A importância do tomate para a alimentação do SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

A importância do tomate para a alimentação do SHIH TZU

SHI-TZU pode comer tomate? Rico em vitamina C e licopeno, o tomate é um fruto que traz inúmeros benefícios à nossa saúde. Mas será que os SHIH-TZU podem aproveitar os nutrientes desse alimento da mesma forma que o ser humano?

Sempre procuro comentar nos artigos sobre alimentação natural, que os cães não tem um sistema digestivo tão bem preparado quanto o nosso para digerir vegetais, incluindo as frutas, os legumes e os grãos.

Afinal o SHIH-TZU pode ou Não pode comer Tomate


Os SHIH-TZU estão mais preparados para digerir proteínas e gorduras de origem animal, o que faz com que o sistema digestivo canino tenha que trabalhar mais para digerir carboidratos.

Isso quer dizer que, quando falamos em alimentação natural para OS SHIH-TZU, as dietas são, em geral, elaboradas primariamente a base de carne, e os complementos vegetais representam uma pequena porção de cada refeição.

No caso dos tomates, podemos dizer com segurança que não representam um risco à saúde dos SHIH-TZU se consumidos em pequenas quantidades, desde que estejam maduros. Portanto vamos responder a essa questão dizendo que sim, cachorro pode comer tomate, desde que estejam maduros e desde que sejam oferecidos em quantidade moderada.

Riscos do consumo de tomate por SHIH-TZU


Mas será que existe riscos para a saúde do NOSSO PET que consomem tomate? A verdade é que o tomate pode ser considerado um alimento seguro para o consumo canino, pois não apresenta toxicidade aos cães quando oferecidos maduros e sempre em boa condição de consumo.

No entanto, os tomates verdes contêm um glicoalcaloide que apresenta um alto potencial tóxico para os SHIH-TZU. Assim como outros alimentos considerados apropriados para o consumo canino, é necessário que tenhamos cautela quando oferecemos esse fruto a um SHIH-TZU.

Conforme explicado mais acima, o tomate deve ser oferecido maduro, em boas condições de consumo, e em pequenas quantidades, especialmente para os cães de menor porte COMO O SHIH-TZU.

Outro cuidado importante é nunca deixar o seu SHIH-TZU à vontade perto de uma horta que tenha tomateiros. Apesar de não ser uma planta especialmente atrativa para a maioria dos cães, se o seu SHIH-TZU acabar consumindo vários frutos de uma só vez ele pode passar mal.

Para concluir, vamos explicar novamente de maneira resumida. Se o seu SHIH TZU não apresenta alergia relacionada a esse alimento em particular, os tomates maduros são considerados seguros para o consumo canino, desde que sejam oferecidos em quantidade moderada.

Por outro lado, as folhas do tomateiro e os frutos verdes contêm uma substância altamente tóxica para os shih-tzu, sejam eles de qualquer tamanho ou raça, e não devem ser oferecidos aos cães em nenhuma circunstância.

Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu pet, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.


Outras pessoas estão lendo...

A importância da banana para a alimentação do SHIH TZU 

A importância do OVO para a alimentação do SHIH TZU 

A importância do mamão para a alimentação do SHIH TZU 

A importância da melancia para a alimentação do SHIH TZU 

A importância da cenoura para a alimentação do SHIH TZU



Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato