A importância da Pipoca para a alimentação do SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

A importância da Pipoca para a alimentação do SHIH TZU

Shih-tzu pode comer pipoca? Por incrível que possa parecer, as perguntas sobre o consumo de pipocas por cachorros são muito frequentes.
Muita gente não imagina que alguns alimentos que nós consumimos podem ser oferecidos aos shih-tzu.

Mas isso realmente acontece, as vezes pensamos que um alimento é seguro e pode não ser, e as vezes acontece exatamente o oposto.

Mas e em relação à pipoca?


Em primeiro lugar, a pipoca que estouramos na panela, em geral com óleo vegetal ou manteiga, não é boa para os shih-tzu.

O mais indicado é não oferecer esse tipo de pipoca, e permitir apenas se forem pipocas estouradas à ar, aquelas feitas na pipoqueira elétrica ou no microondas.

Outra questão importante é que a pipoca deve ser oferecida pura. Ou seja, pipoca doce faz mal, pipoca com manteiga faz mal, pipoca com sal faz mal e pipoca com qualquer sabor faz mal.

Portanto, as chances daquela pipoca da hora do filme fazer mal para o seu shih-tzu são grandes, pois provavelmente ela contém sal, manteiga, açúcar ou outros agentes de sabor que podem ser prejudiciais ao shih-tzu.

Outro ponto importante a se considerar é em relação a quantidade. Nenhum cachorro deve consumir mais do que o equivalente a uma xícara de pipoca, mesmo que seja um cão grande. No caso de cães menores, o consumo deve ser ainda menor.

Na verdade, como sempre comentamos aqui no blog, é importante evitar sair da dieta regular do seu cão, e tudo aquilo que for considerado um petisco, ou uma refeição fora-de-hora, deve ser limitado a uma porção mínima, e sempre que possível, pouco calórica.

Para reiterar, shih-tzu pode comer pipoca em pequenas quantidades, desde que seja pura, sem açúcar, sem sal, sem manteiga e sem nenhum sabor.

Benefícios da pipoca para os shih-tzu


Pode até soar estranho, mas a verdade é que a pipoca tem um valor nutricional surpreendente. Para que possamos ter uma ideia do valor nutricional da pipoca, cada porção de aproximadamente 100 gramas, fornece 2,7 miligramas de ferro e, cerca de 300 miligramas de fósforo (claro que você não vai oferecer 100 gr de pipoca ao seu shih-tzu, isso é só para efeitos comparativos).

Além de ser um alimento considerado de baixa calorias (desde que consumido com moderação), a pipoca contém cálcio e é rica em carboidratos complexos.

A pipoca também pode ser utilizada nas sessões de treinamento pois são muito menos calóricas do que petiscos industrializados, além de serem mais naturais do que a maioria dos tira-gostos utilizados para o adestramento canino.

Cuidados importantes ao oferecer pipoca aos shih-tzu

  • Tenha muito cuidado e utilize de bom senso ao oferecer pipoca para os shih-tzu. Na verdade a pipoca é um alimento contra-indicado para cães muito pequenos, como os cães das raças Chihuahua e Yorkshire, pois existe o risco de engasgo.
  •  Nunca permita que o seu shih-tzu busque a pipoca direto do prato ou da tigela. Os grãos de milho que não estouraram podem ser prejudiciais aos dentes e até causar uma dor de estômago.

Importante: O conteúdo desse blog tem caráter meramente informativo, e em nenhuma circunstância, substitui a orientação de um veterinário, especialmente no caso de distúrbios de fundo alimentar, intoxicação, ou qualquer outra patologia relacionada à ingestão de alimentos ou outros produtos. Sempre que houver qualquer sintoma atípico com seu shi-tzu, leve-o imediatamente ao veterinário. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado o problema, maior a chance de cura.

A importância do Iogurte para a alimentação do SHIH TZU

A importância da banana para a alimentação do SHIH TZU 

A importância do OVO para a alimentação do SHIH TZU 

A importância do mamão para a alimentação do SHIH TZU 

A importância da melancia para a alimentação do SHIH TZU 

A importância da cenoura para a alimentação do SHIH TZU


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato