Esse é o motivo do Shih Tzu ficar triste depois da Tosa - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Esse é o motivo do Shih Tzu ficar triste depois da Tosa

Mudança de Comportamento após tosa do shih tzu - O shih tzu estranha a mudança no pelo? Sim, os shih tzu sentem que mudaram, enxergam essa mudança e podem ficar incomodados. Enquanto alguns shih tzu não ligam nenhum pouco para a mudança nos pelos, muitos se sentem diferentes e mudam seu comportamento.

A mudança mais comum é uma aparente tristeza, quando o shih tzu para de brincar e passa a ficar deitado em algum cantinho, aparentando não ter vontade de fazer nada. O shih tzu não entende sobre o conceito de beleza, ele não se sente feio, apenas sente que está diferente sem os pelos.

Tosa higiênica

A tosa higiênica pode causar um comportamento diferente, os cães podem estranhar a falta de pelos no local, além de lamber e até coçar. Esse tipo de tosa é importante para cães de pelagem longa, mas é importante acostumar o cão a ela desde cedo.

Além disso fique atento para o caso do cão ter alguma alergia ou irritação causada pela gilete, se o cãozinho tiver alguma reação na pele causada por essa tosa, então o mais recomendado é parar com ela.

Como lidar com a mudança de comportamento do shih tzu

Como esse comportamento é mais comum do que se imagina, o recomendado é dar muito carinho, amor e atenção ao seu cãozinho. Tente distraí-lo com petiscos, brinquedos e brincadeiras, para que ele relaxe.


Se seu shih tzu passou mais de dois dias se escondendo, ou sempre deitado, sem querer se divertir nem realizar nenhuma atividade, então é hora de leva-lo ao veterinário. Existem tratamentos comportamentais que podem auxiliar seu shih tzu como terapia de florais para cães.

Mas o mais provável é que com a sua atenção o cãozinho relaxe depois de um tempo e esqueça o corte que o deixou infeliz. Se isso aconteceu uma vez talvez o ideal seja parar com as tosas ou tentar uma tosa menos radical, para que ele não veja tanta diferença.

A tosa canina é necessária?

 A grande dica aqui é entender se a tosa no seu shih tzu é realmente necessária, em muitos casos os tutores tosam o bichinho por achar que estão morrendo de calor quando não estão, e até mesmo por estética.

Se seu shih tzu não gostou da tosa, então procure saber se a raça dele e o local onde você mora exigem que ele tenha o pelo tosado ou não.

Alguns shih tzu que aparentam ter pelo longo na verdade possuem dupla pelagem, e nesses casos é indicado que a tosa não seja realizada. Portanto se informe para que seu cãozinho não precise passar por uma tosa desnecessária, que pode até representar um desconforto para ele.


Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato