8 Tratamentos Caseiros para Eliminar de Vez a Coceira do seu Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

8 Tratamentos Caseiros para Eliminar de Vez a Coceira do seu Shih Tzu

Seu shih tzu está sofrendo com a carrapatos e você não pode usar remédios para acabar com eles? Enquanto filhotes, não é recomendável utilizar produtos químicos para eliminar parasitas como pulgas ou carrapatos.
Por isso, uma boa forma de livrar nosso quatro patas dos carrapatos é através do uso de tratamentos caseiros. Listamos os tratamentos caseiros mais eficazes que conhecemos, continue lendo este artigo e saiba quais são.

Carrapatos: o que são, como identificar e prevenir

Os carrapatos são parasitas que se alojam nos corpos de outros seres vivos para se alimentarem de sangue. Eles podem atacar uma grande variedade de anfitriões, como os shih tzu.

Os carrapatos costumam atacar com maior frequência no início da primavera até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se proliferam rapidamente em um ambiente. Desta forma, temos que examinar muito bem a pele do nosso shih tzu após cada passeio e mantê-lo corretamente desparasitado.

Caso seu animal aparente os seguintes sintomas, é bem provável que esteja com carrapatos:



  • Vermelhidão
  • Coceira intensa
  • Erupção
  • Inchaço na pele

1. Vinagre de Maçã

O vinagre de maçã é um dos melhores repelentes de pulgas e carrapatos que existem. Misture 2 xícaras de vinagre de maçã com 1 xícara de água morna e meia colher de bicarbonato de sódio. Encha em um frasco de spray e espirre um pouco apenas sobre a área afetada, no máximo duas borrifadas.

2. Bicarbonato de sódio

Para utilizar este repelente, a medida é meia colher de chá que tenha bicarbonato de sódio e sal misturados. Coloque esta mistura em 2 xícaras de água morna, quase fria em temperatura ambiente. Coloque em um spray borrifador e gentilmente borrife na área afetada. Nunca no rosto do animal ou perto dos olhos.

3. Cravo

Por ser anti-inflamatório e antibacteriano natural, o cravo-da-índia pode eliminar carrapatos facilmente. Esfregue óleo de cravo nas mãos e aplique sobre a parte do corpo do cachorro que esteja afetada pelos carrapatos.

4. Laranja

O suco de 2 laranjas pode ser utilizado para a eliminação completa dos carrapatos dos shih tzu. Esprema as laranjas em um recipiente e aplique sobre o animal com a ajuda de algodão ou uma gaze.

5. Suco de limão

Como vimos, o ácido cítrico no limão (e na laranja) é muito eficiente para eliminar carrapatos. Esprema o suco de um limão em um recipiente e aplique-o gentilmente sobre a área afetada por carrapatos nos shih tzu.

6. Pentes

É importante que o cachorro ou o gato estejam sempre penteados. Isso não é dito por mero charme, pois o ato de pentear ajuda a retirar carrapatos que estejam nos bichinhos. Devemos penteá-los diariamente com muito amor, preferencialmente pela manhã.

7. Camomila

Use a infusão de camomila (morna, não quente para não machucar o animal) e com a ajuda de um algodão ou de um pano limpo, passe-a sobre a áreas afetadas. A camomila além de suavizar os locais machucados, servirá também como repelente.

8. Óleo de amêndoas com vitamina E

Misture 20 ml de óleo de amêndoas com uma cápsula de vitamina E e passe na áreas afetadas ou picadas. É um remédio delicado e pode-se passar nas áreas das orelhas com o cuidado de não deixar o óleo escorrer para o canal auditivo do animal. Este remédio repele os carrapato e evita novas infestações.

CUIDADOS - É muito importante que seu shih tzu seja consultado por um médico veterinário frequentemente. Somente um especialista em saúde animal será capaz de recomendar os melhores métodos e tratamentos para eliminar os carrapatos do seu animal e ainda manter sua boa saúde. Nunca utilize nenhum dos métodos acima diretamente na face, olhos ou ouvidos do animal.

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato