7 Motivos para você não levar o seu SHIH TZU na PRAIA - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

7 Motivos para você não levar o seu SHIH TZU na PRAIA

Levar o shih-tzu às praias pode causar doenças ao animal e ao dono - Bastante comum, principalmente nos dias quentes de verão, a presença de cachorrinhos de estimação nas praias nem sempre é bem-vinda.

Isso porque muitos municípios do Brasil proíbem por lei a circulação do animal para impedir a proliferação de doenças que comprometem a saúde dos próprios pets e também dos banhistas.

Comum durante a estação mais quente do ano, ida dos shih-tzu à praia pode comprometer a saúde dos próprios pets e também dos banhistas.

Doença que pode ser afetar o seu Shih Tzu na PRAIA! 


Entre os principais problemas decorrentes do passeio dos shih- tzu no litoral destaca-se a chamada Dirofilariose.

Popularmente conhecida como verme do coração, a zoonose é transmitida pela picada de mais de 60 espécies de mosquitos encontrados com facilidade no ambiente praiano e se aloja no coração do shih-tzu, provocando sintomas como tosse, falta de ar, cansaço, inchaço nos membros, barriga inchada e língua arroxeada. Em geral, o tratamento da patologia envolve internação em hospital e cirurgia.

Além da doença do coração, conjuntivite, problemas de pele e outras verminoses podem ser adquiridos pelos shih-tzu nas areias. Já em humanos, as principais doenças causadas são decorrentes, principalmente, das fezes infectadas dos pets que podem transmitir parasitoses intestinais como a Giardíase e a Isosporose (responsáveis por sintomas como dores abdominais, gases, vômitos, diarreia, perda de apetite).

Veja a lista de problemas que a praia pode causar ao bichinho: 


1) O calor aumenta a incidência de pulga e carrapato. 

2) A areia pode ter microorganismos que causam inflamações e alergias. 

3) Se o vento levar a areia aos olhos ele pode ter uma úlcera. 

4) O contato com a água do mar pode causar dor de ouvido e conjuntivite. 

5) Se ele ingerir a água do mar pode ter vômitos por causa do sal. 

6) Para evitar queimaduras, passe protetor solar no focinho e ponta das orelhas. 
7) Tem que cuidar para que as patinhas não queimem na areia ou na calçada quente.

Em meio a tantos riscos, vale a pena ressaltar que os shih-tzu devem ser mantidos longe da areia e da água do mar, quando estiverem no litoral, além de serem constantemente vermifugados e vacinados.

Apesar disso, os pets podem passear tranquilamente pelo calçadão da praia, desde que sejam presos por coleiras e tenham suas fezes recolhidas pelos donos de maneira adequada.

Fonte do Texto: Terra
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato