3 Dicas simples que faz toda diferença para evitar que o pelo do seu SHIH-TZU fique embolado - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

3 Dicas simples que faz toda diferença para evitar que o pelo do seu SHIH-TZU fique embolado

Como manter seu shih-tzu peludinho sem nós - Ir para o Pet toda semana e estar com nó, é com certeza desconfortável para o nosso amiguinho, esses nós doêem na hora de tirar, quebram o pêlo e os shih-tzu podem ter medo de ir tomar banho no pet shop com o passar do tempo.

Podemos evitar em casa a formação destes nós de maneira simples e tornando agradável o momento de pentear os pelinhos para o seu shih-tzu e para você.

Em primeiro lugar jogue fora a preguiça, isso mesmo a sua preguiça e mãos a obra. Coloque o seu pet no seu colo e comece com carinho, se ele não estiver acostumado o ideal é começar sempre devagar, para que ele associe com prazer este momento em que ele está recebendo a sua total atenção.

1. Saiba com que frequência escovar os pelos do shih-tzu. 


Por padrão, o ideal é escová-lo no mínimo uma vez por semana. Se o cãozinho tem pelos compridos, seria melhor escovar todos os dias. Também é uma boa ideia escovar depois de cada passeio. Retire quaisquer folhas, grama, ou gravetinhos que estejam presos na pelugem. Se removidos logo, esses materiais não irão embolar o pelo do animal.

A escovação frequente é primordial para evitar que eles fiquem embolados, é muito importante pentear com a escova e pentes ideais pois se não o que você vai fazer é quebrar o pelo do seu pet.

2. Shampoo 


O Shampoo que você usa tem muito haver também pois dependendo do Shampoo ele vai deixar os pelos mais macios, brilhosos e fáceis de pentear ou pode deixar os pelos ressecados, duros o que provoca mais facilidade de criar nós, além de possíveis alergias.

Para cada tipo de pêlo existe uma escova adequada, que não irá quebrar as pontas dos fios, deixando a pelagem sempre sedosa. No pet shop você encontrará normalmente á venda rasqueadeiras, pentes e escovas. Mas qual devo comprar?

3. A escolha começa pelo tipo de escova certa para o shih-tzu



Rasqueadeira

A rasqueadeira é indicada para eliminar os pêlos mortos e conseguimos deixar a pelagem “fofinha”. Procure preferencialmente rasqueadeiras com as cerdas macias e boleadas(pequenas bolas nas pontas). Para pentear com a rasqueadeira faça sempre no sentido contrário ao pêlo do shih-tzu, sem força para não arranhar.

Escova de Pinus

A escova de pinus é a ideal para o Maltês, Yorkshire, Lhasa-apso, Shih-tzu e todos os cães que tem pêlo liso. Nestas raças o ideal é escovar diariamente com o pêlo limpo, escovar com o pêlo sujo irá predispor aos fios ficarem quebradiços. Escovar sempre no sentido do pêlo,de cima para baixo.

Pente Inox

O pente de inox é utilizado para pentear regiões próximas ao focinho e olhos, especialmente para shih-tzu de pêlo longo e para auxiliar na retirada dos nós.

Para facilitar você pode utilizar produtos que auxiliam a desembaraçar os pêlos, gosto muito do Fluido Desembaraçador da Pet Society, funciona bem e tem um cheirinho de limpeza.

DICA: Comece a escovar o filhotinho assim que levá-lo para casa. Divirta-se com ele e recompense quando ele se comportar. A recompensa não necessariamente precisa ser um petisco; um carinho na barriga ou um abraço é o suficiente.

CUIDADO: O importante sempre é verificar a origem destes nós, eles podem ser causados por pulgas, carrapatos, problemas dermatológicos e até mesmo devido a pelagem ressecada. Converse com seu veterinário se o seu shih-tzu estiver com nós recorrentes.


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato