A verdadeira importância dos passeios para os shih tzu

A Importância do Passeio Diário - Hoje escolhi o assunto que mais amo colocar em prática: Passeio Diário Com seu shih tzu

O passeio diário com seu shih tzu é fundamental para gastar energia, socializar com outros animais e promover os estímulos mentais.

Os shih tzu habituados a passear tende a ter um temperamento mais calmo e dócil


Além dos benefícios, o passeio com os shih tzu servem para melhorar o relacionamento entre os membros da matilha, isso quer dizer que os cães dependem da caminhada diária para se relacionarem com outros cães.

Mas, para que os passeios surtam efeito, o ideal é que sejam realizados diariamente, ou pelo menos de 3 a 4 vezes por semana.

Quando devo passear com meu shih tzu?


O shih tzu ao acordar pelo período da manha encontra-se com maior numero de energia acumulada. Aconselha-se caminhar duas vezes ao dia, pela manhã para que haja essa queima de energia, acalmando o cão durante todo o resto do dia e no fim da tarde.

Mas fique atento ao horário, evite passeios ao sol muito quente, com temperaturas altas, pois os shih tzu correm risco de queimar as patinhas no asfalto ou sofrer queimaduras na pele ou ate mesmo sofrer insolação.

Por quanto tempo devo passear com meu shih tzu?


A duração do passeio depende dos fatores como:idade, estado de saúde, peso, genética entre outros. O ideal são passeios de 30 a 60 minutos diariamente. Quanto maior o tempo do passeio mais energia será gasta.O ideal é você avaliar as condições físicas do seu shih tzu junto com o seu veterinário.

Qual a melhor maneira de passear com o meu shih tzu?


A melhor maneira de passear com seu shih tzu é mantendo gentilmente a coleira firme, estimulando que ele ande sempre ao seu lado ou atrás de você, sempre preso com coleira e guia.

Não passeie com seu shih tzu sem a coleira, ele pode sair de maneira imprevisível de perto de você e se acidentar ou causar uma briga com outro animal ou até mesmo se perder pelo bairro.

O que levar para o passeio com o seu shih tzu?


Os itens essências para tornar esse momento maravilhoso são:

  • Coleira,
  • Guia,
  • Sacolas plásticas para recolher as fezes
  • Água fresca.

Alguns benefícios do passeio diário para os shih tzu:


O passeio é extremamente positivo para a saúde dos shih tzu. Dentre os benefícios, podemos citar:

  • Controle de peso
  • Aumento de massa muscular
  • Controle de índice glicêmico (principalmente para animais diabéticos)
  • Preparo físico e cardiopulmonar (que influenciará na expectativa de vida do animal)
  • Diminuição do estresse
  • Melhora do condicionamento físico,
  • Melhora do estímulo e apuramento dos sentidos da audição e do olfato.
  • Ficam mais calmos
  • Ficam mais sociáveis com outros cães

Dicas de como passear com seu shih tzu;


Leve sempre seu shih tzu preso a uma guia com coleira ou peitoral

Se o seu shih tzu irá passear pela primeira prefira lugares bem calmos e com pouca movimentação, ruas tranquilas. Evite espaços abertos ou parque para as primeiras saídas.

É essencial que seu shih tzu seja educado a andar tranquilamente na guia para que o passeio não se torne um estresse e que ninguém se machuque.



Ter as vacinas em dia, bem como visitações anuais ao veterinário, é essencial. O check-up anual, com vacinações e exames de fezes para pesquisa de parasitos, irá garantir a saúde e prevenir doenças e problemas.

Permita que seu shih tzu cheire o ambiente, mas evite que ele ingira substâncias na rua.

Permita que seu shih tzu cumprimente outros cães amigáveis que estejam passeando na guia com outras pessoas. Não tenha medo de cães andando na guia e que mostrem interesse em se aproximar para cheirar o seu. A não ser que a postura seja agressiva ou se o seu responsável avisar que o cão é bravo, deixe que eles se cumprimentem, se inspecionem e interajam.

Um cão cheirar o ânus de outro cão é o cumprimento normal canino. Não é nojento para eles e não deve ser interrompido nem desestimulado, muito menos punido. Para o cão, aproximar-se primeiramente do rabo do outro é a mesma coisa do que nós humanos darmos a mão ou um beijo no rosto de outra pessoa.

Não esqueça de elogiar seu shih tzu se ele se comportar bem.

Para quem não tem tempo para passear com o shih tzu, existem pessoas e empresas que oferecem este serviço, porém é importante reconhecer que há um vínculo especial quando o animal sabe que vai passear com seu dono e sente que será uma atividade agradável compartilhada.

Agora que você já viu os benefícios e importância de passear com seu shih tzu, aproveite a companhia de seu melhor amigo e expresse seu carinho saindo para caminhar com ele!

Espero que as dicas publicadas aqui, possa ajudar você a trazer mais saúde e prazer à vida do seu shih tzu!