Saiba quais são os estágios de desenvolvimento dos SHIH TZU - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Saiba quais são os estágios de desenvolvimento dos SHIH TZU

Entender cada fase é uma forma de não esperar demais do pet e de não perder a oportunidade de aproveitar cada momento.

Os shih-tzu têm diferentes formas de se desenvolverem, por exemplo, raças menores como os shih tzu atingem a maturidade bem antes, podendo chegar à fase adulta antes mesmo de completarem um ano.
Entender cada fase da vida do cãozinho é uma forma de não esperar demais do pet e de não perder a oportunidade de aproveitar cada momento proporcionado por estes estágios.

Shih Tzu recém-nascido: as duas primeiras semanas


Neste início de vida o shih-tzu passará o dia dormindo e mamando. Só irá se movimentar se estiver com frio e o fará se rastejando, pois ainda não consegue dar os primeiros passos.

Também não sabe fazer suas necessidades sozinhos, assim precisa da mamãe para limpar o corpinho após a evacuação. Entre o 10 º e 14° dia, os olhos abrem, mas a visão ainda não é considerada boa.

Transição: entre a segunda e terceira semanas

Durante esta transição, o filhote de shih-tzu começa a sentir os dentes crescerem. Também consegue andar sozinho e aprendem a beber outros líquido sem ser o leite materno.

A partir de então que começa a curiosidade para explorar o ambiente, tendo em vista que o olfato começa a funcionar e os ouvidos se abrem. Nesta fase, o peludinho já sabe “ir ao banheiro” sozinho.

Aprendizagem: terceira e quintas semanas

Até aqui a audição, visão e o olfato são sensores ainda mais evidentes. Após acordar o pet já possui a consciência de que precisa fazer suas necessidades longe de onde dorme e já o faz com excelência.

A brincadeira com seus irmãos agora faz parte do seu dia a dia. Também aprende a latir, balançar o rabinho e começa a usar a boca para mastigação de alimentos sólidos e com o intuito de carregar coisas com ela.

Socialização: entre a quinta e oitava semanas

Com esta idade o filhote de shih tzu já pode ser levado para o novo lar e assim socializar junto a novos humanos e outros animais.

Nesta fase, o desmame ocorre e os sentidos atingem o máximo de desenvolvimento, deixando o cãozinho mais coordenado.

Necessidade de exploração: da oitava semana até a 12ª

Socializar ainda faz parte do objetivo do shih-tzu nesta fase da vida, porém o foco agora parece ser explorar o ambiente, isto é, sair da zona de conforto.

A partir do momento em que transita por lugares longe do seu espaço de dormir, brincar e fazer suas necessidades, este peludo começa a ter mais medo, pois vê coisas que nunca tinha tido contato.

Juventude: de três a seis meses

Apesar de ainda ser muito dependente do dono, o shih-tzu nessa faixa etária organiza melhor o seu tempo e o divide em brincadeiras, alimentação, soneca e exploração do ambiente.

Para ter ainda mais consciência do local onde vive, o animal passa a ter determinados hábitos, como o de morder e colocar objetos na boca. Esta prática, além de ajudar no desbravamento do ambiente, também facilita à troca de dentição.

Passando pela adolescência: de seis meses à um ano

Independência é sinônimo desta fase da vida do cãozinho. Além disso, as variações hormonais surgem e consequentemente as fêmeas entram no cio e no caso dos machos iniciam um comportamento territorial.

Maturidade completa aos três anos

Com esta idade o shih-tzu consegue se estabelecer fisicamente, pois o tamanho já está definido. Como ainda é jovem, o cão pode ter muita confiança e saberá usá-la.

A personalidade e o temperamento do peludo estarão completamente formados nesta fase, já com relação aos desvios comportamentais estes ainda poderão existir e também pode ser redirecionados.


Fonte: Clube para Cachorro
Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato