Aprenda a cortar a unha do seu SHIH TZU em casa - Sem Trauma - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Aprenda a cortar a unha do seu SHIH TZU em casa - Sem Trauma

Como cortar a unha do meu shih-tzu? Tirar a cutícula, lixar redondo, quadrado, grande, pequeno, passar base, extra brilho, polir, esmalte nude ou vermelho tomate.

Ser humano tem um monte de frescura na hora de cuidar das unhas. Já o seu shih-tzu, precisa de apenas um cuidado: o corte regular.
E não por motivos de estética, muito pelo contrário. As unhas do seu pet têm de estar sempre em ordem por motivos de saúde. Não consegue ou não quer levá-lo frequentemente ao petshop para cortar a unha? Sem problemas. Vamos te dar algumas dicas e instruções de como cortar a unha do seu cãozinho. Vamos lá:

Conhecendo a estrutura da unha animal


O primeiro passo para cortar de forma adequada a unha do seu shih-tzu é conhecendo a estrutura dela. Externamente, eles possuem uma camada grossa e dura de queratina com formato arredondado, ao contrário das unhas humanas que são achatadas.

Elas podem variar a coloração de acordo com o animal. Geralmente, correspondem à coloração do pelo que as rodeia. Mas isso não é uma regra.

A minha cachorra, por exemplo, possui as patas brancas, mas ela tem unhas brancas e pretas, já que sua pelagem também possui pigmentação mais escura (mesmo que em locais diferentes das patinhas).

De qualquer forma, ter unhas de cores diferentes, mais escuras ou mais claras, não significa, necessariamente, que seu shih-tzu está com alguma doença, ok.?

Acontece que, dentro desta camada grossa, existe uma parte molinha que contém inúmeros vasos sanguíneos e terminações nervosas (conhecida como sabugo) que ajuda a deixar as patas caninas mais sensitivas à temperatura, por exemplo.

Dessa forma, se não aprendermos direitinho como cortar a unha, podemos machucar nosso animalzinho e dói bastante, deixando-o traumatizado e dificultando muito repetir esse processo com a frequência necessária =/. Mas não vamos deixar isso acontecer!

Primeiros passos

Como tudo na vida, seja ela humana ou canina, tudo o que fazemos desde bebês se torna mais fácil e adaptável. Com o corte de unhas é igual. Os filhotes também precisam cortar a unha e é bom que ele vá se acostumando com essa rotina.

Antes de começar a introduzir essa tarefa no dia a dia, vá massageando e mexendo nas patinhas do animal, assim ele vai acostumando em ter as patas manuseadas e vai deixar tudo mais tranquilo.

Seu peludo já e adulto? Sem problemas! Um carinho aqui, um petisco ali, as ferramentas certas e um cuidado especial vão tornar possível essa tarefa.

Segura o shih-tzu:


Como forma de segurança, o shih-tzu tem que estar calmo e imóvel. Por isso é importante que você escolha o momento em que seu cachorro estiver o menos agitado possível. Oferecer petiscos e carinho, muito carinho, também fazem ele ficar mais relaxado.

Segure-o o mais firme possível para ele não se mexer, mas cuidado para não machucar ou deixar muito apertado, porque aí que ele vai querer fugir mesmo.

Hora de cortar

Para realizar o processo de manicure e pedicure você tem que usar os alicates específicos que podem ser em estilo tesoura ou guilhotina , mas tem que ser específicos para cães, devido ao formato da unha.

Depois que seu shih tzu estiver bem tranquilo e você sentir segurança, posicione o alicate na unha e corte em um ângulo de 45 graus até, no máximo, dois milímetros do sabugo.

As unhas clarinhas são tranquilas para cortar, já que fica bem visível onde termina a capa e onde começa o sabugo. As unhas escuras, principalmente as pretas, não permitem essa visão. Aí é só fazer com muuuuita calma. Vá cortando aos poucos pequenos pedacinhos da unha. Quando observar uma parte acinzentada é hora de parar!

No início pode ser que você acabe pegando a veia sem querer. Se isso acontecer, pressione um algodão com pó hemostático ou amido de milho até parar de sangrar. Se não conseguir conter o sangramento leve ao veterinário!

Depois de cortada, você pode dar uma lixadinha nas unhas, com instrumento específico ou com uma lixa de unha humana, mesmo. Só para evitar descamação ou pontinhas que possam enroscar por aí.

Manter uma frequência para essa tarefa

Não existe uma regra quanto à frequência para se cortar a unha dos shih-tzu. Elas podem variar de acordo com a raça, tamanho e, principalmente, aos hábitos e costumes do animal.

Se ele vive muito dentro de casa ou só passeia no parque, brincando na grama, a frequência do corte é maior. Agora, se o seu pet tem o costume de passear na rua ou no quintal com piso rústico, a unha vai gastando e lixando naturalmente no contato com o chão.

Outro ponto que merece atenção: conforme a unha cresce, o sabugo cresce junto, ou seja, na hora de cortar vai ser mais difícil não acertar a veia. Se tiver o hábito do corte mantendo a unha sempre curtinha, o sabugo também será pequeno e seu cachorrinho não vai passar por essa situação dolorida.

Preciso mesmo cortar a unha do meu shih-tzu?

Você deve estar se perguntando: mas para que esse trabalho todo para cortar a unha do meu cachorrinho? Preciso mesmo?

Com certeza sim!!


As unhas grandes podem acarretar uma série de problemas. Elas podem enroscar em tapetes e sofás, por exemplo, machucando a patinha ou até mesmo arrancando alguma unha!!

Além disso, as unhas grandes atrapalham o equilíbrio do animal, já que ele não consegue encostar o coxin (a almofadinha da patinha) no chão, causando dor e prejudicando a postura do pet.

Ferramentas em mão, paciência e muito amor é o que você precisa para deixar as unhas do seu pet lindinhas e saudáveis!

Fonte: Pet Love
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato