas onde seja mais difícil encontrar outros cães.

9. Minha cadela no cio pode tomar banho?

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho. Nesses casos, o ideal é esperar que o sangramento diminua para dar o banho. Dessa forma ela vai ficar limpa por mais tempo.

Se você tem dúvidas a respeito de banhos em sua cachorrinha dê uma olhada neste artigo Banho – De quanto em quanto tempo devo dar banho no meu cachorro?

10. Posso castrar minha cadela durante o cio?

Se você decidiu ter sua cadela castrada e você não pretende tirar uma cria a partir dela, é importante evitar a castração durante o cio, especialmente no caso de cadelas de maior porte. A castração durante o período de cio é mais arriscada do que em qualquer outro momento da vida de seu cachorra, pois todo o sistema reprodutivo da cadela está alterado, vulva e útero inchados, etc.

A menos que, de acordo com a avaliação veterinária, haja uma razão urgente para que seja realizada a castração antes do término do cio, o seu veterinário irá provavelmente solicitar que você espere algumas semanas, afinal a castração é um procedimento cirúrgico, e como tal, não é totalmente isento de riscos.

11. Existe algum método anticoncepcional para cadela no cio?

Sim, no entanto o uso de anticoncepcionais para cadelas é um debate que vem enfrentando muita resistência por parte dos veterinários, e isso tem um motivo muito claro. O uso de anticoncepcionais para cachorras pode ser muito prejudicial para a saúde, a ponto de não ser indicado quase que na totalidade dos casos.

Há não ser que haja algum problema muito específico e que o veterinário indique o uso desse tipo de medicamento, não pense em administrar nenhum tipo de anticoncepcional para a sua cadela. Em resumo, os riscos são enormes e superam amplamente os possíveis benefícios.

Nunca administre nenhum medicamento sem a indiciação de um veterinário de sua confiança, especialmente no caso de medicamentos que são contra-indicado na grande maioria dos casos.

12. Com que idade minha cachorra entrará na menopausa?

Ao contrário das pessoas, quando sua cadela fiar mais velha ela não entrará na menopausa e portanto continuará a ter regularmente seu ciclo de cio a cada 6 meses pelo resto de sua vida. A fertilidade em cadelas mais velhinhas pode até diminuir parcialmente, o que não impedirá que ela se torne mamãe, mesmo estando em uma idade avançada. Portanto em cães a menopausa não acontece.

Quando sua cadela fica mais velha, inúmeras mudanças acontecem com o organismo dela, como problemas de coluna, artrite, etc. É comum observar que quando um cão fica velhinho ele comece a sentar com mais delicadeza do que um animal jovem.

Isso é muito fácil de observar em animais de porte grande ou gigante. Por estes e outros motivos é muito fácil imaginar que uma gestação seria quase um pesadelo na vida de uma cachorra idosa. Cabe a você proteger sua fêmea desta situação indesejada. Caso você não tenha condições de castrá-la, fique ainda mais atento para que ela não corra risco de acasalar.

Importante: Lembre-se que este artigo contém informações genéricas sobre o cio das cadelas e não dispensa uma consulta ao seu veterinário, especialmente se você desconfia que possa haver qualquer coisa fora do normal com a sua cachorra. Nunca deixe de solicitar a ajuda veterinária em qualquer caso de comportamento atípico com seu pet. Além disso, sempre é recomendável que você leve seu pet regularmente ao veterinário, afinal a prevenção é o melhor remédio.

Fonte do Texto: Blog Do Cachorro