Com a chegada do calor, tosar seu SHIH TZU é necessário? Veterinário explica o que deve ser feito - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Com a chegada do calor, tosar seu SHIH TZU é necessário? Veterinário explica o que deve ser feito

Yuri é um lhasa apso de 2 anos que fica incomodado quando o pelo fica grande demais (Foto: Gabriela Cacique / Arquivo pessoal)
O Yuri é um cãozinho agitado, adora brincar e correr pra lá e pra cá. Mas quando o pelo começa a ficar grande demais, o cachorrinho, da raça lhasa apso, fica mais acuado e quieto. E a situação piora quando chega o calor.
A dona dele, fica sempre atenta ao comportamento do bichinho e rapidamente leva Yuri para tosar e recuperar o bom humor. Segundo a publicitária, nesta época do ano, as visitas ao petshop aumentam e a tosagem também. “Assim que percebo que ele está incomodado por causa da alta temperatura eu levo para tosar. Além de visivelmente mais confortável, ele também fica ainda mais bonitinho”, paparica a dona.

E Gabriela não está errada. Dependo da raça do animal, a recomendação de especialistas é aparar os pelos com mais frequência em tempos quentes.

“A tosa é recomendada para cães com a pelagem mais longa ou que se embaraça facilmente. Nesta época do ano é muito comum a ocorrência de dermatites porque a pele do cão é muito sensível e o calor só piora a situação”, orienta o veterinário Marco Antônio Vilela de Castro.
O ambiente onde o animal fica a maior parte do tempo também pode determinar a necessidade ou não de fazer esse procedimento. Segundo o veterinário, se o local for climatizado com ventiladores ou até mesmo ar-condicionados, e o bichinho não demonstrar desconforto, a tosa não precisa ser realizada. O mesmo vale para quem tem felinos.

Além da tosa, a frequência de banhos também aumenta com a chegada do calor. O cocker Bernardo, de 12 anos, passa por essa limpeza a cada sete dias. Ele também pertence à publicitária Gabriela Cacique e, apesar de não mudar o comportamento por causa do tamanho do pelo, se mostra aliviado quando sai do banho. “Toda semana os dois tomam banho. O Yuri eu mando para o petshop, já o Bernardo recebe os cuidados em casa mesmo”.

De acordo com o veterinário, o banho é bem-vindo nesse período, mas requer alguns cuidados. Apesar do clima quente, após o banho, o dono deve esperar pelo menos uma semana para repetir o procedimento para não irritar a pele do animal.

“A atenção também deve ser redobrada com a secagem. O pelo precisa ficar totalmente seco e, para isso, o recomendado é usar uma toalha para tirar o excesso de água e depois utilizar um secador de cabelo na temperatura mais baixa”, orienta Marco Antônio.

Fonte: G1
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato