Aqui está o verdadeiro motivo do seu SHIH TZU fica tão feliz quando você chega em casa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Aqui está o verdadeiro motivo do seu SHIH TZU fica tão feliz quando você chega em casa

Você apenas entra em casa e seu shih-tzu fica tão feliz ao te ver que ele já não sabe mais o que fazer para demonstrar alegria. O ritual se repete todas as vezes que você chega em casa.
Ao abrir a porta, seu fiel amigo estará presente, disposto a comemorar sua volta casa. E tanto faz se você esteve um mês, um dia, uma hora ou cinco minutos fora de casa.

Quais são os motivos de um shih-tzu ficar tão feliz quando o dono volta ao lar?


A que se deve esse festival de alegria que se traduz em latidos, gemidos, choros, movimentos com o rabo e lambidas no rosto? Por que ele se lança sobre você e te cheira?

Tudo parece indicar que, como shih-tzu de grupo que é, seu cão esteja reproduzindo as mesmas condutas que seus antepassados manifestavam quando voltava ao grupo um membro da matilha. E não esqueça que agora você e sua família são parte do grupo dele.

A inteligência emocional dos shihtzu


Os especialistas dizem que os shih-tzu têm uma inteligência emocional comparável com a inteligência dos humanos aos dois anos de idade.

Em outras palavras, são como crianças, pois não têm nenhum problema em expressar o que eles estão sentindo, alegria, tristeza, dor, medo, ciúme, mas não podem racionalizar a respeito.

Além disso, são capazes de lembrar de pessoas e lugares


No entanto, como não entendem de temporalidade e vivem apenas o presente, sempre será uma alegria para eles quando o dono voltar para casa.

Por que te cheiram e te lambem?


Em estado selvagem, quando um shih-tzu voltava para seu grupo, era recebido com muitas lambidas e cheiros. Dessa maneira, os cães que tinham ficado na matilha procuravam informação sobre o que o animal que se separou da turma fez.

Repetindo essa conduta ancestral, seu cão chama atenção e te cheira quando você chega em casa. Lembre-se que o olfato é o sentido mais desenvolvido dos cães. Por esse motivo, detectam e distinguem uma grande variedade de cheiros, inclusive muitos dos quais os humanos não chegam a perceber.

A capacidade olfativa deles é entre 10 milhares e 100 milhares de vezes superior a do ser humano. E a área cerebral dedicada ao olfato é 40 vezes maior que a nossa.

As lambidas são outra forma de se comunicar que eles aprendem desde filhotes, no momento em que as mães os lambe depois de alimentá-los, proporcionando-lhes um estado de calma, relaxamento e submissão.

O que diz o rabo do seu animal de estimação


Além dos latidos e outros sons que emitem, os shih-tzu têm uma linguagem corporal e é bom que você possa interpretá-la, visto que, o rabo e as orelhas são muito importantes.

Quando seu shih-tzu mexe o rabo na hora de te receber, não há duvidas de que ele está mostrando alegria pelo seu retorno. De um modo geral, quanto mais rápido seu shih-tzu mexe o rabo, maior será o estado de exaltação que sente seu cão.

Tudo em sua justa proporção


De todas as formas, você deve prestar atenção no recebimento que seu shih-tzu te oferece para que não se torne algo desmedido, que vêm precedido de outros comportamentos quando ele fica sozinho. Por exemplo:

  • Roer móveis, roupa, sapatos e outros objetos da casa;
  • Urina e fezes em lugares inadequados;
  • Latidos constantes durante sua ausência;
  • Aranhões nas portas;

Neste caso, é muito provável que ele apresente um problema de ansiedade de separação e você deve ignorar suas demostrações de afeto ao te receber até que ele consiga se tranquilizar.

Assim, relativizará o fato com o objetivo de que seu animal de estimação entenda que não acontecerá nada grave se você for embora e para que ele saiba que você vai voltar. Não hesite em consultar um veterinário para que te indique a melhor forma de enfrentar este problema.

O shih-tzu fica feliz quando você chega em casa porque te ama


No entanto, além de muitas teorias e imaginações, o certo é que um cão que faz festa quando você volta para casa, é um cão que te ama, sente saudade e não tem nenhum problema em demonstrar como ele está feliz que você tenha voltado para casa.

Retribua todo o afeto com o carinho e o cuidado seu amigo peludo merece.

Fonte do Texto: Meus animais
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato